sábado, 4 de abril de 2009

Música da Semana: Alpha "ComeFromHeaven"

Ainda ontem falava de pós-trip-hop e com esse mote hoje regresso com uma banda de Bristol do inicio da evolução do género: Alpha

O projecto Alpha não era bem uma banda mas sim dois músicos com muito gosto pela música antiga, Andy Jenks e Corin Dingley, que se dedicaram a trazer esse espirito para os nossos dias de forma moderna e contemporânea.
Desce cedo apadrinhados pelos Massive Attack, que inclusive os lançaram pela editora/etiqueta que os próprios fundaram na altura, a Melankolic, sendo os Alpha os primeiros a serem lançados com essa etiqueta.

Esse primeiro longa-duração dos Alpha, sem dúvida o melhor registo de sempre deste colectivo, o famoso álbum "ComeFromHeaven" (1997).


Neste álbum, cuidadosamente construído para ser escutado de forma fluida durante todo o seu desenvolvimento, os Alpha definiram as suas próprias coordenadas no género. Muito rico em sonoridade jazzy e ligeiro dub, é a sua embalagem trip-hop que o torna magnifico, recorrendo a secções orquestrais fabulosas, a memórias sonoras que evocam conversas de filmes, numa candura de texturas e ritmos melancólicos e onde os samples são a base da construção das faixas.

Instrumentalmente são de um detalhe tal que só se descobrem as várias camadas muitas vezes depois de ser escutado (os vários temas instrumentais presentes no álbum são sublimes e disso um exemplo). São igualmente à grande maioria, um projecto que recorre a vozes contratadas e escolhidas especificamente para dotar as canções dos objectivos que pretendem atingir. as vozes condimentam o álbum com um cariz de soul muito tocante. Nada é colocado ao acaso e as vozes igualmente, chegando mesmo a brindar-nos com um dueto (voz masculina e feminina) magestoso.

São princiaplemente faixas como "SometimeLater", "Delaney", "Slim", "Back", "Nyquil" ou "SomewhereNotHere" que nos fazem sentir a trip de viajar mentalmente.

Alpha "SometimeLater" (1997)


Não é fácil, para mim, falar deste álbum pois tenho-o como um dos mais excelentes e saborosos discos em toda a minha extensa "discoteca". É um álbum que posso dizer, com toda a verdade, que o ouvia todos os dias durante os bons meses seguintes desde que o comprei, em 1997. Ainda hoje o ouço e recorro a ele com respeito.

Mais um exemplo de "ComeFromHeaven":
Alpha "Back" (1997)



Se nunca o descobriram, é tempo de o fazer.

Continuaram a regularmente a lançar bons álbuns. Depois da estreia com "ComeFromHeaven", lançaram singles e uma edição com faixas raras e remixes de outros artistas, o "Pepper".

Um dos singles, que felizmente detenho (pois é mais EP que single -contém 3 das melhores faixas de "Pepper"), é o (da canção) "SometimeLater", que inclui os dois instrumentais que fascinaram os Massive Attack e que são temas de eleição (a par de "Roy" lançado em 2003 gratuitamente pela net): "Over" e "Pepper'95".


Alpha "Pepper'95" (1997)


Seguiu-se "TheImpossibleThrill" em 2001 e "Stargazing" em 2003. Depois disso optaram por fazer carreira de forma mais restrita, um sinal de que o mundo da música havia virado para outras sonoridades mais mexidas. É como se este tipo de melancolia tivesse sido renegada para um hiato e assim os Alpha passaram a editar e a vender os discos directamente pela sua própria loja online.

Alpha "South" ("TheImpossibleThrill" -2001)


Alpha "Elvis" ("Stargazing" -2003)


As últimas criações foram ora álbuns inteiramente instrumentais em várias partes (e respectivos lançamentos) ora uma edições dedicadas para a net.
Deu-se a separação do duo original, fivando um deles, Corin Dingley (juntamente com algumas das vozes que os acompanharam desde sempre) a cargo dos mais recentes registos, o único que apareceu em CD nas lojas por aí (que ainda não o ouvi).
Este ano já lançaram nova criação a meias com o jamaicano Horace Andy (também colaborador residente dos Massive Attack). Tenho de lhe por as mãos...


Página dos Alpha no MySpace. Clique aqui.

2 comentários:

Filipe Machado disse...

Participa na sondagem "Melhor James Bond com Pierce Brosnan” até ao dia 20 de Abril 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com. Só faltam 16 dias!!

Tiago disse...

Nossa, quanto tempo não ouvia Alpha. Perdi um hd cheio de Trip Hop rsrs Alguns jão não mais lembrava, este de 97 era um deles.