segunda-feira, 9 de junho de 2008

WWDC 2008: falta muito pouco!

É hoje que, pelas nossas 18h, começará a keynote de Steve Jobs no evento do mundo Apple, a WWDC 2008. 

Este evento foi desde sempre dedicado aos programadores e com objectivos de dedicar a comunicação da Apple aos ambientes mais profissionais. No fundo a WWDC tem servido para a Apple mostrar um pouco do rumo que pretende seguir nos próximos tempos, tomar decisões e dar um impulso comercial à marca a meio do ano (o anterior evento acontece ao inicio de Janeiro e nos últimos tempo tem feito apresentações sobre o campo musical/iPod em Setembro/Outubro).
Quem gosta de Apple deverá já a esta hora ter lido pela internet os mais variados rumores do que poderá ser anunciado hoje.

O que se tem falado principalmente é:
- apresentação do próximo Mac OS X, o 10.6: Já apelidado de "Snow Leopard", este sistema poderá não vir a ter suporte para Macs com processadores PowerPC, os anteriores ao Intel;
- novo iPhone 2.0: aspecto ligeiramente diferente, mais fino e com a possibilidade de existir em várias cores, o software do sistema em versão nova, capacidade 3G, video-chamada com iChat AV integrado, possibilidade de filmar, terá uma loja para acrescentar aplicações e jogos que a marca comercializará, GPS, etc. Os preços serão desta vez muito mais atractivos... pois o iPhone irá ser comercializado em cerca de 50 países com Portugal incluido.
- iChat para Windows: complementa o iPhone e permitirá uma compatibilidade entre video-chamadas de iPhone para computadores (Windows e Macs) ao qual se juntam os PCs.
-renovado serviço online .Mac: poderá inclusive ter novo nome e terá integração com Macs e iPhones.
- fala-se também de novos produtos baseados no toque à lá iPhone, uma iTablet, de novos monitores e até de uma renovação do MacBook.

Pela foto, poderão já apreciar que tudo tem um ponto em comum: o sistema Mac OS X.
OS X Leopard... OS X iPhone... o que representam todos aqueles símbolos...
Falta muito pouco para que conheçamos todas as novidades. E ser surpreendido com novidades que não apareceram nos rumores também é bom. É como se o Natal chegasse agora...

A verdade é esta: depois das 18h de hoje haverá silêncio durante momentos (quase uma hora) mas depois toda a comunidade explodirá em noticias, artigos, apreciações, análises sobre tudo o que foi analizado. Este blogue não será excepção...

Sem comentários: