sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Como ter sempre tudo actualizado no Mac

A Apple desde há muitos anos que tem um sistema de actualizar as suas aplicações (e não só) pelo próprio sistema operativo. Desde o Mac OS 9 até aos dias de hoje que quando recebemos actualizações pelo "Software Update" sentimos sempre como um acto positivo e actualizamos logo na hora. É uma alegria ter sempre tudo a funcionar com a última versão de software Apple.

Ter sempre a mais recente versão é bastante positivo pois significa que funcionam o mais correctamente possível.
O problema acaba por ser as outras aplicações e utilitários que temos instalado no sistema e que nem sempre obtemos feedback da existência de uma mais recente versão.

Nesse espirito recomendo um utilitário, de nome "App Update", que funciona no Dashboard do Mac OS X (10.4 e superior), que é uma camada onde podem ser adicionados os widgets (pequenas aplicações) que nos ajudam em pequenas coisas.
Assim o widget, "App Update", que recomendo é para ser adicionado ao Dashboard, para apartir dele se fazer a pesquisa de todas as aplicações presentes no sistema e depois nos indica o que se encontra desactualizado disponibilizando um link para fazer o download da mais recente.
Coisa simples e rápida.

Permite dar ainda instruções ao widget para quando este diz que temos uma aplicação desactualizada e afinal a versão correcta já estava instalada. Para isso basta clicar com o botão direito ou control-click sobre o título da aplicação e escolher a opção que o indica que já a temos no Mac.


O programador deste widget vai mais longe e desenvolveu também um outro, o "Widget Update" para verificar todos os widgets do próprio Dashboard.
Assim ficam munidos no vosso Mac de todas aplicações sempre actualizadas.

Saibam mais pelo blog do programador, o "blog.gkaindl.com" e descarreguem que é gratuito.

Deixo uma imagem do meu Leopard Dashboard.
Como podem ver tenho por lá pouca coisa, é que instalar o Leopard foi uma oportunidade de limpeza de toda a inutilidade que persistia no Tiger...

Sem comentários: