terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ainda sobre o iChat e o MSN


Na publicação anterior referi a capacidade do iChat comunicar com outros IMs.

Esta técnica de falar do iChat para o Messenger (Mac ou PC) não é simplesmente dada pela conta Gmail/GoogleTalk (Bate-papo).

É baseada no uso de transportes jabber (Gateways), que ficam a funcionar de forma indirecta. Ou seja, como a conta Gmail é jabber usamos um server gateway, de alguma entidade que o permita, que nos dê o serviço de transporte da conta hotmail que temos. Quando "tranportado" para o Gmail/GoogleTalk ficamos aptos a comunicar de um só programa, neste caso do iChat para vários (de iChat para GoogleTalk, Sapo MSG, qualquer tipo de jabber e ainda o MSN.

No fundo é usar a técnica do Sapo Messenger, embora este tenho o seu suporte próprio dado pela PT já integrado. A diferença é que o Sapo Messenger é restrito ás contas Sapo/Netcabo e a que indico é totalmente aberta, gratuita e à nossa escolha.
Um pequeno á parte: também podem usar a conta do Sapo/Netcabo no iChat e fazer o mesmo que faz o Sapo MSG, inclusive até enviar SMS pelo iChat (SIP). Sim, é verdade mesmo!
 
Contudo, o uso desta técnica tem alguns factores contra:
- não permite videoconferência/voz entre iChat e MSN (para isso é melhor usar programa mais dedicado como o aMSN);
- não suporta o envio e a recepção de ficheiros por chat nem os chat-rooms;
- fica dependente do server gateway (se estiver sempre operacional nem notamos mas quando fazem manutenção o serviço fica temporariamente desligado, o que se traduz em não nos aparecerem os contactos do MSN);
- teremos de guardar os contactos de IM do MSN com endereços alterados (na terminação) para o server jabber que estamos a usar;
- e provávelmente um ou outro detalhe que agora me escapa;

 Também não invalida que quando queremos dar o nosso endereço de IM, só tenhamos de dar o do Gmail/GoogleTalk. Temos de continuar a dar o nosso IM do MSN na mesma para aqueles que só têm o Messenger (normalmente todo o pessoal do Windows). 


No fundo, se a intenção é comunicar por escrita, isto é indicado.

E tem vantagens:
A 1ª vantagem é que permite os serviços que o server gateway escolhido nos oferece, por exemplo pode dar transporte, além do MSN, também de ICQ, Yahoo, etc.
Depois, simplifica os programas em uso e abertos. E dá finalmente utilidade ao iChat, com as vantagens que este tem ao ser integrado no sistema e a interacção com o Adress Book, Mail e Safari, principalmente.

Outra vantagem e talvez a mais interessante, é que ao fazer este "tunning" à conta Gmail/GoogleTalk não é só o iChat que beneficia: o próprio webmail do Gmail ganha mais no campo da funcionalidade Bate-Papo.
Assim o Bate-Papo que se pode aceder quando vamos ao Webmail Gmail pelo Firefox (o Safari inexplicávelmente não suporta esta característica), passamos também a poder comunicar directamente do browser além dos contactos gmail também para o MSN. E as conversa ficam gravadas no bate-papo como se fossem e-mails para podermos consultar mais tarde (ás vezes dá jeito quando nos recomendam sites e etc)
É mesmo fixe!!!

Talvez um dia, e se se mostrarem interessados (deixem nos comentarem é claro), publique aqui passo a passo, como dar ao iChat essa capacidade extra.

Assim, quem precisa do Adium ou do Messenger?

Não tenho nada contra o Adium ou contra o Messenger. Na verdade contra o Messenger até tenho...
O Adium faz tudo isto de forma mais directa e bem integrada. Quem usa e gosta do Adium não terá razões para trocar. Mas eu aprecio muito a elegância do iChat e a sua descrição. A forma de comunicar com os balões é muito esclarecedora e bem pensada (até muito copiada já). Depois de um bom tempo a usar o iChat assim, dei uma chance ao Adium mas não me encheu as medidas. Só pensava em regressar...


Por isso digo: iChat é melhor do que se pensa.
Muitos macusers nunca usam o iChat e não sabem o que estão a perder.
E algumas características que lhe faltam podem ser adicionadas com um utilitário Chax (gratuito).

O Leopard (Mac OS X 10.5) vai potenciar radicalmemte esta aplicação de IM (vejam aqui pelo site da Apple).
Eu aguardo ansiosamente pelo 10.5 muito por responsabilidade das novas características novo iChat.
Mac users por aí digam lá o que acham...

Sem comentários: