quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CEO da Nokia... admite: com o iPhone, a Apple mudou todo o mercado

Conforme diz no artigo do Blog do iPhone (Brasil), que transcrevo (e subscrevo), a "Nokia cometeu um péssimo erro estratégico ao subestimar o iPhone no seu lançamento. Pelo menos é a conclusão que se chega ao ver o discurso de Sephan Elop, atual CEO da gigante finlandesa.




Em um comunicado a seus funcionários, Elop diz que a empresa deixou a concorrência (Apple e Android) crescer e tomar conta do mercado, sem adotar nenhuma reação eficiente.


O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e nós ainda não temos nenhum produto que chegue nem perto da experiência dele. O Android chegou ao mercado 2 anos depois e esta semana nos tomou a liderança em volume de smartphones. Inacreditável.


E ainda complementa:


Em 2008 o market share da Apple era de 25%, mesmo com um aparelho de US$300; em 2010 subiu para 61%. Eles estão experimentando uma tremenda trajetória de crescimento, com aumento de ganhos de 78%. A Apple demonstrou que se o design é bom, os consumidores pagarão mais para terem uma ótima experiência, atraindo também desenvolvedores e aplicativos. Eles mudaram o jogo e, hoje, dominam o top de linha."

A verdade é que o factor iPhone provocou um enorme abalo no mercado e impulsionou à evolução que os smartphones adquiriram e quenos dias de hoje se tem como garantido: grande ecrã, touch screen, recepção de dados de todo o tipo (mail, net, aplicações, redes sociais, etc), tarifários com plafond de dados e verdadeiros tudo-em-um (musica, fotos, video, jogos...), etc.

"Os telefones só servem para telefonar!"
Pois, pois...

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