terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Series TV: "Caprica"... chegou!

A série "Caprica" já chegou... finalmente!

O ano passado vimos sair em DVD (rever artigo dedicado ao lançamento), aquilo que seria o episódio piloto desta série (de quase 2 horas, portanto uma espécie de telefilme), que é no fundo uma prequela da "Battlestar Galactica" (BSG) 2003, mais ou menos uns 50 e tal anos antes do ataque às colónias.

"Caprica" é então uma série dramática de ficção-cientifica numa realidade futurista (embora pareça não muito distante do que conhecemos) e lida com algumas temáticas como as religiosas (o adoramento de vários deuses e onde se assiste á facção que defende um deus único), as diferenças entre comunidades (das diferentes colónias) e obviamente que apresenta o desenvolvimento tecnológico como ponto de partida para a situação (vemos o enorme avanço no mundo virtual pela via da holo-banda e também da robótica com um avançado estado de inteligência artificial).

Acompanhamos duas famílias de estilos opostos, os Graystone e os Adams (na realidade um nome disfarçado pois são os antecessores da família Adama da "BSG" 2003) mas que se cruzam devido à morte de familiares num acidente de metro. Cada uma lida com o facto da perda á sua maneira, contudo a personagem Daniel Graystone, pai da falecida Zoe (pai e filha ambos génios informáticos) a tentar lidar com a perda da filha de um modo diferente.

A jovem Zoe, sem o pai ter conhecimento, havia antes descoberto e transferido toda a sua consciência para o mundo virtual, facto que leva o pai a reencontrá-la pela holo-banda e decide arranjar uma forma de a "corporizar" de novo no mundo real... e cria o primeiro Cylon (o centurião original)!

As consequências desta invenção, de uma entidade virtual num corpo mecânico, dá logo para imaginar, se se pensar na BSG...


O 1º episódio que saiu a 22 de Janeiro, é no fundo o mesmo que já se havia visto em 2009, desta vez algo censurado (é para exibir em TV logo é natural a remoção de algumas cenas menos próprias), surge com mais alguns efeitos visuais melhorados e um ou outro ponto e tal diferente… mas soube a pouco por ser já conhecido. Mesmo assim temos série!!!

“Caprica” é uma série obrigatória de seguir… e isso está mais que claro!!!

Sem comentários: