sábado, 22 de setembro de 2007

iChat e a videoconferência

Por vezes levanta-se a questão sobre como fazer videoconferência nos Macs, por cá.
O mais eficaz será ter o Skype.
Outra eficaz solução a ter é o iChat a funcionar com as contas .Mac. ou AIM.
Também se pode fazer do Messenger usando outra de nome aMSN (nunca experimentei).


Uma outra solução muito boa e que uso...

É na mesma usar o iChat mas ter nele configurada uma conta jabber do GoogleTalk.
Concerteza muita gente aqui usa as contas de e-mail Gmail da Google.

Mas o que não é muito divulgado é que se nos ligarmos do iChat com uma conta Gmail (é uma conta Jabber) a outro Mac que também tenha o iChat configurado com uma conta Gmail, ele permite, além da escrita por mensagem instantânea, o audio e o video.
E pela minha experiência funciona muito melhor que com o Skype, pois por vezes sofre de latência e atrasos.
(Se os podcasters d'A Macacada usassem uma solução destas, se calhar não faziam as tristes figuras  com as falhas do Skype...)

Ora isto é que é uma coisa boa, pois as contas gratuitas do Google, que nos oferecem imensos serviços (e-mail, agenda, bate-papo, blog, picasa, etc.) ainda nos permite fazer chamadas de audio e também a videoconferência (que é mais completo).
Boa Google!

Um outro segredo...

Mas o meu iChat esconde mais uma habilidade: eu comunico da minha conta Gmail com todos os meus contactos Jabber e também para todo o pessoal do Messenger (MSN). É verdade, eu não uso o Messenger.
Assim, aqui no meu Mac uso só dois programas para "falar": o Skype e o iChat (com uma única conta -a do Gmail) e "falo" para todos!!!

2 comentários:

Jorge disse...

Bom blog.

Anónimo disse...

Outra dica para videoconferencia é a sala de conferencia web da Livestream

video conferencia