sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TMN Sudoeste 2011: Raphael Saadiq...

O que a Blitz disse da passagem de Raphael Saadiq pelo Festival Sudoeste:


"22h50 - Quando Raphael Saadiq sobe ao palco, já há mais gente frente ao espaço nobre do Sudoeste TMN, embora boa parte destes foliões esteja apenas a fazer horas para ver a estreia de Snoop Dogg em Portugal, marcada para as 00h45 (e muitos esperam, literalmente, sentados).


Mais um representante da nova velha soul, Raphael Saadiq - Charles Ray Wiggins no bilhete de identidade - traz consigo, naquela que é, também, a primeira atuação em Portugal, uma banda empenhada e muita vontade de converter a plateia à sua religião, que não é só soul como gospel (os teclados de igreja e a voz do dançarino e cantor de apoio não enganam), rock dos primórdios e até algumas pontes com o hip-hop, pelo menos na atitude descontraída.


Com um visual algo "geek", de óculos de massa, pólo negro e peito e braços tatuados, Raphael é, à semelhança de Miss Monáe, um performer de boa casta, capaz de convencer o povo não familiarizado com o seu repertório a dançar e bater palmas, em "100 Yard Dash" ou "Let's Take a Walk". As mais românticas "Movin' Down The Line" ou "Skyy, Can You Feel Me" também surtem efeito num público com mais curiosos do que conhecedores.


No entanto, se Janelle é um shot de energia tresloucada, Saadiq opta por uma abordagem mais tântrica, prolongando as músicas com "jams" instrumentais e interpelações à plateia ("Do you love me tonight? Do you love yourself tonight?") e assim roubando, por vezes, algum ritmo ao concerto.


Enquanto Raphael Saadiq sua, literalmente, as estopinhas, desfilam perto de nós alguns dos mais curiosos cartazes do festival: "Perdi o meu número. Dás-me o teu?", escreveu um grupo de rapazes. "SW 2011: Vou viver", escreveram outros numa bandeira de Portugal. Já aqui dissemos que a erva está alta no recinto do Sudoeste, mas nesta noite de quarto crescente é cada vez mais o cheiro da outra erva, a que se fuma, a impor-se no festival."

Ler mais e sobre as outras actuações do dia, clicando aqui:
 http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/75616#ixzz1UAsJsRjC

Sem comentários: