sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Balanços de 2008: filmes singulares...

Uma pequena amostra de alguns filmes que aqui o vosso escriba, mais apreciou e achou dos mais singulares... e em consequência disso, também dos mais interessantes do ano. E com isso os melhores de certa forma...

Fica aqui a minha lista:


O (meu) filme do ano!

Como é resultante de um género desprezado, os super-heróis, muitos não conseguem ver nele algo mais do que essa condição.

Este é também o melhor filme de 2008 porque funde na perfeição todos os interesses da indústria, do cinema, da critica e do público.







O outro grande filme do ano... e também traído pela sua condição de "filme de animação".
Estamos perante um caso onde subtilmente se consegue fazer homenagem a um certo cinema clássico já perdido nos dias de hoje. Ter sido feito em animação 3D é apenas um dos detalhes menores.
É caso para pensar também: Como se entende na generalidade que os filmes de animação são para criancinhas... então as crianças têm direito a filmes melhores que os graúdos?
Uma pérola magnífica!
Não misturem é, este filme irrepreensível da Pixar, com outros filmes de animação como o "awesomeness Kung Fu Panda", "Bolt", etc.



Um outro caso de filme de super-heróis, tratado como deve ser: um regalo de prazer!

Estamos perante um outro tipo de super-herói que na verdade é credível (tal como em Batman, não estamos na presença de alguém com super-poderes ou um ser evoluído geneticamente - é apenas um homem comum dentro de uma "máquina"). Como pouco badalado herói, não faria crer que daqui resultasse o "filmaço" que é.
E o actor que lhe dá "vida" (Robert Downey Jr) arranca um soberbo Tony Stark que não se vislumbrava nas páginas das BDs (que muito li).





Uma abordagem única a um tema, daqueles que resultaria em algo a desprezar não fosse J.J.Abrams (o mesmo criador de séries como Lost e Fringe) ter trocado as voltas ao conceito dos filmes de pânico e destruição em estilo de filmagem da realidade, e com a sua forma única, nos entregar um filme bem á altura dos tempos YouTube. Imaginem o famoso "The Blair Witch Project" (Verdade ou mentira? ...eh, eh,eh!) e estaremos perto do que se passa neste filme magnífico.
Mesmo depois de visto, ficamos na situação de nos perguntar a nós mesmos o que é que se passou afinal. Tudo porque não temos nem um antes nem um depois mas sim apenas o sucedido... e muitas perguntas sem resposta.





Incompreendido pela critica por não interiorizarem a estética da animação que o origina. Este é um filme que um dia servirá de análise da quantidade de savoir-faire... precisamente por não haver outro filme onde se basear (para apartir desse exemplo depurar a estética).
Visualmente massivo, estonteante, hiper-colorido... e único pois não me recordo de mais nenhum filme semelhante a este.
Os manos Wachovsky (os mesmos de Matrix) conseguem fazer aqui um novo ponto zero de estilo e é como se dissessem ao mundo:
Agora façam melhor... que até queremos ver!
Recordo que a trilogia Matrix continua sem paralelo.



"Mamma Mia"
Este filme não é sobre uma habilidosa qualquer de nome Mia... isto se apenas se prestasse atenção ao nome do filme. É sim um saboroso musical baseado nas canções dos ABBA, conseguindo a proeza de não ser como os normais musicais do costume (este não aborrece).
Um daqueles casos improváveis de sucesso que só se vislumbra depois de visto com aquele sorriso inocente no rosto.
Conseguiu ainda uma outra proeza: voltamos todos a ouvir os ABBA e em todo o lado... até na PlaySatation (no "jogo" SingStar dedicado aos... ABBA!). Ahh pois é!





"Sex and The City - The Movie"

Consegue a proeza de depois de visto o filme, fazer renascer a vontade de rever tudo o que aconteceu antes nesta famosa série. A série já era invulgarmente boa no seu género e quando terminou, o quase happy-end não daria a entender que ainda existiriam mais peripécias a viver às personagens.

Passa para lá das vulgares comédias românticas ou dos filmes só para mulheres... e deixa um verdadeiro good-feeling quando termina. Por favor, venham mais continuações assim, ok?
Ahh... e recomendo verem na versão extendida (é longa sim mas melhora a história).



Há muitos outros que foram bem porreiros (Hancock, até mesmo o Rambo 4) e outros que desiludiram ou que não estiveram á altura da espectativa (Hulk, Indiana Jones 4, etc). E como nestas situações a memória é sempre curta... devem faltar alguns que mereciam honras de aparecer na lista. Mas é o que se consegue agora...

4 comentários:

Wellvis disse...

Gosto de ver «Cloverfield» e «Sexo e a Cidade» aqui, é bom fugir dos cânones e obviedades que assolam as listas de melhores dos milhões de "críticos de cinema" espalhados pela blogosfera.

Abs.

ArmPauloFerreira disse...

Os críticos valem o que valem. Devemos sempre ver os filmes com espirito aberto e entender que por trás do filme existe gente que quis contar uma história. Um filme é apenas isso: uma história para nos entreter por momentos.

Mas cada vez estou com menos pachorra para certas produções pretensiosas...

Anónimo disse...

Speed Racer foi um filme bastante subvalorizado, eu até gostei, contudo não é perfeito em termso narrativos mas os graficos são fieis á velhinha série de animação, foi nisso que os Irmãos (Matrix) acertaram

ArmPauloFerreira disse...

Sim concordo mas eu gostei muito de tudo o que se passa no Speed Racer. A estética anime, a forma de apresentar as personagens em perfil, etc... tudo! Visualmente assombroso e psicadélico.

O "singulares" deste artigo foi a pensar nele e só depois fui juntando mais alguns títulos que muito apreciei.

A tua review ao wall-e é fabulosa!