quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

MobileMe... faz algum sentido ter este serviço tão bem pago?


Eu penso que não... e até acho embaraçoso, falar deste serviço da Apple.

O conceito do serviço é excelente, ou seja ter tudo o que é nosso bem à mão numa "nuvem" (na internet). A partilha de fotos é até o ponto mais alto do serviço. Outro ponto a favor é o enorme espaço de armazenamento.
Mas depois de tudo isso... todo o resto é questionável.

É dos tais serviços que a Apple deveria ter gratuitamente para todos aqueles que compram um Mac ou iPhone. Talvez aí fizesse sentido a existência deste produto-serviço... De outra forma como se pode convencer quem quer que seja a aderir ao serviço pago do MobileMe? Ainda para mais que continua com problemas desde que foi lançado. E se pensarmos bem pode se ter quase tudo isso de forma semelhante gratuitamente pela Google. E para se ter acesso a um serviço de e-mail, é bem sabido que basta se ter um serviço de internet que já se tem isso associado ao serviço.

É questionável, pelo menos para mim, ao ver que com os serviços gratuitos do Google se pode ter e-mail, alojamento sincronizado dos contactos (com o iPhone, os contactos consolidam-se entre os contactos do Gmail e o Adress Book do Mac), calendário, fotos, blog, etc. E espaço de armazenamento sempre se arranja pela net também (o Google só não dá isso).

Depois acho ainda hilariante, ao ir a uma loja comprar o Mobile Me e obter-se uma caixa... vazia!
Não tem lá nada dentro. Apenas uns papéis com o cupão do código.
Quase 100 por uma caixa vazia...

Se o MobileMe fosse gratuito se calhar mesmo assim teria pouca aderência. mas lá que era interessante se fosse oferta como recompensa por ter comprado um Mac ou iPhone, lá isso era.

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo. Não que o Mobile Me seja ruim ou coisa parecida, o problema é que os serviços do Google são muito bons e gratuitos!
Minha vida digital gira toda em torno do Google; e ainda bem que todos os serviços se integram muito bem com meus Macs e meu iPod.
Inclusive estamos migrando alguns serviços da empresa para o Google Apps, que tem se mostrado extremamente eficiente nos nossos testes.

ArmPauloFerreira disse...

As Google Aps ainda não dou uso e raramente recorro a elas.
Mas não concorda também que a Apple deveria ter esse produto gratuito e como forma de recompensar o cliente que escolhe um Mac ou iPhone?
Dado aos preços dos produtos Apple seria uma oferta que valorizava a compra e era diferenciador.

rmr disse...

Com certeza! Seria uma maneira de agregar mais valor aos seus produtos.

Falando em Google, dessa vez assinarei meu comentário com o perfil Google/Blog, por pura preguiça para digitar meu nome/URL...

ArmPauloFerreira disse...

E se todos os macUsers usassem o MobileMac, a visibilidade das possibilidades Apple seriam ainda mais evidentes. Se a Google, a Microsoft e a Yahoo, têm serviços on-line gratuitos... a Apple também deveria de marcar uma posição. Talvez um MobileMe lite...