sábado, 28 de agosto de 2010

1975: as músicas do ano em que nasci... (Musica da semana)

No ano de 1975, uma das minhas bandas favoritas editava um dos seus melhores álbuns. Refiro-me, é claro, aos Pink Floyd e ao mitico "Wish You Were Here".


É um dos mais valiosos álbuns da banda, que sucedeu a outro que ainda hoje é um dos melhores da história mundial da música, obviamente o "Dark Side Of The Moon" -1973). É um álbum também conceptual e que lida com o sentimento de ausência da banda de um dos seus membros fundadores, Syd Barret (que havia perdido a sua sanidade mental devido aos alucinogénicos).

Tem uma das minhas mais preferidas canções de estúdio da banda, a "Welcome To The machine". Contém também as inesquecíveis "Shine On You Crazy Diamond" (em duas longas partes) e a mais popular da banda "Wish You Were Here"... se bem que destas duas gosto mais de as ouvir do disco ao vivo "Delicate Sound Of Thunder" (Ok... que sacrilégio mas prefiro antes estas versões).

Nada melhor que exemplificar com uma faixa deste álbum duma actuação única com todos os 4 membros por ocasião do evento Live8.

Wish You Were Here (Live8 version)


Em 1975 também houve muitos e variados hits, como os:
The Eagles "One Of These Nights"/"Take It To The Limit"/"Lyin' Eyes";
David Bowie "Young Americans";
Leonard Cohen "Suzanne";
Paulo de Carvalho "Nuanbuangongo, Meu Amor";

Etc... entre outros que agora assim de repente não me recordo (mas que acredito desse lado recordarem-se de muitos mais... os comentários podem servir para isso!)

2 comentários:

Bruno Cunha disse...

Grande álbum. Também o tenho, original.

Abraço
Cinema as my World

ArmPauloFerreira disse...

Eu igualmente e obviamente que também original em CD.