sábado, 1 de dezembro de 2007

A má fama do recente Windows Vista e por arrasto da Microsoft

Sou utilizador Mac OS X (e já em Leopard) e considero que o X 10.5 comparando directamente está MUITO melhor que o Vista.
No entanto não quero dizer com isto que o Vista é a merda completa que toda a gente diz e apregoa aos sete ventos.
Por vezes, muita malta por aí imagina que por sermos utilizadores Apple (dos Macs) que só sabemos dizer mal e tal. Isso é mentira! O que se passa é que o impedermido utilizador Apple distingue bem as diferenças do que encontra nos mundos Microsoft quando compara com aquilo que a Apple lhe dá (superior e... mai'nada!!!).

Eu já mexi várias vezes em PCs com Windows Vista. Curiosamente eram todos portáteis...

Uso frequentemente no trabalho (vêem... por obrigação) o Windows 2000, para fazer uns registos, abrir as merdas do nojento do CorelDraw X3 (para exportar para o magnifico Adobe Illustrator o mais rapidamente) e pouco coisa mais. E os XP's é aos montes e até tive um no meu Mac. Tive-o instalado em tempos no meu iMac G5 iSight aqui de casa um VirtualPC com Windows XP SP2 (ambos sacados porque isso é que é dinheiro mal gasto e eu não sou otário...). A razão era caso aparecessem umas merditas que pedissem Windows não me sentir, eu e quem mais o usa, impedido de funcionar. A verdade real é que com um Mac OS X tudo se conseguindo e quando instalei o Leopard foi uma alegria fervorosa APAGAR essa treta, desculpem, o Windows. Recuperei espaço e removi um parasita ao meu Mac. Adiante...


Visualmente o Windows Vista é muito apelativo e mais interessante que o anterior XP. Está muito mais organico e gostoso! A razão é estar é demasiado inspirado no Mac OS X. Consulte a evolução de ambos os sistemas lado-a-lado.

Eu acho que é positivo todo o interesse da Microsoft em fazer um sistema operativo evoluído, que se desmarque da existência actual das coisas, que ande para a frente e no fim que dê mais ao utilizador.
Em especial a todos aqueles que por vezes não têm nada demais a fazer no seu PC mas que gostam de mexer no seu sistema, navegar na net um pouco, ir ao e-mail, etc. No fundo sentir que mexe num computador... e aí se tiver um sistema que mesmo que seja mais para o "floreado" no aspecto (iCandy), embora não dando nada mais ao utilizador e fazendo o PC arrastar um pouco mais, acaba por ser útil e também é positivo, de certa forma.
Eu considero o Vista um passo positivo, apesar de serem enumeradas imensas falhas por muitos, e claro por mim também a reboque dessas opiniões.

O que me chateia na atitude da Microsoft é estarem sempre a olhar para o que faz quem está ao lado, a Apple, que sempre andou a promover a inovação e a inspirar o resto do mundo.
Temos de lembrar que a Microsoft é simplesmente a empresa IT mais rica do mundo e portanto deveria ter o melhor staff a desenvolver grandes e inovadoras soluções para o Windows e isso vergonhosamente não se passa por lá. Tanto dinheiro para nada...

Reparem no caso da Apple, o seu Mac OS X e todas as suas aplicações: quando se apercebem de alguma anomalia fazem tudo para rapidamente lançar um update melhorador no mais curto espaço de tempo.
E a cada dois anos lança um novo sistema feito apartir do ponto onde ficou a versão anterior. De uma penada dá-nos novas versões de todos os programas do sistema operativo e faz a infusão de novas funcionalidades e modernidades.
Quando falamos de Apple estamos a falar de uma empresa pequena, com uma cota reduzida no mercado IT mas que para o mundo age como um gigante. Tem dado provas de inovação, de dar o futuro hoje e parece que tudo o que faz... faz bem, certeteiro nas decisões e sem mácula.
Afinal, tratar de Macs, Mac OS X, iPods, iPhones, etc..., dá imenso trabalho mas parece que a marca o faz por amor e de forma perfeita sem erros.

Agora a Microsoft... para lançar um update qualquer, a merda de um service pack como lhe chamam, leva semanas ou meses (ou anos até) a sair, para depois o utilizador verificar que as falhas que tinha ainda não estão sanadas.
O Vista já saiu desde o inicio do ano e ainda não saiu um real update/service pack para calar todos os problemas que lhe apontam. É incompreensível isso, vindo de uma empresa que tem os maiores recursos financeiros ao seu dispor.
 E olhem que já se aguarda a chegada do Service pack 3 para o XP nesta altura do campeonato, o que para mim é ainda mais estranho. Então vão olhar para trás quando têm um sistema novo há quase um ano?

E depois todas aquelas praticas estranhas para com os outros.
Exemplos das suas praticas, pelo menos no mundo Apple:
Porque desistiu a Microsoft de fazer um Internet Explorer e um Outlook Express?
De manter o Messenger para Mac desactualizado na versão à 4 anos? (sim, ainda não temos videoconferência no MSN para Mac...) O Office demorar tanto tempo a sair? Onde andam as versões Intel? Etc...
É demais!

Claro que num panorama destes não consigo (ou não conseguimos) ter uma boa palavra a dar a favor da Microsoft... do Vista não digo nada porque felizmente não o uso.

Se, na Microsoft, em termos de inovação são nulos, em preguiça têm aos montes...

Faz-me lembrar a situação vivida na rodagem do filme "Apocalipse Now" justificada com a célebre frase:
"Too much money, too much equipment and... litle by litle... we went insane!"

6 comentários:

tymonn disse...

Realmente é triste, sou um grande ANTI-MS, sempre achei o MAC uma máquina mais bonita, o Leopard um excelente sistema operativo. Adoro linux, mete-me um grande nojo o MS-DOS ter aparecido quando o UNIX ja ia na versao 7, mesmo sendo pior a microsoft meteu o OS nas escolas e empresas, fazendo com q as pessoas se habituassem a usar o OS deles desde cedo, sempre a criarem grande monopólio de maneira a suprimir os outros, sinceramente eles sao contra a evoluçao, só atrasam o desenvolvimento de software.. É triste mesmo!
Bom texto ;)

Unknown disse...

o vista so da mesmo problemas, uma colega minha mandou o instalar e desde entao ja fui uma data de vezes p compor e nao lhe dao com a cura...
...estou a penxar compar um mac kando este xp der o berro...



PS: o blog ta muito interesante, vou linkar no meu, parabenx

Voyager disse...

Hummm onde e que eu já li isto?! =P

Voyager disse...

Até compreendo o que queres dizer. No fundo, isto é tudo uma questão de gosto pessoal em como queremos as nossas coisas organizadas! =) Como já te disse, tenho Vista e não tive nenhum problema.

Mas muito sinceramente e olhando por exemplo para a comparação entre Win e Mac, não vejo razão para dizer que a Microsoft "se inspirou no Mac OS X". É que não tem nada a ver...

Mas lá está, acaba por ser sempre uma opinião pessoal! :)

Abraço!

Anónimo disse...

Mac é a minha escolha, obviamente. Mas os utilizadores e apoiantes de Windows só o são pk foram ensinados a sê-lo. Quase obrigados.
Muitas pessoas nem sequer sabem que existem outros sistemas operativos.
Mas acredito que o panorama comece a alterar-se.

Visitem o Mac Addict.

ArmPauloFerreira disse...

@Todos:
Andamos muito em sintonia de pontos de "Vista".

@Secretsoul: déja-vú não é?
http://life-from-inside.blogspot.com/2007/11/windows-vista.html
Foi por ti que este post nasceu (reparei que o meu comentário ao teu post poderia ser melhor aproveitado...)


Se querem a verdade, como utilizador Mac de longa data (± 15 anos nisto), tenho que revelara que é o Vista o primeiro sistema operativo Microsoft que me encantou ao primeiro impacto.

Tem problemas, tem falhas, pode não cumprir perfeitamente, etc... mas acho que foi o passo da Microsoft mais interessante visualmente até aqui.

Pena é que a experiência providenciada pelo Vista ao utilizador, não transmita isso mesmo (o XP acaba assim a ser mais funcional)...
O Vista é uma amálgama de ideias dos imensos engenheiros que não foi unificada mas sim reunida.
Esperemos que o tão aguardado service pack 1 o coloque no bom caminho, para que estar num PC seja algo melhor.
Quanto a mim, aqui no meu Leopard, estou satisfeitíssimo. É mesmo bom e ainda não me deparei com tudo de bom que ele tem.