sexta-feira, 26 de junho de 2009

Matrix... 10 anos depois continua vigoroso


Está a fazer precisamente nestes dias 10 anos que estreou o filme The Matrix em Portugal.

Eu penso que em 1999 quando o filme estreou ninguém estava suficientemente preparado para o cocktail explosivo que se veio a revelar ser este fabuloso filme de ficção-ciêntifica, que se apresentava como uma pergunta:

What is the matrix?

Há dez anos atrás, os irmãos Larry e Andy Wachowski entravam para história do cinema com um filme que não era apenas um filme. Um autêntico show audiovisual envolvido pela matemática, física, cyberpunk...cruzado com referências à religião, budismo, a filosofia, a percepção da realidade, o conceito do herói, da busca da liberdade e por fim aquilo que parece querer caminhar o mundo, que é o domínio da tecnologia e das máquinas perante e sobre o ser humano.

Em termos de filme de acção devolveu com muito estilo os combates com artes-marciais num pack charmoso, que poderia muito ser considerado anime em live-act.
De facto, para lá de tudo o que compõe a história teve ainda a proeza de fazer uso de efeitos-especiais invulgares, especialmente o bullet-time, que eram usados não para simplesmente adornar visualmente o filme mas que estavam realmente ao serviço de contar o filme.



Além do kung-fu, o uso de armas e equipamentos de guerra, eram usados aqui de forma muito cativantes, num delirio visual e sonoro, nunca vistos até então. A verdade, é que o próprio conceito do filme, com a acção a passar-se num mundo virtual, permitia e justificava situações impossíveis, como a auto- suspensão no ar ou até voos. E claro, tudo isto servido com uma estética muito cool, desde os óculos escuros às vestimentas estilizadas.
The Matrix foi um clássico instantãneo!!!


Acredito que o filme The Matrix foi um enorme impulso para o sucesso do DVD. Recordo-me que quando adquiri o meu primeiro leitor de DVD, o filme que nele queria ver era precisamente o The Matrix.

Seguir-se-iam duas sequelas, ambas em 2003, o "Reloaded" e o "Revolutions", que tentaram grangear ainda mais sucesso que o filme inicial, no entanto não se tornaram tanto de culto como a obra original. Pelo meio ainda saiu o "Animatrix", que é um conjunto de episódios, sendo que alguns servem de prequela a "The Matrix", surgem histórias que fazem-nos compreender o que se passou até ao segundo filme e outros lançam dados para os eventos futuros em "Reloaded". Na práctica "Animatrix" é um espécie de Matrix 1,5... mas em animação (e de estilos muito diversos).


Também houve alguns dados (e até mesmo cenas inéditas - as da personagem Niobe bem que poderiam estar no filme - que adiantando, ela não surge do nada quando salva Morpheus na auto-estrada), que foram sendo lançados em os videojogos, como o "Enter de The Matrix" ou o "The Path of Neo". Contudo, sobre jogos... não é comigo.

Pessoalmente o filme que mais vezes tenho visto, quando pego na saga, é precisamente o "Reloaded" que é em tudo uma espécia de Matrix ao quadrado.

The Matrix Reloaded trailer


Reloaded é visualmente ainda mais estrondoso e com um argumento ainda mais intrincado. A decepção acaba por ser o "Revolutions" que não conseguiu ir para lá do que "Reloaded" estabelecia como premissa e que fazia crer que o capítulo final seria mesmo coisa de outro mundo.

A verdade é que o "Revolutions" decepcionou, apesar de ter alguns momentos impressionantes, paradoxos intrigantes e uma conclusão filosófica que passa discreta mas que está bem presente no sub-texto (a fusão do Homem com a Máquina como o estágio final da sua evolução).

The Matrix Revolutions trailer


Nos últimos anos foram sendo editados em caixas com tudo que se fez para esta saga, com as The Ultimate Matrix Collection.

Primeiro sairam em DVD (que é o que tenho - e se pode ver nas fotos seguintes), depois em alta definição em HD-DVD e recentemente em Blu-ray.



"Matrix", 10 anos depois continua vigoroso!
E vai durar...

13 comentários:

Nuno Pereira disse...

Não me tinha lembrado deste aniversario ainda... na altura vi o filme duas vezes no cinema!!!

Depois e um pouco mais tarde, Matrix era também o filme ideal para ter em DVD (DVDs eram novidade), ai depois foi ver e rever uma data de vezes!!! Comprei o DVD do Matrix e ainda não tinha leitor de DVDs em casa!!

O trailer final do Matrix Reloaded, acho que o vi pelo menos umas 200 vezes!!!, acho mesmo que é um dos melhores trailers de sempre e tornou o Matrix Reloaded num dos filmes mais esperados de sempre...ainda mais!
http://www.youtube.com/watch?v=F0On9Hf7Quc

Bolas, 201 vezes...

Gosto imenso do MATRIX e do MATRIX RELOADED, mas o 3º filme foi uma desilusão imensa.

No entanto nenhum dos Matrix esta na minha restrita lista de melhores filmes.

ArmPauloFerreira disse...

Os dois primeiros filmes são dos filmes mais marcantes que já vi.
Para mim são de eleição, especialmente o primeiro (que pensando bem até nem precisava de sequelas).

João Sousa disse...

Já se passaram dez anos? Eh pá, o tempo está mesmo a correr por mim.

Mais ou menos por acaso, vi há uns dias o Matrix Revolutions na televisão. Embora admita que algumas sequências são majestosas pela capacidade computacional necessária, não consegui impedir uma sensação de... tédio.

Recordo-me de, ao ver o segundo no cinema, o ter achado demasiado pretencioso e nem sentir curiosidade de ver este último. O primeiro tinha conceitos frescos e interessantes e era visualmente entusiasmante ao trazer para carne e osso estéticas cyberpunk e Manga. O segundo pareceu-me limitar-se a acentuar a utilização dos computadores ao mesmo tempo que, adicionando uma ganga mística à história, se tornou pesado e auto-indulgente. Esta terceira parte pareceu-me demasiado na linha da segunda.

A diferença acaba por ser esta: enquanto eu terei todo o prazer em comprar o primeiro filme e revê-lo esporadicamente - como faço se o apanho no Hollywood -, aos dois últimos apenas comprarei em promoção e para ver as sequências tecnicamente interessantes.

(E já agora, uma curiosidade: o filme que eu comprei AINDA ANTES de ter um leitor DVD foi o "The Thing" de John Carpenter.)

ArmPauloFerreira disse...

Já que se entra nesta do primeiro filme comprado antes de ter um leitor de DVD... o meu foi o Pulp Fiction!

Nelson disse...

Matrix foi sem dúvida o filme que mais vezes vi.
É o filme que mais gosto.
Adoro os 3 filmes mas o primeiro e o primeiro.

dznpuro disse...

No meu caso, curiosamente o meu primeiro DVD também foi o primeiro filme do Matrix. Mas, não tinha leitor. Foi estreado no leitor de um amigo da adolescência, foi uma sessão de cinema caseiro de sonho com muita malta a assistir a esta monumental obra cinematográfica, e ouvir o filme numas colunas de sonho, fez delirar a malta nesse dia! Caramba, já se passaram 10 anos! ^_^

No entanto o meu filme de luxo é: The Crow.

Anónimo disse...

Agora fiquei com vontade de rever a trilogia...

Sim, Pulp Fiction também foi o meu! Na minha opinião, um dos maiores clássicos de todos os tempos.

JPCarvalhinho disse...

Fui ver o filme numa reposição no cine222 (conhecido por ter uns filmes em que os actores têm menos roupa)...

Amei o primeiro detestei o segundo e odiei o terceiro...

O primeiro era fresco (apesar de como foi dito na altura, ser muito colado ao Dark City), os seguintes foram comercialoides para dizer no mínimo.

O meu primeiro dvd? Blade Runner para estrear a playstation2.

Geração HD disse...

Sou Fan "daqueles"

Tenho os posters ... a ultimate box ... os jogos ...

à 10 anos ... fui ver Matrix "virgem" ... sem saber para o que ia ... em branco ... sem nenhuma ideia ou pensamento ...

à 10 anos atrás regressava do cinema depois de ver Matrix ... não apanhei o autocarro ... preferi andar 3 km a pé ... :-)


Seguiu-se o Reloaded ... não detestei ... antes pelo contrario

ah e antes ... paguei 5euros para ir ver o filme " Caçador de Sonhos " à qual não me interessava nada ... e porque fui ? Exibição da curta "Animatrix" antes do filme.


Revolutions ... fui à ante-estreia mundial...


Vejo a trilogia como uma só historia ...não vou dizer que gostei mais de um do que outro .. porque isto e aquilo.

Bruno Cunha disse...

Eu penso que o filme de grande culto é só mesmo o primeiro Matrix!

Matrix foi uma junção de todas as vertentes humanas, juntando acção, filosofia e muito mais com uma harmonia e coordenação nunca antes vistos!

The Matrix é um filme revolucionário porque foi uma revolução, nunca antes feito foi descrito em Matrix mas não foi só uma coisa nova, não, foram várias coisas novas com os slow motions espectaculares entre outras coisas...

Acho que é justo dizer que Matrix é uma obra-prima e, embora os episódios seguintes não estejam ao nível do primeiro, todos irão lembrar-se de Matrix!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

ArmPauloFerreira disse...

O 1º Matrix é uma obra-prima e trouxe uma enorme revolução por imenso factores que bem descreve.
Os seguintes, dividem opiniões, mas são de menor estatuto do que o alcançado com o 1º.
Eu adoro o 2º, o Reloaded, bastante, apesar de ele não ser como o 1º é o que mais me entretém. O 1º gosto de rever apartir do momento de se artilharem com armas para o resgate de Morpheus.
Já o 3ª é bom para ver uma vez e vai bastando rever quando passa na tv por exemplo, assim uns minutos e tal...

Roberto Simões disse...

Mantém-se melhor do que nunca, não é mesmo? xD Sempre o achei um bom filme, mas só desde há uns anos para cá é que o considero uma masterpiece daquelas. Ficção científica em grande.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

ArmPauloFerreira disse...

É verdade. Este é daqueles que acredito mesmo que se tornará intemporal e que daqui a anos continuará vigoroso tal como se viu suceder com Blade Runner, Alien e outros.
É isso que confirmará o 1º Matrix como uma obra-prima absoluta de acção e sci-fi.

Mesmo assim, o Matrix Reloaded (desde a luta na mansão até sair da fonte/Criador - acção non-stop- é tudo brilhante) é... full awesome!!!