quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MyJukebox: Raphael Saadiq - The Way I See It (2008)

Raphael Saadiq
The Way I See It
(2008)


Neste ano de 2011, Raphael Saadiq lançou o magnifico álbum "Stone Rollin'", que tenho ouvido incessantemente por ser genial. Tem sido a maior revelação encontrada este ano depois do James Blake. Contudo antes de avançar a esse álbum recuo uns anos e apresento o álbum "The Way I See It", o quarto de Saadiq. Tudo porque um só álbum dele como o "Stone Rollin'" sabe a pouco, foi necessário andar para trás e rever o que fez antes.

"The Way I See It" é um álbum bastante bom de R&B, com uma toada acertada de soul e pontuado por funk. Digamos que o que este grande artista faz é uma espécie de pop vintage, onde confluem diversos estímulos e correntes musicais, que as ergue como um R&B sedutor e de profunda reverência ao passado, conseguindo conceber um misto contemporâneo.
Um álbum que mantém um nível constante de sonoridade, sem provocar altos e baixos, deixando-se fluir muito bem. Há alguns convidados de luxo por aqui como a Joss Stone e o seu enorme vozeirão, o Jay-Z que aplica o seu rap por momentos e ainda na canção "Never Give You Up" a contribuição de CJ Hilton e do grande Stevie Wonder.
Um belo álbum e recomendo.

Deixo-vos com 6 propostas, que para mim são as melhores deste álbum.

"100 Yard Dash"
(Video excelente mesmo... Esta é uma canção admirável, viciante e um belo cartão de apresentação de Saadiq, pois há aqui resquícios de muito funk e um perfume de blues, que Saadiq viria a explorar mais tarde...
Grande som aqui!)


E aos outras 5 já a seguir:


"Just One Kiss" - com a participação de Joss Stone
(belíssima canção soul, num dueto bom e onde as vozes de ambos jogam na perfeição com o arranjo sonoro impecável)



"Love That Girl"
(canção que recupera valores sonoros de outros tempos... tremenda!)


"Oh Girl"
(Também há uma versão com o Jay-Z... mas gosto mais desta original, uma canção que se vai revelando gradualmente com as audições muito delicada. Saborosa canção romântica!)


"Staying In Love"
(belissimo momento com grandes valores sonoros também... mas especialmente porque tem um tremendo video)


Por fim, a espectacular "Let's Take a Walk"
(a letra é mesmo à sabidola... que malandreco)

Sem comentários: