sábado, 29 de dezembro de 2007

Serviços de impressão Apple em Portugal: para quando?

Como é bem sabido pela ciber-comunidade em geral, a Apple já chegou a Portugal via loja de internet. Quem no entanto ainda desconhece esse facto, pode consultar um artigo já publicado sobre isso aqui neste blog.

Foi um grande primeiro passo para que finalmente as coisas cheguem a níveis melhores do que aqueles que temos por cá nos produtos desta marca.
A loja on-line tem funcionado bem, segundo se vai percebendo pela blogoesfera.

No entanto, em minha opinião, o que desejamos por cá é mesmo uma presença mais "fisica" e real. Que tenha voz e cara. Precisamos de lojas verdadeiras e não as pseudo "Apple centers" por aí. Não que estejam a fazer mal (longe disso!) mas a eterna ideia de se fazer passar pela marca e não o ser, é um problema para quem não está bem entendedor destas coisas. 

Vejam o caso da Interlog, que perdeu a presença on-line...
(Nota: é curioso o facto de que o meu artigo de opinião que havia publicado sobre o representante da marca em Portugal, ter imensos pontos que apontava e que aquando da chegada on-line da Apple ficaram resolvidos. Na altura que publiquei o meu artigo o meu serviço de análise de tráfego ao meu blog deu-me uma indicação que esse artigo havia sido traduzido a inglês pelo serviço do Google. É curioso esse facto...) 

Passando à frente...



Desde que a Apple chegou on-line a Portugal, que tenho andado em cima de saber para quando a disponibilidade dos serviços de impressão via iPhoto por cá.
Sim, eu sei que se conseguem obter livros e afins directamente do iPhoto usando endereço de Espanha. Podem crer que resulta e eu próprio já usei esse método e fiz um photobook que me chegou a casa impecável. Mas o que persigo é a ideia de qualquer um abrir o seu iPhoto, organizar um photobook e encomendar verdadeiramente como português. Isso ainda não é possível em Portugal e tem se tornado chato convencer malta por aí a comprar Macs e estes depois perguntarem-me porque é que não podem fazer um album fotográfico apartir do Mac.

Sim, um album fotográfico apartir do Mac é uma questão hoje em dia pertinente demais.
É que não há forma de com um Mac se fazer este serviço. Se excluirmos o óbvio iPhoto (do iLife) que também não permite por cá, os outros serviços por aí do género que nos permitir fazer um álbum de fotografias por nós personalizados obrigam-nos a ter um... Windows!

Serviços como os da "MyPhotoFun", "Hofmann Digital Album", "Album Digital", "NetcaboFoto" e outros semelhantes, oferecem gratuitamente a aplicação que nos vai permitir personalizar com as nossas fotos um album à maneira no nosso computador. O problema para quem é utilizador Mac, é que o download é feito de uma aplicação não-sei-quê.EXE que só funciona em Windows.
À Hofmann há um ano atrás havia-lhes enviado um e-mail a solicitar que desenvolvessem a aplicação também para Mac OS X mas eles responderam-me que não fazem planos de desenvolver a aplicação para Mac.
Pois é se tivermos um Mac, fazermos álbuns digitais é um problema.
Uma "pedra no sapato" que a Apple resolveria facilmente se criasse as condições para que seja possivel este serviço directamente do iPhoto. Não só restituia capacidades anunciadas como resolvia o problema de ser Mac user também.
Caramba, se é possivel ter os serviços Apple de impressão via iPhoto em Espanha... Porque não usando a mesma infra-estrutura de lá e servir Portugal também? Não percebo a demora nisto...


Já que abordei este caso dos photobooks, fiquem a saber que a Apple.com está com uma promoção até fim de Fevereiro, em que oferece um desconto de 20% nos serviços de álbuns digitais e calendários.
Basta introduzir no pedido os códigos promocionais... e já está um desconto!
Sortudos esses americanos!

E quanto a vós: como resolvem os vossos álbuns digitais? E os que usam Macs como fazem?

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu tenho a vantagem de ter família nos EUA. Mando os calendários e livros para lá e depois a famelga reenvia. :)

ArmPauloFerreira disse...

É uma ideia muito interessante para quem se encontrar na mesma situação. Quanto aos outros restantes utilizadores que não têm essa hipótese ficam na mesma: sem chance de obter esse serviço.
Acho preocupante para quem é um Mac user não ter forma alguma de poder fazer um photobook. É que nem por iPhoto e nem pelas soluções dos outros serviços que exigem um... Windows!

Rui Carvalho disse...

Boa tarde,
Vou transcrever a ajuda do Pedro Aniceto...

Tudo o que temos de fazer é disfarçarmo-nos de espanhóis. Poderá parecer-lhe
risível, estranho, incómodo até, mas é a receita. E nem precisamos de
envergar a mantilha ou aprender a manejar castanholas. Eu não sei onde é que
o José mora (uma das vantagens de preencher os dados opcionais da ficha de
inscrição é que não tenho de ficcionar a esse respeito...), mas vamos
imaginar que o José mora cá em casa (morada na assinatura).

Assim, o José vai fazer o seu Photobook com as fotografias que bem entender,
vai digitar os textos, vai compor o ramalhete todo e quando chegar à fase em
que tem de inserir os seus dados vai fazer TUDO como seria normal e
expectável fazer, EXCEPTO EM DOIS CAMPOS, a saber, o Código Postal e o país.
No Código Postal, inicie o seu código com um ZERO. Se o José morasse cá em
casa o código que iria inserir seria 02860. Na LOCALIDADE do código postal
vai meter a sua LOCALIDADE seguida de PORTUGAL (Isto é importantíssimo), o
resultado no nosso cenário de ficção seria 02860 ROSÁRIO PORTUGAL. No país
escolha ESPANHA. Sim, eu sei que a sensação é estranha e que deverá fazer a
Padeira de Aljubarrota dar duas voltas ao forno de pá em riste, mas é a
vidinha.

Pague, carregue no botão de envio e fique tranquilo. Se cumpriu este
estranho designío de ser espanhol, o seu Photobook há-de chegar cá a casa
são e salvo e há-de vir a ser a inveja dos seus familiares, clientes e/ou
amigos.



Take care, it's a jungle out there!

Pedro Aniceto

ArmPauloFerreira disse...

@ Caro Rui Carvalho,

agradeço a sua ajuda e o gesto em me querer ajudar a pedir um Photobook do iPhoto.

Se leu bem o artigo perceberá que já sabia muito bem como obter um foto-álbum e que inclusive já obtive um com completo sucesso.
Repare na parte em que digo o seguinte:
"Sim, eu sei que se conseguem obter livros e afins directamente do iPhoto usando endereço de Espanha. Podem crer que resulta e eu próprio já usei esse método e fiz um photobook que me chegou a casa impecável."

O meu artigo não tem esse objectivo pois acho que todos o saberão fazer.
O meu artigo tenta elucidar um problema que está na plataforma Mac: se excluirmos o truque de pedir do iPhoto via Espanha, não é possível fazer um foto-álbum directamente de um Mac ou melhor, em pleno Mac OS X e em Portugal.

Todas as soluções existem apenas para Windows só e esse é que é o verdadeiro facto que quis expôr.