segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Ideias para resolver o iMovie'08

Ainda com o assunto iMovie...
No post anterior reflecti sobre o novo iMovie e evidenciei a mudança de filosofia desta aplicação. leiam primeiro o post anterior antes de avançarem com a leitura deste.

Contudo, entendo que também deveremos manifestar ideias e soluções a este caso. Entendo até que a Apple estará certa com a nova orientação dada à aplicação e que a ideia de fazer outra totalmente nova lhe permitirá desenvolver ainda melhor visto estar toda reescrito de inicio e não baseada num tipo de código já antigo.

Recordo a quem desconhece que, o iMovie começou no Mac OS 9, foi migrada para OS X (e sua sucessivas encarnações) e que ainda sofreu a passagem de PowerPC a Universal (para funcionar em Macs com processadores Intel).

Muitos devem decerto lembrar o programa da TVI Big Brother, onde os concorrentes tinham por vezes a tarefa de filmarem-se e depois editar um filme que seria mostrado num especial de TVI. O programa onde editavam era o iMovie e editavam nos iniciais iMacs DV (acho que o Pedro Aniceto terá responsabilidades nisso -se sim, fez muito bem).

Pois bem, uma vez que a Apple reconheceu o erro logo após o anuncio da keynote, disponibilizando para download a versão anterior do iMovie (sem precedentes em toda a indústria informática) e inclusive ao se instalar o novo iLife'08 o antigo iMovie não ser substituído, leva a crer que a Apple sabe bem o que fez e o que isso representa.

Para mim, a Apple deveria estar já a fazer a um verdadeiro update ao iMovie passando de 7.0 a 7.1, trazendo no update uma melhoria de condições não presentes na actual. Na verdade não iria alterar a filosofia do novo iMovie'08 mas sim acrescentar à aplicação características em falta no campo do DVD. Ou então dar às outras aplicações poderes para tal.

Alguns exemplos que a Apple poderia considerar:
- acrescentar no iMovie ferramentas (do tipo em menu avançado) para poder afinar as durações das transições, o poder controlar o som adicional ao inicio e fim da colocação (e não regular só o volume para toda a faixa), acrescentar alguns efeitos de video para termos mais liberdade criativa, não precisava restituir a timeline mas era interessante ter um espécie de menu flutuante opcional com uma espécie de mini-timeline para o "realizador" ter maior noção de tempo, precisão e posição ao longo do filme;
- repor ao GarageBand a funcionalidade do Movie Scoring. Era um grande feito para as dobragens mais sérias, e faria definitivamente muita gente usar esta aplicação uma vez que se escolheria do iTunes as canções para adornar o filme (se não crio ou componho música ou podcasts então não o uso... mas se tivesse de fazer nele a dobragem já usaria concerteza);
- dar ao iDVD a função de ser ele a atribuir aos filmes a possibilidade de colocar capítulos ao longo do filme. Os capítulos quando atribuídos gerariam no próprio iDVD o menu de capítulos (actualmente só deverá aparecer um capitulo ao filme, que é o filme todo e imaginem agora que ele tem 1 hora ou mais e é preciso no leitor de dvd mostrar aquela tal cena fixe e tal);

E estão assim a perceber a minha visão: ao usar todo o iLife'08 para seja que tipo de projecto e suporte fôr, estaríamos a interagir com todas as aplicações!

Gostaria que comentassem o que pensam deste assunto do novo iMovie e sobre as minhas sugestões para melhoria. Digam o que pensam e se concordam.

Actualização de 21 de Agosto:
A questão do iMovie está se a alastrar por toda net e estão a surgir imensas reviews pouco abonatórias.
Dennis Sellers, do site/blog "Macsimum News" americano, tem uma posição semelhante á minha. Por essa razão deixei lá o meu comentário, obviamente em inglês, e lá poderão dar a vossa vista de olhos. Clique aqui.

Sem comentários: