quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zon Hub...

A ZON propõe para o serviço Fibra, um interessantíssimo produto, o ZON Hub...

... que serve para vários fins, tais como modem de fibra óptica para as velocidades até 200 Mbps (então e o de 1Gbps?), de router wireless, de printer sharing (liga-se a ele a impressora USB e todos passam a poder imprimir por wireless), serve de criador de HotSpot Fon e ainda a ligação do serviço telefónico fixo.

Serve também para ter um armazenamento externo para partilhar pela rede "caseira" (todos poderem usar para guardar e partilhar ficheiros, etc). E resolve ainda aquela questão de poder imprimir sem fios de qualquer computador para a mesma impressora.

Mais interessante ainda é poder com este ZON Hub poder realizar streaming de conteúdos pela habitação, bastando para isso lhe ligar uma pen com os filmes, musicas, etc para ficarem disponíveis na rede interna. Quem tiver uma PlayStation pode aceder aos conteúdos e ver.
Agora o mais estranho é notar que a ZON Box não serve para esse fim. É pena pois a ZON Box até tem uma ligação ethernet que serviria muito bem para esse fim.

Outra critica que faço é, ver este interessante produto apenas confinado ao serviço de Fibra, pois seria bem fixe ter acesso a ele no serviço normal.
Há muitos produtos que fazem tudo isto... mas serem as operadoras a assegurar com um só equipamento é que acho óptimo ideia.

5 comentários:

Nuno Pereira disse...

Mas parece-me que esse Zon Hub é "pouco" mais que um Router Gigabit...e as boxes da Zon devem de ligar-se a ele por cabo, ou não ???

O MEO também devia substituir os routers actuais por uns com Wireless N e rede cablada Gigabit..

a mim dava-me jeito, pois tenho que andar com switch gigabit e fazerem o serviço que o router deveria fazer :)

ArmPauloFerreira disse...

Sim, na verdade a função dele é servir para isso mesmo.

O que mais me "arrebitou" foi as restantes capacidades dele. Se pensarmos bem, um router não tem necessidade de dar funções como essas mas a realidade é que o ZON Hub tem para lá muita coisa interessante. Funciona como media streaming, armazenamento central, impressão por wi-fi, faz de hot spot @Fon... muito curioso.

Acho mesmo que os "modems" das operadoras, ou até mesmo as box das mesmas (mesmo as da TV) deveriam ser assim e assegurar tudo isso. Afinal, paga-se aluguer do equipamento para practicamente nada... isto ao menos dá funcionalidades úteis.

Nuno Pereira disse...

Sim, mas no geral já existem muitos routers com semelhantes funções... de impressão e etc...

Quanto as boxes tenho quase a certeza que elas serão sempre independentes de qualquer aparelho deste genero, tudo por causa dos conteudos gravados e da codificação de canais..

Ou já tavas a pensar em apanhar o sinal wireless da boxe do teu vizinho que por acaso tem SportTV ???? :)

ArmPauloFerreira disse...

Nada disso... Mas está boa essa da SportTV.

Logicamente eles nunca farão uma box tv assim mas olhando ao que se paga de aluguer por cada uma... Elas deveriam fazer mais para justificar.

Quanto ás tuas observações sobre o Meo, penso que no serviço de Fibra o equipamento já é diferente. Mas não posso afirmar por não usar Meo.

João Sousa disse...

Eu não sei quanto custa o aluguer dessas boxes, mas cheira-me que é um truque de cobrança/usura parecido com o "aluguer de linha" da PT. Ou "aluguer de telefone" como eles lhe chamavam há uns tempos. Na prática, estava a comprar o mesmo telefone cinco ou seis vezes por ano.