terça-feira, 25 de novembro de 2008

Isto de serem adversários não é positivo: Zon vs Meo vs etc (1)

Isto de serem adversários já não é lá muito positivo...

Se há batalha desnecessária actualmente é a que se vai passando entre a PT e a ZON, pela expansão do respectivos serviços concorrentes. A PT com o serviço Meo (tv, internet e telefone) e a ZON com o serviço Zon (TV Cabo, Netcabo e telefone).
Cada qual tenta sempre tirar da cartola um coelho mais apetitoso que o concorrente. E isto passa-se em todas as vertentes: marketing, aumento das vantagens exclusivas do serviço, aumento de mais serviços, novas boxes para TV, canais exclusivos e a integração da alta-definição, promoções, preços temporários, etc. Tudo serve...

A verdade é que o possível cliente é acossado de tantas formas que chega ao ponto de até nem saber dos dois quais deve escolher. E se digo "dos dois", é porque se mais alguns existem, esses também fazem guerra contra esses dois grandes e para com os outros mais pequenos também mas na realidade a implantação deles no mercado tem tido um nível quase simbólico. Sim, não se deve de menosprezar serviços como o do Clix com SmartTV, o da ArTelecom ou o da Cabovisão e alguns mais por aí que até desconheço (talvez por serem demasiado regionais e não terem "estaleca" suficiente para fazerem frente a quem quer que seja).



Breve diferenciação de serviços...

A principal diferença entre ZON e Meo é por onde chega o serviço e as vantagens e limitações de cada um.


- O Meo funciona pela linha de telefone e é por aí que chega, claro, o telefone e com a ajuda de um interpretador digital (modem Meo box) a internet e a TV. Dessa forma, o Meo funciona claramente por IPs para disponibilizar a internet e os canais de TV. Uma das razões por não dar para ter TV por toda a casa começa por aí, pois cada TV gasta largura de banda semelhante à internet. No fundo os canais Meo são sinal de TV a chegar por internet (IPTV) e gasta na ordem dos 4 Mbps por TV -multipliquem 4Mbps x TVs e podem imaginar a qualidade mínima da ligação para que tudo dê sem problemas - e é preciso juntar ainda a ligação de internet para os computadores).


- A Zon funciona por cabo e é por ele que chega um sinal analógico de canais de TV e com a ajuda de um interpretador de sinal digital (modem multimedia) a internet e o telefone fixo. Com a Powerbox ou a ZON Box, tem-se o acesso à TV de sinal digital (todo o pacote Funtastic Life e os canais codificados). Neste serviço é o telefone fixo que precisa de "truque" para ser um fixo como os outros (sem modem não há telefone).

- Os serviços como Clix+SmartTV são idênticos ao Meo e o da Cabovisão idêntico à ZON. A grande diferença relativamente aos outros operadores é que ambos, Meo e ZON, ofercem a possibilidade de receber TV por satélite nas zonas onde não chegam e assim conseguem ter clientes na mesma. Outra diferença é os outrso operadores encontram-se reféns das duas operadoras principais (a Clix+SmartTV na linha telefónica -a jogada das centrais PT tem sido de mestre aqui- e os principais canais premium pertencem á ZON - SportTV e TVCine- e esta vai fazendo as suas jogadas -a TVTel que diga da nega da Zon em lhe dar acesso à SportTV e mais tarde ao até ser comprada pela Zon).

No mercado nacional, para mim a verdade actual é esta: só há dois operadores de verdade e são a ZON e o Meo. E o que é curioso é que tudo derivou duma mesma entidade a Portugal Telecom (PT).

(continua na 2ª parte e o Benfica está metido ao barulho também)

4 comentários:

Alexandra Paulo disse...

Quanto maior a concorrência, melhor!!!!!

Só faz com que cada um deles melhore o seu serviço... e ai podermos nós beneficiar do melhor....

Não concordas?

WL

ArmPauloFerreira disse...

É claro que concordo. O problema é que nesse espirito de tanta exclusividade de serviços algo se perca e acabe por ser negativo para os clientes. Eu gostava de ter certos canais na ZON que existem no Meo. A malta do Meo gostava de ter certos canais que existem na ZON e por aí fora.

é compreensível esta concorrência mas me parece que podem os clientes ficar despontados por não terem acesso a tudo como gostariam.
Nos artigos seguintes a este avanço com uma dissecação do que me tenho apercebido.

Anónimo disse...

Do meu ponto de vista a Zon só tem vantagens em relação ao MEO.

1º Para quem tem mais que duas televisões e para quem nem sequer quer ter uma box (apenas canais analógicos em todas as tv's possíveis), a vantagem é toda ZON.

2º Para quem gosta de ter Net a ripar a grandes velocidades, sem ter dependencias de estar a ver televisão... a vantagem continua a ser ZON. No Meo estás limitado a 8Mb e se começas a puxar pela TVHD pode ser que fiques sem NEt.

3º Para quem quer pagar 9,99 para ter fixo e poder ligar para qualqer rede fixa sem pagar mais... Mais uma vez ZON. No Meo apenas é de borla ligares para a rede PT, mas com o número crescente de portados, hoje em dia ligar para 21... não é sinónimo de número PT.

4º Porque razão a PT vai apostar noutra rede que não a actual? A resposta é que a actual já tem os dias contados, ou seja quem apostar no MEO está a apostar num produto que está numa rede que não pode oferecer o que a ZON irá oferecer de futuro e com a rede Cabo.... Senão acreditam falamos daqui a uns tempos...

Para comprovar esta situação, tenho vários amigos que se dizem arrependidos de terem mudado na altura da TVCabo para a MEO, devido á MEO ter chegado 1º e ter feito uma grande campanha de Marketing com os Gatos!

Abraço.

ArmPauloFerreira disse...

@ Anónimo: Concordo com tudo o que disse. Também sou mais apologista da ZON que do Meo ou até da SmartTV.
Aliás, hoje em dia só a falta dos canais MOV, FX e Fox Life, já impediria de mudar...

As suas conclusões são aquelas que fui desfilando ao longo dos 3 artigos sobre esta situação. E depois desse mais alguns foram aparecendo...

É muito bonito o Meo mas ainda tem de percorrer um caminho para ser grande substituto do excelente triple-play da ZON.

Obrigado pelo comentário e vá aparecendo.