sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Breves pensamentos sobre a música dos anos 90: o metal, a electrónica e as bandas-sonoras

Considero que a década de 90 foi importante para a música em duas áreas:
a música com guitarras "pesadas" e a electrónica (excluo a pop porque essa será sempre reflexo do sociedade e as modas do momento).

Como é sabido os anos 90 ofereceram-nos géneros que apareceram com muita força e depois se evaporaram. Talvez  porque da mesma forma que todo o mundo os adorou, logo depois se passou a renegar esses géneros... e alguns até foram géneros bem interessantes e estimulantes.

Estou a referir-me no campo das guitarras eléctricas:
- ao grunge (Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden) e o pós-grunge (Bush, Silverchair, Foo-Fighters, etc);
- o rock neo-psicadélico (Radiohead, Spiritualized, The Verve, etc);
- o rock indie renovado (dEUS, The Flaming Lips, Tindersticks, etc);
- o próprio metal explodiu em imensos sub-géneros como o trash, death, etc (Marilyn Manson);
- o nu-Metal, que mais tarde presta um novo fôlego ao metal ao juntar hip-hop (Limp Bizkit, Korn, Linkin Park, etc);
...para além de outros mais.

Nirvana, Marilyn Manson e Limp Bizkit


E no campo da música electrónica...
...surgiram correntes musicais tão inovadoras como refrescantes e que marcariam em definitivo o som da música. Primeiro porque renovou os processo de obter novas bases de som para o hip-hop e para o R'n'B e depois porque deu novas respostas de som como:
- o trip-hop, o big-beat, o jungle, o drum'n'bass,
- tecno, house, dub, gregorian-house, etc, etc;
... e outras evoluções (muitas delas encalhariam no caldeirão do chill-out).

A verdade é que o periodo entre 91-99 foi mesmo estimulante e desse tempo emergiram imensas bandas e artistas de culto nos dias de hoje, como Massive Attack, Portishead, Tricky, Prodigy, Chemical Brothers, Goldie, Sneaker Pimps, DJ Spooky, Carl Cox, etc, etc... (esta pequeníssima amostra dá para ter uma ideia do muito que surgiu nos 90s).

Massive Attack, Portishead e The Chemical Brothers


A electrónica também despontou o gosto dos artistas e bandas de outros géneros. Principalmente pelas remixes electrónicas, pois era importante terem um dos seus hits assinados pelos grandes da electrónica.
Gente como os The Rolling Stones, Madonna, Radiohead, etc, disputaram os melhores remisturadores para fazerem versões para pistas de dança (activas ou de chill-out) e até os melhores produtores desse estilo.


Até as bandas sonoras foram influenciadas...

O metal e a electrónica, juntos ou em separado, tiveram também enorme influência na música para filmes.
Se nos dias de hoje já não tenho dúvida que o salvamento da música clássica foi o cinema (é nas bandas-sonoras para filmes que o género clássico se renova e é até escutado por mais públicos que de outra forma fugiriam a sete-pés), a verdade é que até as bandas sonoras passaram a ser polvilhadas de sons electrónicas e a contar também com guitarras bem pesadas.

Repesquei as bandas-sonoras por que na década de 90, certos filmes ganhavam edições em CD das respectivas BSO's que eram autênticas pérolas:


The Crow, The Saint, Batman & Robin, The Jackal, X-Files (Fight the future), Matrix ou o Spawn (principalmente neste último o conceito foi levado mais longe - saiba mais aqui).

Passariam, há vinte anos atrás, na censura dos produtores de cinema mainstream, os temas pesados de Missão Impossível 2 ou o actual tema de James Bond em Quantum of Solace?
Pois... a evolução do ouvido público tem resolvido.


Mais tarde, já nesta década de 2000, acabaríamos todos por perceber que o contacto com a electrónica com a pop, o hip-hop, o rock, o metal, o jazz ou a dança, etc provocou "estragos" na forma como ajudou a misturar os géneros todos (hoje em dia é dificl já de catalogar os estilos de música - tudo é um caldeirão) e entre muitas outras razões notou-se que foi também pela electrónica o surgimento de novas técnicas possíveis de recriar sons... e sonoridades.

2 comentários:

Miguel Ribeiro disse...

na música electronica e imporatnte referir Axwell, David Guetta e Bennassi, que, apesar de se terem revelado após 2000, inspiraram DJ's que todos os dias mandam novos beats! Quem se esquece do mix dos Royal Gigolos - "San Francisco" - inspiradissimo na onda de B.B. ...

Bons velhos tempos... pena que agora qualquer pessoa possa fazer musica e intitular-se de músico :(

ArmPauloFerreira disse...

Admito desconhecer esses 3 nomes referidos. O artigo é também generalista e assim pode englobar todos eles...