sexta-feira, 11 de julho de 2008

Música "pop" portuguesa... ao rubro!

A propósito de o grande Quim Barreiros ter lançado recentemente o novo disco (ou nova malandrice?) "Fui acudir" (2008), vamos apreciar exemplos bem à maneira da nossa música pop (popular traduzido para o inglês do "estrangeiro"), a nossa música e identidade musical mais popular pelo mundo e quem sabe de Portugal.

É demais este nosso país. Com tanta crise e escassez de euros nos bolsos de cada, taxas de juros sempre a aumentar um governo anestesiado pela inércia de nada fazer, crise no futebol nacional, desemprego acentuado, tantos, tantos problemas e... mesmo assim somos de uma fibra "criativa" e prestada á borga impressionante perante tal panorama!
Mas não é sobre isso que pretendo falar...

A música popular portuguesa (vulgarmente apelidada de pimba) é um dos géneros onde o optimismo do portuga sobressai, especialmente quando criativamente se sabe usar a língua portuguesa de forma a que a mensagem nos dê liberdade de imaginarmos outra mensagem mais atrevida na mesma canção. Basta trocar algumas palavras e... pimba já está a funcionar a malandrice!
É como se a boca fugisse para a verdade que realmente se quer cantar...
Noutros casos somos envolvidos numa piroseira tão tamanha e absurda de tão mau gosto que se torna numa agradável risada e motivo de boa disposição. O feio torna-se belo.


Quim Barreiros 
Os Bichos da Fazenda



Ena pá, mas que grande cantiga o Quim se saiu desta vez.
Como faz tanto sentido este refrão... se ouvir a letra toda, claro!
Temos de aplaudir este nosso grande artista, que já leva um carreira com várias décadas. Sempre bem disposto e disposto a alegrar a malta, com as suas composições de um lirismo tal que fez nascer uma geração de seguidores e de imitadores. E para os estudantes, não se faz a Queima das Fitas no Porto sem ele.
Quim Barreiros é o maior!
 

Rosinha
Só quer é fruta!


Não sei de que fruta se refere esta cantora. Será a tal referida fruta que a Carolina Salgado acusa Pinto da Costa e que implicaca uns certos árbitros? Não sei não...
...sei é que a música tem o seu quê de interessante. E a julgar pelo estilo com que se apresenta, junto do instrumento e com letra malandreca, faz paracer um Quim barreiros de mini-saia!


Eduardo Mourato
The blue ocean



Grande cultura linguística nos apresenta este açoreano (salvo erro). Sei que ele canta qualquer coisa durante a música mas eu é que não tenho capacidade de entender. Mas sou só eu... pois ele está a cantar muito bem e na perfeição. Só pode ser!
Esta deve ser a maior canção de amor, uma balada de bradar aos céus, tal é a elevação deste artista.


Apresentados estes artistas da cantiga portuguesa (o Quim não merecia estar aqui junto destes aspirantes) lembrem-se que existem muitos mais por aí (como o Telmo Miranda, o Shawn Fernandes,  etc), prontos a dar ainda mais colorido ao nosso Verão e a agradar todo e qualquer emigrante que regressa ao seu bem amado Portugal.
Melhor que este retrato... só na Liga dos Últimos, eh, eh, eh!!!

Sem comentários: