terça-feira, 6 de setembro de 2011

Radio Nova... comemora 22 anos!

A radio que mais atenção prestei na vida, comemora desde o inicio deste Setembro (dia 4), a grande efeméride dos seus 22 anos (xii tou cota mesmo!).
É a "Radio Nova", da zona Porto (98.9) e... de repente assaltou-me a memória e toca lá a recordar-me de alguns desses tempos.


Uma grande radio, que descobri acidentalmente um dia pelo radio do meu Walkman, quando passavam um trailer a da estreia em cinema de "Batman" de Tim Burton (coisas de fãs do morcego... as gargalhadas do Jack "The Joker" Nicholson, prendeu-me logo)... Nesse ano tinham também um programa à Sexta à noite que passava o que se chamava de nova musica pop moderna: nova soul, acid jazz, algum house... som porreiro ou calmo com batida forte (Soul II Soul, Neneh Cherry, Deee Lite, Lisa Stansfield e outros). Fiquei cliente assíduo dessas emissões... mas nunca soube qual era o programa ou quem passava. Era um adolescente que atinava com hip-hop e novas sonoridades (e o jazz nessa altura surgia somente pelo hip-hop).

Na altura, até ouvia mais que uma radio: a Antena 3 devido ao RAPto (o 1º programa dedicado ao hip-hop internacional e sobretudo ao nacional), a Radio Nova Era (devido aos Sábados á tarde ter programas de 1 hora de musica de dança de pura discoteca em DJ-sets fabulosos... até gravava em cassete!), ainda cheguei a sintonizar a XFM enquanto existiu (mas nem sempre me mantinha muito... muito alternativa). Programas de outras radios, que com o tempo deixaram de existir. Nunca atinei muito com a RFM ou a Radio Comercial e semelhantes... faltavam sempre nelas as sonoridades que mais gostava. Baladonas de hard-rock, rock-FM e pop descabelada... pffff... é de fugir!!!
Por isso a R.Nova era a primeira a sintonizar, manteve-se até hoje e foi sempre a minha radio principal, a frequência transitou do Walkman para o Hi-Fi do meu quarto na juventude, depois para o radio do(s) carro(s), para o radio de casa e o do trabalho, sempre a crescer.

Izidro Lisboa, César Nóbrega, Alexandra Gonçalves, Paulo Arbiol, Sónia Borges
A característica que se manteve como fio condutor desta radio ao longo destas décadas de existência, foi sempre a tendência nas sonoridades soul, R&B, funk, jazz, algum rock, a electrónica, etc... algo que ainda hoje se mantém e até com mais acerto pop.
Digamos que passam um pouco de tudo mas sempre com o feeling de "cool", boa onda, good mood... pois tudo isso é vital seja de que estilo for a canção. E fazem-no colocando em convivência, canções actuais com as de outros tempos, criando um efeito sonoro contemporâneo que considero ser o que define esta radio: "pop vintage"!
Não era muito comum uma radio ser assim... e ainda hoje o sabem fazer. Há por lá alguns radialistas, que se mantêm desde os tempos iniciais e a mística continuou sempre. Positivo!
(Tipo balneário do FCPorto, carago!)

Radialista Sérgio Sousa... e uma espantosa parede de música (to die for)
Uma das características assinaláveis é a animação e boa disposição matinal, actualmente a cargo de Sérgio Sousa e do César Nobrega. Dois ganda'malucos! Impossíveis por vezes, com doses de humor sarcástico, com um certo desdém pelos assuntos mas sempre sem ferir ninguém e tudo muito digno. Pelo meio, junto de boa musica, ainda há o mitico destaque diario sobre o mundo da internet, o "blebleble", e que prossegue para a radialista seguinte, a Alexandra Gonçalves, que além de passar óptimas escolhas ainda contextualiza algumas canções que escolhe com imensas informações (sobre a carreira do artista, álbuns, etc), tornando ainda mais interessante para se descobrir a música.
Além da música, há a cultura sempre presente, com as estreias de cinema, os eventos do Grande Porto, e blocos noticiosos de hora a hora, transito... formam assim um mix "musculado".



Recordar outros tempos...
(tenho fraca memória mas aí vai...)

O nome da radio, na juventude, chegou-me a criar algumas piadas entre os amigos:
- Qual é a radio que ouves?
- Eu... ouço a Radio Nova!
- Nova? E qual é então essa radio? Como se chama então?
- É a radio Nova!
- Óó... não queres dizer... fica com ela para ti!

clicar para ampliar

Em tempos chegaram a ter programas de rock indie (Tindersticks ficaram no ouvido e hoje sou fã acérrimo), de dança (e com Dj-sets... nas madrugadas de Sáb/Dom), de chill-out, e os dedicados ao som do cinema (bandas-sonoras: algo que dá pena não recuperarem nos dias de hoje como curtos magazines sobre OSTs).

Por exemplo, achava piada quando antes alguns programas tinham aqueles jingles personalizados como o do programa "Oitentações" (o nome era proferido cheio de ambiente - salvo erro do Paulo Arbiol), etc... sei lá agora de mais. Tenho a impressão que actualmente, apenas o "Douro hotel" é o programa que ainda mantém essa característica de arrancar o "show" de forma personalizada. Mas isto sou eu a dizer... hã!?

Uma voz que gostava de escutar na Nova, era a da jornalista Isabel Lopes Gomes, que fazia os magazines culturais. Curiosamente, ela também depois se tornou uma cara da NTV (na foto) e também RTPn/Porto Canal. Outro que também muito conhecido é o Álvaro Costa (que teve uma programa de novidades americanas aos Sábados na Nova, durante 2 anos) e também fez um percurso pela TV (NTV, RTP...). Já agora, o Sérgio Sousa, que continua ainda na Nova, chegou a ter um programa na NTV ("A Selva" que era mesmo fixe!).

Ex-radialistas da Nova: Isabel Lopes Gomes, Álvaro Costa...

Caramba, que até um programa de conversa sobre o sexo dos anjos havia ao fim-de-semana (e por vezes era ouvinte enquanto conduzia... salvo erro até tinha um jingle feito só de jazz... ou era outro programa? Estou confuso...).
Havia sempre tantas actividades... (e também houve uma fase mais estranha, há uma ou duas mãos cheia de anos - mas isso agora não interessa nada!).


Talvez tenha sido educado pela Nova ao longo dos anos pois parte do que gosto de ouvir dá na 98.9...
Actualmente as manhãs semanais, no local de trabalho (nos dias úteis), estão sempre já reservadas... é só ligar o radio! As tardes também escuto (mas às vezes há sempre a possibilidade de também dar uma chance ao que tenho no iTunes)... e normalmente é a rádio sintonizada durante a condução.

Xiii... todos estes desabafos, tornou isto num longuissimo post... sorry!
Mas são quase 22 anos a ouvir, não é?


Adenda (via Briefing):
"Agora, o meio prepara-se para “internacionalizar esta unidade de negócio”, decidindo exportar o seu serviço de difusão de música em espaços comerciais para os mercados de vizinha Espanha, assim como Grécia e Turquia, já para o ano que vem."
Cool!


Radio Nova: FM 98.9 - na área Porto / Site / Facebook / ouvir on-line

Sem comentários: