segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Skyfall; Un Heureux Événement; House at the End of the Street; etc... desde 25Out'12 nas salas nacionais

Se há coisa curiosa em cinema é quando estreia uma daquelas super propostas à escala global, que faz parar qualquer pessoa. Conheça esta muito ou nada sobre filmes, ninguém fica indiferente à chegada de um novo filme de James Bond. E foi isso que sucedeu desde a passada Quinta-feira. Um semelhante frenesim que ofusca todo e qualquer filme que nessa semana possa estrear nas salas de cinema.

(via CineCartaz/Público)

James Bond é daqueles ícones culturais mais transversais a diferentes gerações que a cultura de massas produziu, pois vai de avós até netos, como se cada geração tivesse direito a ter no seu próprio tempo existencial, a sua própria estreia em cinema de um filme do mais famoso agente secreto. Há sempre mais um novo filme para alimentar o interesse e este consegue-o porque acarreta com ele mesmo 50 anos de tradição. E de folclore associado (desde as canções, que novo vilão, que novas bond-girls, gadgets, etc). Mesmo que esse mesmo Bond muito tenha mudado ao longo das respectivas versões durante estes 50 anos.

"Skyfall"


De que interessa discutir se o actual actor Daniel Craig interpreta melhor a personagem que os seus antecessores? Ou se Sean Connery continua a ser o eterno melhor Bond de sempre? Nããã... cada Bond foi aquilo que foi preciso para os momentos em que os filmes surgiram, com o seu devido contexto e todas as idiossincrasias que rodeiam a personagem (poder-se-ia também colocar em perspectiva o facto de uma criação inteiramente britânica se ter "hollywoodizado" em excesso mas... lá está, os americanos sempre tiveram dinheiro e a determinado tempo "olearam" os destinos do 007 e continuam a fazê-lo).
Bah... mas tudo isto não interessa nada, como diria a Teresa Guilherme na Casa dos Segredos (ou teria sido no Big Brother?)... não interessa! Não interessa porque além da chegada de "Skyfall", há mais vida além deste blockbuster fora do Verão.

Digo isto porque esta semana estreia dois filmes que, deste lado, tenho imenso interesse em os ver. Refiro-me claro ao francês "Un Heureux Événement", com a actriz Louise Bourgoin (nada mal para ela, pois pelas minhas contas de memória, já é o segundo filme que esta francesa vê estrear este ano em Portugal)...

"Un Heureux Événement"
(deve mesmo ser um granda filmaço!)

...e também interesse redobrado no filme de terror "House at the End of the Street" com a jovem actriz do momento, a Jennifer Lawrence (outra que também tem direito a segundo filme estreado em Portugal em 2012 - se é que não estreou mais outro aí pelo meio). Até estreia mesmo a calhar para esta fase do Halloween. Eheheheh!

"House at the End of the Street"


Dos restantes, confesso não me sentir muito cativado pelas propostas. Mas pelo hype que se "ouve" pela net, o "Bellamy" é qualquer coisa de tão bom e que a Hillary Swank faz um papelão como a "A Advogada". Mas eu sei lá. Desses nem os trailers vi... porque não tive tempo.

Sem comentários: