quarta-feira, 3 de junho de 2009

Modernices tecnológicas... e muito déjá vu Apple

Nokia N97



A mais recente coqueluche da Nokia: o N97!
Tem ecrã widescreen 16:9 de 3,5 polegadas com interface sensível ao toque, 32 GB de memória interna (+ slot para até 16 GB através de um cartão), 3G, teclado QWERTY, bateria com autonomia de até 37 horas de música ou 4 horas e meia de vídeo, câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss e flash LED duplo, vídeos com resolução de DVD 640 x 480 (como o N95 e N96), A-GPS, Wi-Fi, USB 2.0, Bluetooth... blá, blá, blá e etc.

Déjá vu: a Nokia venera mesmo o design da Apple.
Depois de terem feito uma loja para aplicações ao jeito da AppStore (é em tudo idêntica -o conceito, a apresentação dos produtos, preços, etc), agora até o aspecto frontal do N97 é idêntico ao iPhone (a superfície toda em vidro, o aro em metálico, a ranhura para escutar... parece-me mesmo um iPhone encima de um teclado!
Ahh... e está disponível em duas cores: igualmente o preto ou o branco.
Nokia... get new a life, please!




Vaso tecnológico da ECS apresentado na Computex 2009



Puxa, que isto está mesmo altamente!
Realmente até que é uma boa ideia e ficaria mesmo bem numa sala perto da TV. É óptimo para servir como um PC home server para conteúdos (videos, fotos, musica, etc) pois afinal se é um vaso... toca lá a enchê-lo!

Está equipado com um processador Intel Atom 230, as novas gráficas ION da NVIDIA, 1GB de RAM, um disco HDD de 2.5 polegadas e um leitor Blu-Ray. Ainda houve espaço para acrescentar um par de portas USB, entradas Ethernet e HDMI.

Déjá vu: faz-me lembrar os primeiros iMac com LCD... que tinham a base como uma meia-esfera.
Até a abertura da drive para o disco Blu-Ray é semelhante em estilo!




Uma dos conceitos de computadores desktop sempre interessante é o dos tudo-em-um.
Há vários modelos por aí, apesar de serem muito pouco populares, pois se excluirmos o Apple iMac, vêm-se muito poucos e raramente se encontra um PC assim.
Tal como o iMac sempre fez, conciliam a funcionalidade deste tipo de design, muito contemporâneo até.

A Sony já havia proposto antes a sua versão (ver neste artigo) para este estilo mas a última geração de modelos apresentada (há uns bons mesitos) e que anda no mercado internacional (é pena mas em Portugal não há VAIOs desktop), estão realmente muito bem desenvolvidos e cativantes.

Ostentam obviamente a designação VAIO mas não são portáteis: são mesmo para ter sobre a secretária.
As características são as normais dos comuns PC mas com tudo integrado num só corpo, onde um monitor de 20" alberga as colunas, webcam, microfone, todas as ligações, etc... sendo que o maior destaque é ter uma drive Blu-Ray.

Déja Vu: para não constatar a óbvio semelhança com o actual iMac da Apple, o rei do género, a minha atenção recaiu no teclado deste VAIO.
Um teclado ultra fino, todo com aspecto de metal e as suas teclas tipo "cliclets"... tal e qual o Apple Keyboard.



As caracteristicas do Nokia N97 e do Vaso ECS são provenientes do Tugatrónica.

Sem comentários: