quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Regule um volume máximo para o iPod ou iPhone...


O JN na sua edição de ontem alarmou sobre o problema de a "geração MP3" passar imenso tempo a ouvir altos volumes de som com os seus leitores digitais e que esse facto poderá conduzir à surdez de 10 milhões de jovens europeus.

Na verdade, o JN até limita o facto apenas ao MP3... e no artigo do blog "Aberto até de Madrugada" já mereceu o reparo á altura... mas todos nós entendemos bem ao que se estão a referir.

Não é só ao leitor mp3 mas sim a tudo o que reproduz altos níveis de décibeis e que nos dias de hoje se tornou moda recorrente ver a juventude e não só, com os fios (dos auriculares) a saírem dos ouvidos. Leitores digitais, será o termo mais abrangente na actualidade e isso inclui todos os iPods e leitores semelhantes de conteúdos digitais, telemóveis reprodutores de música (o iPhone inclui-se nesta categoria), etc.
A verdade é mesmo essa: ouvir em níveis de som exageradamente altos provoca danos na aparelho auditivo.

Muito se tem criticado os iPods por esta nova situação grave. Contudo, aponta-se o dedo ao iPod porque ele representa com toda a virtude esse segmento, quando na verdade a Apple dotou o iPod e o iPhone, duma característica para evitar esses mesmos danos.
Apesar disso, como muita malta não verifica as settings todas, esta funcionalidade acaba por passar despercebida, pouco entendida e não a activa... mas está lá (Volume Limit) para a saúde dos nossos "ouvidinhos".


Fica aqui uma dica para os leitores Apple:
- Abrir a setting "Volume Limit", acerta-se um volume máximo a gosto (tipo pelos 80% da barra de volume) que o leitor pode reproduzir e depois num daqueles momentos em que queremos ouvir muito mais alto, na verdade não chega a ser nunca o máximo de reprodução do leitor Apple.
Esta característica foi desenvolvida pela Apple (há muito tempo) para minimizar esse problema. Verifiquem.

Penso que grande parte dos leitores da concorrência, incluindo os telémóveis, não têm essa capacidade de limitar o nível máximo de volume. Os da Apple têm...

Sem comentários: