quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MacWorld 2009: novidades Apple

Ontem a keynote da Apple, a última num evento MacWorld, as novidades não foram certamente aquelas que a maioria desejava mais. Phil Schiller, apresentou durante hora e meia as 3 grandes novidades por segmentos que a Apple pretendia anunciar:
software + hardware + iTunes Store


Software

iLife ´09
- a suite de software de gestão/edição de conteúdos como fotografia, video, dvd, web e música, ficou ainda mais interessante.
iPhoto '09 - passa a contar com a gestão das fotografias não só por eventos mas agora também pelo reconhecimento de rostos, pela geo-localização das fotografias no mapa, melhores ferramentas de edição para melhorar fotos, novos slidesshows, novos temas para os livros (é pena Portugal continuar sem acesso a imprimir estes livros directamente), alojar fotos directamente no Flicker, etc.
iMovie '09 - esta nova versão representa a forma que a Apple arranjou para pedir desculpa a todos os apreciadores dos iMovie anteriores ao '08 (largamente criticado por ser radicalmente diferente e pelas ausências de características). Com esta nova versão, a Apple dotou o conceito da versão '08 com muito do que existia na versão '06 HD e o resultado é benvindo para todos os utilizadores. Eu até que aprecio bastante a versão '08 e esta parte dos mesmo predicados e melhora-a com grandes inovações também como a possibilidade de estabilizar a imagem filmada; os novos títulos, temas, transições, efeitos; o modo de editar com precisão; o novo browser para a videoteca de clips; etc. Acho que esta versão vai fazer regressar os amantes do iMovie HD.
- Garageband com lições de música dos mais variados artistas, alguns refinamentos, etc.
- iWeb e iDvd também merecerem melhorias;



iWork ´09
- a suite de software produtivo para cada um de nós, o iWork,  fica desta vez ainda melhor com esta versão 2009, com as imensas novas funcionalidades para as novas versões das 3 aplicações Keynote, Pages e Numbers.
Aumentou a compatibilidade entre esta suite e o Office da Microsoft, dotou o Numbers de mais fórmulas, mas formas para desenvolver apresentações no Keynote e o Pages ganha um mode de full-screen para não permitir distrações ao produzir os documentos.
Saiba mais e bem melhor na página do iWork '09.

- Uma das novidades é também a característica on-line iWork.com (beta), que permite a partilha via internet de um qualquer documento iWork, com possibilidades de usar on-line, descarregar (em formato iWork, Office e PDF). É mesmo muito interessante esta possibilidade nova on-line. Saiba mais aqui;

- A Apple desenvolveu ainda uma aplicação na AppStore para colocar o iPhone/iPod touch como um controlo remoto do iWork na apresentação dos documentos.
Só é pena não a disponibilizar gratuitamente mas também não é assim tão cara (79 cent €)...
Será que a Apple realmente precisa deste dinheirito? Oferecê-la com o iwork '09 era bem melhor (faziam um cupão para redeem...);
 

Mac Box Set
- Uma excelente ideia esta suite, onde se juntam num só pacote o software para o utilizador geral. Contém Mac OS X 10.5 Leopard + iLife '09 + iWork '09 e é vendido a um preço de arregalar os olhos: 169 euro!

Pode não fazer muito sentido agora, para a grande maioria que já tem o Leopard mas admito que se mantiverem este negócio quando sair o próximo sistema operativo, o 10.6 Snow Leopard, será... um must! Mas até lá... para os que não têm o Leopard... é uma boa oportunidade a ter em conta.



Hardware:

MacBook Pro 17"
Com este novo modelo a gama MacBook passou a ser mais completa e a fazer mais sentido. Semelhante ao MacBook Pro de 15", este modelo inova com uma nova bateria que permite usar o portátil (em certas condições) até às 8 horas seguidas de utilização. A bateria não permite ser retirada (ao estilo do MacBook Air) mas surge com imensas inovações ao nível de energia e gestão desta. Impressionante!
Este é também o único MacBook que dispõe da possibilidade de escolher um monitor mate (não brilhante) ou glossy.



iTunes Store

- A iTunes Store passa finalmente a ter menos alvos de criticas ao mudar praticamente todo o catálogo da loja para música sem DRM. Com esta mudança toda a música comprada na loja on-line iTunes pode ser usada em todos os leitores (que suportem AAC obviamente). Excelente medida tomada pela Apple e pelas empresas do mundo da música presente na iTunes Store que aderiram. Outro factor foi a mudança da política de preços das faixas, que passam a ser mais maleáveis ao disponibilizar ter 3 diferente preços (antes só existia um fixo).
Muito bem e pode ser que critiquem menos a iTunes Store agora e a vejam como ela é:
a melhor loja on-line de música!

- O iPhone/iPod touch já pode agora também usar a iTunes Store por via 3G.
Até aqui só era possível via Wi-Fi mas assim alarga as possibilidades de adquirir na hora e com mais conveniência faixas da loja.
É sempre bom ter mais opções... mas o tráfego dos nossos tarifários do iPhone é que vão sofrer aumento de consumos e com isso a nossa bolsa.




E foi só isto...
... não houve os esperados melhoramentos ao iMac, ao Mac mini, nada de iPhone nano, nada de Media Centers Servers, etc. Só isto. Penso que o iMac seja o mais forte candidado a ser melhorado para muito brev mas que não terá honras de keynote ou algo assim, acredito que apenas aparecerá no site melhorado e mais nada. O resto muito especulado, acho mais difícil para breve...

O que destaco como muito bom: o melhoramento sério ao iMovie, a organização das fotos por rostos no iPhoto, a iTunes Store sem DRM e o preço da Mac Box Set. O resto achei normal...

Podem ver em video a keynote (no site ou em podcast).

Sem comentários: