segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

R.I.P. Lhasa de Sela -1972-2010 (Música da semana)


"A cantora americano-mexicana Lhasa de Sela morreu na noite do primeiro dia de 2010, depois de 21 meses a lutar contra um cancro da mama, conforme comunicado publicado este domingo à noite na página da Internet da artista.

A cantora nasceu a 27 de Setembro de 1972, em Big Indian, Nova Iorque, Estados Unidos. De ascendência mexicana e norte-americana, Lhasa absorveu várias culturas, fruto do espírito nómada com que vivia. Viajou durante vários anos com a família pelos Estados Unidos e México.

Lhasa de Sela, a cantora nómada morreu, na sua casa em Montreal pouco depois da meia-noite. Tinha 37 anos, deixou 3 álbuns editados e mais de um milhão de cópias vendidas em todo o mundo.
"
In Jornal Digital

Desconhecia a obra dela em nome próprio (lançou 3 discos) mas foi pelos Tindersticks que me ficou eternamente conhecida.

Lhasa de Sela participa (canta) em "Sometimes It Hurts" (Waiting For The Moon -2003) e também no álbum a solo do vocalista da mesma banda, o Stuart Staples em "That Leaving Feeling" (Leaving Songs -2006). Mais sobre Tindersticks, aqui.
Foram duas as canções onde cantou magnificamente e que agora deixa um verdadeiro "leaving feeling".


Tindersticks "Sometimes It Hurts" Featuring Lhasa de Sela (Waiting For The Moon -2003)
Este video (que é uma curta-metragem da banda) ouve-se a voz de Lhasa neste impressionante dueto com Staples...


Stuart A. Staples "That Leaving Feeling" Featuring Lhasa de Sela (Leaving Songs -2006)
Durante este video do álbum a solo de Staples, onde além da voz, dá para ver o rosto de Lhasa...



Actualização: Anda muito engano por aí a cerca da idade dela... o Blitz até nem refere a idade (?)... eu tinha lido na net pelo no Jornal Digital a data de 1973 (já a corrigi)... no Bitaites li que tinha nascido em 1972... que confusão em torno da data de nascimento dela.
Ainda bem que ela tinha um site oficial e esclareceram os factos no comunicado, que me parece a imprensa ter lido na diagonal (e eu fiz o mesmo... fui lá e não retive a data também).
Nasceu a 27 de Setembro de 1972, tinha portanto 37 anos (e se continuasse viva, faria neste 2010 os 38 anos).

2 comentários:

Alexandra Paulo disse...

Gosto muito de ouvir os duetos com Stuart A. Staples.
Espectáculo...
Mais uma voz perdida!

BJ

Unknown disse...

www.emma-actividades-musicais.pt