terça-feira, 11 de setembro de 2007

Recordar o dia 11 de Setembro de 2001



Hoje é dia para recordar o dia 11 de Setembro de 2001, o dia que mudou o mundo.

O dia que instalou o medo, a dúvida, a incerteza, a indignação e o pesar por todos aqueles que foram vítimas da tragédia ocorrida devido aos atentados sobre a América.

Esse foi também o dia que tive instalado na minha casa os canais de cabo. Havia sido esse o dia agendado pela TV Cabo para instalar o seu serviço de canais, na altura ainda por satélite (só há um ano a minha zona ganhou a passagem do cabo).
Tinha pedido o serviço de canais porque aborrecia-me estar sempre à mercê de só 4 canais detentores de uma programação sempre igual, pouco diversa e onde não davam os programas mais interessantes que as vulgares novelas, noticiários pouco esclarecedores, sempre os mesmos filmes da treta e muitos reality shows. Lembram-se dos Big Brothers, do pontapé do Marco e da vitória do Zé Maria que tiveram honras de cobertura durante todo o dia com direito a abertura dos noticiários na TVI.
Pois é... eu queria mais do que isso. Mais do que as patetices dos nossos canais...

Mas no dia que tive TV Cabo para ver, eu e a minha cara-metade, sentámo-nos frente ao sofá para ver o que era isso dos canais de cabo da TV Cabo e vimos... a cobertura do atentato em quase todos os canais.
Sim, só dava practicamente isso!

Mesmo canais como o Odisseia e História e afins exibiam uma imagem preta por terem suspendido as emissões. Não fossem os canais musicais e de cinema e dedicados à juventude e nada mais haveria para ver de diferente.
Que desilusão para uma primeira vez, não fosse esse um dia em que tinha acontecido algo de muito grave e intrigante.

Quem teria atacado os americanos? Se eles a maior potência mundial não conseguiram evitar aquilo o que seria de nós por cá se tal acontecesse? Tantas perguntas sem resposta, que a ajuda de ter TV Cabo e a possibilidade de fazer zapping por tantos canais acabou por ser uma ajuda naquele dia de incerteza, de receios, de medos...
Foi um dia triste para a Humanidade.
E eu assistindo a tudo pela caixinha que mudou o mundo, inundada com imagens desse mesmo mundo a ser mudado.


Adenda:
Recomendo também um outro artigo onde abordo um pouco sobre a foto a que se denominou The Falling Man... é só clicar aqui.

Sem comentários: