sábado, 15 de março de 2008

"Later with Jools Holland": faltam programas de TV assim...


1998: Tricky & PJ Harvey ao vivo no programa televisivo Jools Holland.


Recordo de ver este programa da BBC, o "Later with Jools Holland" nas noites da RTP2. Era (e é ainda) um grande programa de TV dedicado a mini-concertos ao vivo para TV. O apresentador, também músico (toca piano), apresentava todas as semanas as bandas que andavam em tournée. O estúdio era composto por vários palcos em forma circular. Cada banda convidada tinha o seu mini-palco e tocava um tema para de seguida se passar a outra banda/artista a solo. Normalmente cada um tinha "espaço" para tocar 2 ou 3 temas nessa noite.

O apresentador passeava-se pelo estudio circular e nas suas costas podíamos ver os artistas em cada palco a aguardar o seu momento. O Jools Holland fazia ainda mini-entrevistas e por ele sabíamos imensas novidades, tudo sempre em tom intimista. Por vezes o Jools ainda se dava ao luxo de tocar com as bandas um ou outro tema. Outras vezes era ele o pianista de alguns artistas a solo. E não excluía os mais diversos estilos musicais

Por lá passou (e passa ainda) toda a "nata" musical: Radiohead, Morrissey, PJ Harvey, The Verve, Morcheeba, Portishead, Massive Attack, Bjork e tantos outros que a gora a minha memória já não recorda...
...e actualmente passaram por lá os The White Stripe, Amy Winehouse, KT Tunstall, Franz Ferdinand e muitos outros novos nomes, incluindo a nossa Sara Tavares.

1997 - Radiohead "No Surprises"


1998 - Portishead "Over"


Como estamos nos dias de hoje?

Por cá chegou-se a ter um programa nas noites de Quinta-feira, apresentado pelo Miguel Ângelo dos Delfins. Era muito interessante também mas por cá não temas assim tantas bandas de qualidade e em quantidade para assegurar imensas emissões. Durou pouco tempo e não deixou marcas. Ao contrário de cá... o programa de Jools Holland continua a marcar gente.

Como se pode promover concertos por cá se, quem nunca vai aos concertos também não tem noção de ver essas bandas com um acesso facil como nos oferecia este programa?
Tinha ainda o condão de nos dar a conhecer nomes que desconhecíamos mas que depois de os ver actuar nos fazia apaixonar por novas músicas. Hoje em dia sinto imensa falta disso. A rádio não ajuda, o jornal Blitz já acabou há muito (foi substituido por uma revista que apesar de continuar a falar de música já nã tem a mesma alma do ex-jornal de referência) e a nossa TV é uma lástima total.
Para que queremos tops? Para gostarmos todos dos mesmos 20+? Enfim, uma vergonha!

É uma pena que, nos dias de hoje tenhamos tantos canais por cabo e em sinal aberto e nem sequer este "simples programa" passe nas nossas televisões (já não tenho a certeza mas acho que não passa mesmo).
É uma pena lamentável para a saúde da música, dos nossos olhos e ouvidos!


Deixo-vos com actuações recentes:

The White Stripes...


...e Sara Tavares



Sem comentários: