quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Isto de serem adversários não é positivo: Zon vs Meo (2)

Continuação da 1º parte deste artigo...


O jogo sujo...

Uma das formas de aliciar clientes é pelos conteúdos de cada serviço e preços. Sobre os preços estão muito próximos (apesar de achar mais vantajoso o caso da ZON na globalidade), a diferença pode ser encontrada nos conteúdos: canais de TV e pacotes de canais.

O Meo inovou na forma da oferta de canais por packs e géneros. Quer-se dizer, tem-se um pacote base e a esse juntam-se á escolha packs especificos de géneros de canais (packs de desporto, de filmes e séries, etc cada qual com o seu preço) ou então escolhe-se um pack total com tudo menos os canais premium. Os packs podem ser modificados mensalmente (tal como é possível na SmartTV). É uma solução jeitosa, dinâmica e uma solução a seguir.


A ZON tem um estilo de crescendo. Escolhe-se um pacote com um certo número de canais e depois escala-se para um pacote superior com mais canais. Não são lá muito flexíveis para descer no pacote e nessa altura tornam-se burocráticos . É preciso assinar papelada e tudo... mas para acrescentar ou mudar para produto superior basta dizê-lo ao telefone (e fica logo na hora).

A SmartTV, que funciona sobre a rede e infra-estruturas da PT, não tem tido vida fácil, acabando a coitada a viver praticamente só dos grande centros urbanos. A PT tem-lhe feito manguitos ao longo dos anos com o truque das centrais re-direccionadoras. Assim, o serviço Clix só pode operar nos limites das centrais directas (localizadas normalmente nos grandes centros) e esse facto tem chateado bastante os clientes pois noutras áreas servidas pelas redireccionadoras não têm direito a nada.

O mais curioso é que o Meo consegue funcionar nessas centrais mas a Clix não. A PT sabe muito...
Como se consegue justificar que aqui há uns anos ou meses atrás, certas zonas que nem sequer tinham qualidade de ADSL (quando a net atingia os 2Mbps já era considerado boa -enfim) e que só funcionava apenas no serviço Sapo (da PT claro), conseguem agora nas mesmas linhas pôr a "bombar" todo o serviço Meo?
O Meo consome bué de banda-alarga, penso que um mínimo de 6Mbps (4 para uma só TV e o restante para net).

É por isso que a ZON se safa bem. Tem uma rede própria de cabo, bem controladinha e está tudo dito. Eu prefiro o cabo à linha telefónica, mas sou a opinar. O cabo tem mais hipóteses de progredir continuamente. A linha telefónica tem limites... a não ser que passe para fibra óptica.


... já mete o Benfica ao barulho!

É mesmo!
Nesta guerra entre os dois operadores, até o SL Benfica está metido ao barulho. Tudo porque o Benfica sempre teve planos de ter um canal de TV próprio e a chegada do Meo como concorrente propiciou isso mesmo. A ZON sabe que isso é um negócio duvidoso pois se esta detém a SportTV, também não vai querer esvaziar desse canal premium um dos clubes mais aglutinadores de clientes.

A ideia da ZON foi ter uma SportTV ainda mais exclusiva ao fazer o SportTV 1 HD em alta-definição só para a ZON e sem distribuição para o Meo e afins interessados. Afinal é a SportTV o canal que a maioria mais aprecia, ao ponto de muitos até chamarem à TV Cabo... SportTV como se fosse o nome do serviço e não de um canal especial e com pagamento extra. Dá a SportTV, então está tudo bem.
Não dá... muda-se para onde dá.
Que diga a TVTel a quantidade de clientes que perdeu, quando a TV Cabo lhe fechou o acesso à SportTV (e com razão: a TVTel não implementou na rede TV digital e como era analógica a malta com alguns truques simples tinha acesso ao canal sem pagar).
O Meo respondeu à falta da SportTV 1 HD com o canal Benfica TV e há umas semanas atrás transmitiu um jogo do Taça UEFA do Benfica e foi o que foi. Toda a gente ficou a saber o que era o serviço Meo instantaneamente!

Ora nada melhor que a ZON comprar os direitos de um jogo do benfica e o emitir gratuitamente para todos os seus clientes (em digital com box ou analógicamente em sinal aberto).

Vale tudo, pois a ZON também quer o Benfica TV, que nesta altura já é um exclusivo Meo. Acreditem, Benfica TV vai dar que falar. Para já, o canal no meo terá a posição 30 e na ZON, vai ser emitido na posição... 29.
Entretanto no Meo, já passaram a contar com todos os canais da SportTV, incluindo o SportTV 1 HD (e gratuito até ao final do ano). Se calhar esta cedência da Sport TV pela ZON, signifique que eles querem de forma amigável o Benfica TV.

É como dizem os alunos daquela escola com a confusão da aluna e professora com o telemóvel:
"Vai haver fight!"

Continua para a 3ª parte final.

Sem comentários: