sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Novos filmes a estrear em 2009: Dragonball - the movie

Já havia por aqui lançado o burburinho que tem gerado a adaptação para cinema do anime Dragonball em imagem real com gente de carne-e-osso no artigo "Dragon Ball vai chegar ao cinema!"

A verdade é que este filme povoa-me logo a memória com os "desenhos animados" que passavam na TV. Esta animação foi muito popular junto da pequenada há uns bons 15 anos atrás e que marcou imenso o canal SIC, que viu nos seus primeiros tempos (quando abriu o 3º canal) um enorme sucesso ao passar uma programação muito pop mas diferente o suficiente para despertar curiosidades.
Depois porque a animação DragonBall foi logo altamente criticada e gozada, por várias vozes, por ser uma animação com muita brutalidade (prontos, também eu gozava e criticava!). Afinal, aquilo era só combates explosivos que contrastavam imenso com o puritanismo do que passava na RTP , levando imediatamente a retirar saudosamente da nossa memória a qualidade pedagógica que tiveram animações como a Heidi, a Abelha Maia, o Tom Sawyer e outros tantos.

Quando os desenhos animados davam na TV (na SIC) o mote final era (era adorável a deixa):
"Não percas o próximo episódio... porque nós também não!!"

...e depois dava a música do genérico da animação, que quase toda a gente sabia cantarolar:
"Dragonbóool Zê Zê Zê...
é uma força brutal...
Dragonbóool Zê Zê Zê...
para vencer o mal!
"
O que se passa agora é que aquilo que estão a passar a cinema me parece distante do anime, não só por certas impossibilidades estéticas (principalmente o aspecto irreal das personagens do anime) mas também porque se percebe nesta produção um nível inferior ao que merecia.

Ainda é cedo para deitar abaixo o filme, até porque todos nós o iremos ver nem que seja pela curiosidade (OK prontos, tá bem: para depois dizer mal do filme).

Sinopse (via Hotvnews):

"Goku pensava ser um estudante universitário normal, até que descobriu possuir dons de artes marciais com todos os tipos de poderes malucos.
Agora ele e seu novo grupo de jovens guerreiros embarcam numa jornada para achar as sete esferas do dragão antes que elas caiam em mãos erradas.
Mas elas talvez já estejam! Goku deve combater o malvado e lunático Satã com todo seu poder para salvar o planeta Terra.

Coleccione todas as sete esferas do dragão e poderá pedir o que desejar!"

Trailer (temporário) de DragonBall


A verdade, é que não me parece convencer lá muito esta adaptação mas venha ele que se passa os olhos.
Até porque já todos vimos filmes bem piores, de certeza...


Ver review ao filme neste blogue: clique aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem... ver pior, já todos vimos de certeza. Mas não foi apenas a pequenada a vibrar com o Dragonball na SIC. Na altura estava nos meus primeiros anos da FCT, e toda a gente parava para ver a série até mesmo muitps bons catedráticos das físicas e matemáticas que se deliciavam com o que viam. Este fenómeno merecia mais, quanto mais não seja um pequeno detalhe... o Piccolo era VERDE! (Piccolo aka "O Coraçãozinho de Satã" como foi chamado em Portugal e depois criou problemas quando apareceu um personagem chamado satã mais tarde e aí não batia a imagem com os nomes... mas sim, provavel de se ver através do DVD quanto muito(porque que Chow Yun-Fat envolve-se com este filme?... contracto prévio com a Fox provavelmente). Para gastar compro a compilação da série que a Prisvídeo editou (se eles tivessem colocadoa versão japonesa legendada... mas não é um mundo perfeito... paciência). Já agora, para quem tiver paciência, o Dragonball é baseado na obra tradicional "Viagem ao Ocidente" que é um dos grandes quatro clássicos chineses. Na wiki, está em http://en.wikipedia.org/wiki/Journey_to_the_West uma boa leitura.

ArmPauloFerreira disse...

Bom comentário e de quem se percebe que entende muito bem desta matéria.
E realmente este filme tem mais apetência para o DVD que para as salas de cinema...