terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Apple promo: The textbook. Reinvented for iPad. (...e uma curta reflexão)

Saiu um muito interessante video promocional da Apple, onde claramente são evidenciadas as intenções de renovar, tecnologicamente falando, as condições do acesso à sabedoria (leitura, consulta, estudo, partilha de documentos, livros, informação complementar, etc) no sector educacional.
É curioso que a Apple está a tentar introduzir o futuro hoje e este belo video faz-nos visualizar no terreno o modo de funcionamento disto tudo.


Há dois anos atrás, depois de ver Steve Jobs apresentar pela primeira vez o iPad, vi na imprensa em geral uma sensação de descontentamento (esperavam mais talvez) mas a verdade é que aquilo pareceu-me um grande salto a nível de computação. É curioso como disse nesse artigo, em Janeiro de 2010 (há dois anos atrás) e sem sequer verdadeiramente existir o iPad, fazia uma reflexão com muitas observações "futuristas" que hoje em dia vejo serem replicadas não só no iPad mas também na concorrência.

Contudo, a observação mais interessante era esta que passo a auto-citar, que de certa forma já preconizava, tudo isto que a Apple apresentou para o sector do ensino agora, em Janeiro de 2012:

"- os estudantes teriam aqui um produto interessante. Em vez de levar na mochila os livros todos e cadernos, o ensino ser feito com base nas possibilidades de dispositivos assim: os manuais escolares transformados em e-books, a escrita a ser inserida em documentos digitais no acto, o aluno a enviar os seus trabalhos por e-mail no acto para o professor, etc... No fundo, ir para um local de ensino sem mais nada além de um iPad ou algo assim. Nem o lápis ou a caneta seria preciso..."
em "Apple iPad: o que penso deste novo produto móvel..." (clicar para rever na totalidade)


É isto que se pode verificar no video que a Apple publicou recentemente:

Um artigo bastante curioso por fazer a ponte a uma antiga reflexão com muitas observações, na altura "futuristas", que hoje em dia vejo serem replicadas não só no iPad mas também na concorrência...

É para aqui que caminha o futuro... mas ainda é cedo para ser um modelo totalmente adoptado. Mudar hábitos e técnicas leva anos. Tudo isto é muito lógico e faz pleno sentido... se for bem adoptado.

Sem comentários: