sábado, 15 de novembro de 2008

Música da semana: Spawn, uma banda sonora de culto

Tenho publicado por aqui imensos artigos sobre filmes de super-herois da BD. Hoje vou recordar o filme "Spawn" (1997), não tanto pelo filme mas sim pela banda sonora que este filme nos brindou há 11 anos atrás.


Spawn - uma pérola de banda-sonora


Por vezes um filme pode não ser nada de especial mas pode trazer a reboque um banda-sonora de respeito.
A do Spawn foi inovadora e invulgar na altura em que saiu. Tudo porque parte de uma premissa que na época ainda não estava explorada (mesmo depois se explorou esta ideia): que é o embate entre bandas de metal com as electrónicas da dança numa mesma música. Não foi a primeira vez que se tentou esta ideia, mas foi nesta banda-sonora que se conseguiu concretizar devidamente a intenção e isso dotou-a de um certo culto.

Assim em "Spawn: The Album" (1997) temos o seguinte alinhamento:

"(Can't You) Trip Like I Do" - Filter & The Crystal Method
"Long Hard Road Out of Hell" - Marilyn Manson & Sneaker Pimps
"Satan" - Orbital & Kirk Hammett/Metallica
"Kick the P.A." - Korn & The Dust Brothers
"Tiny Rubberband" - Butthole Surfers & Moby
"For Whom the Bell Tolls (The Irony of it All)" - Metallica & DJ Spooky
"Torn Apart" - Stabbing Westward & Wink
"Skin Up Pin Up" - Mansun & 808 State
"One Man Army" - The Prodigy & Tom Morello/Rage Against the Machine
"Spawn" - Silverchair & Vitro
"T-4 Strain" - Henry Rollins & Goldie
"Familiar" - Incubus & DJ Greyboy
"No Remorse (I Wanna Die)" - Slayer & Atari Teenage Riot
"A Plane Scraped Its Belly On A Sooty Yellow Moon" - Soul Coughing & Roni Size


Nem todas as faixas são merecedoras de relevo. Aliás, o álbum tem alguns momentos pouco conseguidos (pouca criatividade e pouca dedicação de algumas partes) mas a verdade é que certas faixas conseguiram a simbiose perfeita entre estes dois estilos tão afastados na altura (hoje em dia já nem por isso).

Deixo-vos com os melhores resultados em destaque:

"(Can't You) Trip Like I Do" - Filter & The Crystal Method


"Long Hard Road Out of Hell" - Marilyn Manson & Sneaker Pimps

...e especialmente aquela que é a melhor faixa:
"Spawn" - Silverchair & Vitro

Potentissimo som grunge sobre esteroides, com a bateria e as batidas gordas em simultãneo e ainda os loucos retoques tecno sobre a raiva vocalizada em uníssono com a força das guitarras... valente e inesquecível!

Para gritar bem alto:
Death becomes clear... Let to the bone.
Let to... to the boooone!!!




Umas palavrinhas sobre o "Spawn - The movie"...

Sobre o filme "Spawn - the movie", posso dizer que o vi várias vezes (no Cinema e depois na TV). Este era um filme ambicioso não por ser mais um filme fantástico mas sim por transpor em imagem real uma espécie de super-herói maldito com uma temática muito mais adulta e fora do comum do que era visto nesse tempo no género pois movimenta-se em ambientes pesados e soturnos. É muito próximo de Hellboy e de Blade do que de heróis como o Homem-Aranha ou Superman.

Spawn, conta a história de um agente que morreu em serviço por traição e a quem o Diabo lhe ofereceu uma nova vida e o devolveu ao mundo dos vivos para ajudar o demónio a dominar a Terra. É claro que ele tinha uma réstia de humanidade e ficou do lado bom (obviamente o nosso). E passou a usar as suas habilidades para nos proteger dos outros demónios que chegam do Inferno.



Um dos elementos que o criador da BD de Spawn, Todd McFarlane, dotou a Spawn foi uma capa viva (vermelha) que tem movimentos próprios e que esconde algumas habilidades. E como Spawn é uma espécie de demónio meio-humano, encerra nele mesmo algum arsenal que surge saído do seu próprio corpo.

O filme foi feito na altura em que ainda a técnica e maturação deste tipo de herói ainda não estava no ponto e revela imensos momentos onde necessitava de efeitos especiais melhores e desta geração. E a história não é assim muito elaborada pois conserva um imaginário ainda algo tonto como certas adpatações BDs ainda apresentam actualmente. Os cenários contudo evocavam o "Batman" de Tim Burton, com os ambientes escuros, góticos e com vários elementos religiosos.

É um filme que dá para ver mas não é nada de especial. Como sou um apreciador do género fantástico e de personagens BD... gostei de ver. Até porque este foi um herói surpresa que nunca tinha "consumido" em BD, na verdade.

5 comentários:

middle finger disse...

Não posso passar sem comentar ... quando o cd saiu fui a correr comprar por causa da musica "Long hard road out of hell" do Marilyn Manson.
E fiquei bastante impressionado com o resto do álbum, pelo que o consumi durante meses. Nunca gostei muito do filme, mas o cd era fabuloso.
Obrigado por me relembrar bons tempos.

Abraço,
Bruno R

ArmPauloFerreira disse...

Spawn, quer o filme quer a banda-sonora, foi algo que nunca mais me saiu da memória... todo ele é alternativo e isso agradou-me sempre.

A BSO interessou-me mais pelo lado electrónico e pela curiosidade de os ver junto do vil metal pesado. No geral a maior parte safou-se, alguns até muito bem e uns 4 ou 5 com elevada distinção (principalmente os 3 destacados).

Pensei que ninguém conhecia este material mas afinal...

Loot disse...

Falta-te a dos Morphine com os Appolo Four Fourty que não saiu na edição europeia (detesto que lanceme dições diferentes).

Mas tá tudo dito uma banda sonora que não sendo toda do memso nível merece sem dúvida atenção eu gostei muito mais do que do filme :P

Mas o filme vale a pena nem que seja pelo Leguizamo como Violator :D

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado Loot pelo comentário a esta mitica OST... mas deixaste-me à nora pois não tenho esse extra. E isso tá mal...
Foi muito positivo esta contribuição pois complementa este artigo dedicado a Spawn. Thanks!

Loot disse...

Mete mítica nisso ainda me lembro quando descobri isto :)

A canção é esta: http://www.youtube.com/watch?v=xboSIeESUYI&playnext=1&list=PL7C3A2587942DB41B&index=12

Só a descobri muitos anos mais tarde, acho que no ano passado e por acidente. é o problema com as edições variarem de país para país. O meu primo tem este CD em original (de quem eu gravei uma k7 na altura lol) e não há canção para ninguém.

Na altura não conhecia mas hoje Morphine é obrigatório para mim :) E os Apollo também lhe davam mto bem.