(1999)
O filme de estreia da realizadora: Sofia Coppola
Filme passado nos anos 70 e conta a história trágica que se abateu numa familia, quando uma das 5 filhas se suicida em plena festa de anos. Esse facto levou á extrema protecção dos pais sobre as restantes filhas, que até as impediam de sair de casa e de ter contacto com o exterior. Portanto impedidas do contacto com os rapazes, que já as vêem de forma intrigante, as pretendem descobrir e relacionar-se com elas. Desejo mútuo...
A história não é nada de outro mundo até mas a forma com nos é devolvida pela câmera e direcção de Sofia Coppola, neste seu primeiro trabalho (sim é filha do grande Francis Ford Coppola, realizador/autor da saga "Godfather" por exemplo) é de antologia, magnético e cativante.
Não só o argumento trabalha a história para nos proporcionar interesse em acompanhar o rumo desta familia (com subtextos sobre a idade adolescente para reflectir), como também o ambiente da época está bem retratado e encantador, num estilo delico-doce de ritmo lento, pontuado pelas boas interpretações do elenco (a ainda jovem Kirsten Dunst muito bem - o habitual!), uma aura de filme indie dotada de mistério e especialmente pela hipnótica banda-sonora feita pelos Air.
Tudo junto dotam este filme de estreia de uma aura de culto que não deixa ninguém indiferente.
É um belíssimo drama e que merece o culto que tem.
Um facto curioso é a alcunha das 5 irmãs: the Lisbon Sisters... fixe!
Classificação:
8/10
Sem comentários:
Enviar um comentário