terça-feira, 23 de novembro de 2010

Escutando podcasts... Ante-Cinema e os seus 2 webcasts

Desta vez o destaque recai sobre 2 podcasts dedicados ao cinema, provenientes duma mesma entidade.

Na verdade não os considero até como podcasts verdadeiros, do género de descarregável. Não dão para serem escutados como qualquer outro podcast num iPod/iPhone e semelhantes, não dá para serem seguidos automáticamente pelo iTunes (e parecidos) ao não dar para os subscrever.
No fundo, não são podcasts mas sim webcasts, só possíveis de ouvir com uma página de internet dedicada.
Neste caso a página é a do blog Ante-Cinema...


...e o "webcast" audio é o "Ante-Cinema Podcast", que é muito interessante e recomendo descobrirem. Dedica-se abordar a semana de estreias, ou pelo menos uma parte em grande destaque e várias informações sobre o mundo do cinema. Ouve-se muito bem, não abusa na duração e está fixe pelo seu lado de "revista" informativa com uma locução em estilo comercial (tipo radio/tv) de Ricardo Daniel, o responsável por esta área no blog.

Clicar aqui para aceder á lista de "emissões" audio já "no ar" desde Setembro'10.

Ante-Cinema Podcast9 by Ante-Cinema

+


O outro webcast digno de nota é o mais recente "AnteCinema TV", que esporadicamente explora com imagem, entrevistas, cobertura de eventos, etc e abre um futuro com um infindáveis possibilidades.
Torna-se valioso no sentido de nos darem a conhecer eventos/locais/intervenientes que de outra forma até passariam ao lado no actual esquema mediático.
É uma iniciativa, que se continuar a prestar atenção, com o seu "jornalismo cinéfilo", ao que se passa nas franjas do mediatismo, será um recorrente ponto para termos em muita atenção no futuro.

Clicar aqui para "sintonizar para as emissões deste canal".




Notas finais:
Recomendo apreciarem ambos os webcast, cuja iniciativa é deveras meritória.
Contudo, para mim ao não serem podcast convencionais e por só funcionarem por streaming (de audio/video), obrigando a ter uma página web aberta... pessoalmente acho que já não é a mesma coisa e perdem alguma da piada (que os podcasts "normais" têm).
E isto conduz ao grande ponto negativo, que é sem a subscrição (como há via iTunes)... basta esquecer de visitar a página ou não abrir o feed RSS deste blog... que já passou ao lado a relevância momentânea destes webcasts.
Mesmo assim recomendo

Sem comentários: