terça-feira, 2 de agosto de 2011

Grand Temple: 3 anos de videos... by Bruno Duarte

Há pessoas que gostam do cinema de diversas maneiras. Uns gostam de ver simplesmente os filmes, outros gostam de acompanhar mais profundamente tudo o que se passa com a 7ª arte, outros além disso até escrevem sobre cinema, etc. Contudo, há casos mais peculiares, pois também há quem muito aprecie recriar cenas de filmes... e é sobre um caso destes que tenho a honra de apresentar neste espaço.

O jovem Bruno Duarte, dedicou-se a recriar cenas de filmes famosos, algo que é invulgar ver fazer por aí. Faz tudo isso sozinho, sem meios para melhor produção é certo mas com muita criatividade resolve as dificuldades que se lhe deparam (frequentemente). Se para muitos pode ser uma novidade, a verdade é que já conheço as representações dele há uns meses e tenho a dizer que o que à primeira vista parece algo de mera brincadeira, o que é certo é que o faz com visão cinéfila profunda e a vários níveis.
Ele representa (vários papeis e na mesma cena), realiza, produz, e depois expõe o resultado no seu site, o "Grand Temple".


É um trabalho de gigante, minucioso, tem de decorar falas, recriar planos de filmagem (que os faz idênticos), os acessórios (recordo-me da recriação de Donnie Darko, que ele mesmo até fez a máscara e dentro do que se pode, bem feita até!) faz todo o serviço de pós-produção informático e ainda a partilha pela net.
É muito amor à 7ª arte e já leva 3 anos a dar provas disso.
Certa vez, em jeito de provocação, lancei-lhe para o ar a ideia de ele fazer um video comemorativo da efeméride anual. E não é que ele fez mesmo!?
Ficou muito jeitoso mesmo, ainda para mais é para duma só vez se ver excertos do que já apresentou em 3 anos.
É só fazer play... fácil!

3º Aniversário

Achei o máximo a sequela dos Action Man e só aqueles detalhes do boneco de capacete a rodar a cabeça... e a cena do salto do Action Man na mota e que vai acertar no tipo que segue no jipe, feito como se fosse em slow-motion... ui... é tudo o máximo! Bonecos (o boneco The Mask), quem diria que podiam ganhar vida... e em sequelas até.
Depois avança para os videos mais sérios com as suas representações e aí é que está em grande.
A cena do tiro na cabeça logo nos primeiros, o Joker/Batman é já de antologia por ser dos melhores de sempre até á data; a cena do Terminator Salvation My Ass está mais ou menos à maneira; o "comercial" para os M&M's está muito bem feito; passa também pelo V For Vendetta, que é uma representação dos melhores já feitos pelo Bruno (que neste surge bem acompanhado) e ainda um pouco do American Psycho até à data o mais recente e onde se nota o grande nível em crescimento, numa representação que é muito exigente a vários níveis.

Eu sei que o Bruno Duarte não faz estes videos para exposição massificada, até porque pode ficar muito conhecido em todo o mundo e quem sabe até na capital de Portugal. Mas que se pode fazer se isto é fixe?
E depois com esta colectânea, assim num video tão jeitosinho, que eu até o vi (duas vezes) até ao fim só para romper a fita mais uma vez... Hã? É digital e não rompe fita!? Ó Diabo, estes realizadores modernos são lixados... e realmente, já não se pode dizer nada!

É continuar em força e acreditar sempre, Bruno!

3 comentários:

David Martins disse...

Força grande Bruno!! Não pares!

ArmPauloFerreira disse...

Ele está em grande e revelou os tesourinhos dele com grande habilidade! Ficou porreiro!

Anónimo disse...

es muy bueno, animo Bruno!