sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bibó Puorto campiãoãe, carago!!! (parte 2)

(continuação da 1ª parte)



Terceiro acto (observações):

O Porto é tetra-campeão mas fica a sensação de que sabe a pouco, como se fosse um feito muito fácil para a capacidade do clube (internamente).

Esta época desde que foi o 1º, que não houve outro 1º que não a equipa azul-e-branca, portanto um desfecho que já se contava. É campeão e o campeonato ainda nem sequer acabou.
O facto de novidade desta época é ter dado mais um título novo a Portugal: o primeiro treinador português tri-campeão.

O Jesualdo Ferreira tem de estar vaidoso por semelhante pergaminho. Afinal de contas, um mal-amado por uma grande parte da nação portista, que vem de onde vem e sem nunca ter ganho nada, mal chega aos domínios do Dragão que passa ininterruptamente a ganhar os títulos que sempre sonhou.

Será Jesualdo assim tão bom treinador, para ganhar de rajada 3 campeonatos seguidos?

Sim... e não...

Antes dele já tinha acontecido o mesmo ao holandês. Nunca tinha ganho absolutamente nada e em apenas um ano no Porto passa a ganhar títulos. Acredito que se tivesse ficado teria continuado neste hábito de ganhar.
É quase como se até um qualquer toco de vassoura que dê para usar gravata pode vir a ser campeão...

Isto leva a pensar algo mais profundo:
Então sendo assim, qualquer um pode ser um treinador campeão, se estiver no FCP?
Também não!

É preciso que também seja um bom treinador suficiente para a realidade interna. O professor Jesualdo Ferreira é um bom treinador. A descrença nele é gerada pela sensação que o FC Porto deveria de ter um treinador ainda melhor que Jesualdo. Portanto muito mais que apenas bom. Lá está: o tal nível de exigência da massa portista.

Para mim, Jesualdo geriu muito bem todo este tempo no FCP. Começou por pouco alterar aquilo que a equipa já era, a tal equipa construída pelo holandês e passou a reforçá-la. Ao segundo ano fez as modificações na equipa mas sem radicalidades. Ao terceiro ano, fê-la evoluir e especialmente colmatou aquilo que seria um desatre ao ter ausentes dois pilares de impacto na equipa (Quaresma e P. Assunção são dois exemplos maiores). E colmatou com novas identidades onde não se vislumbrava categoria para tanto.
Hulk, Fernando, o "Cebola" e mais alguns aprenderam muito com este professor. Mas a força da conquista do tetra não me parece só estar na equipa azul que entra em campo...

A realidade é que a força do FCP está no clube, na forma como se organiza e em toda a sua estrutura.
Na forma como faz vestir a camisola aos jogadores que tem e aos novos que chegam ao clube.


No FCP, todos vivem para uma mesma missão: ganhar!

As vezes que não ganhou o campeonato foram aquelas em que toda a estrutura do clube não se encontrava muito bem e onde essa tal missão não estava assimilada. Esse facto e a constatação que os clubes principais que concorrem ao título não se encontrarem saudáveis e competitivos, fazem quase automaticamente do FC Porto o habitual campeão nacional.

Eu gostava que os restantes clubes dessem um replica mais pujante ao FCP, que fizessem o dragão deitar mais labareda. Ficar mais agressivo e ferozmente competitivo.
Quando isso suceder, o FCP vai ganhar na mesma o campeonato nacional mas aí estará em condições para ganhar também lá fora. Estará mais competitivo para o exterior, que é onde tem tido presença recorrente e com títulos ganhos. Mas tem de renovar esses títulos também.

Lá "fora" é o desafio pois cá dentro e a continuar assim como tem sido, já imaginamos como vai acabar a procissão para o ano que vem. E cá estaremos! Se possível a comemorar o 2º penta (um novo feito) e a caminhar para um outro feito ainda maior: o hexacampeonato.



Bibó Puorto, carago!!! Biba...



Cartoons de Jesualdo Ferreira e Pinto da Costa, do blog HenriCartoon.
Foto do Dragão do artigo no Aventar "Dragão em fúria"

4 comentários:

edu disse...

Acho que com aquela estrutura, até eu tinha grandes probabilidades de ser um treinador ganhador no FêCêPê.
Um FC Porto ao seu nível, para adversários muito muito pouco competitivos, em especial o meu Benfica, reconheço.

ArmPauloFerreira disse...

Não será bem qualquer um um bom candidato a treinador mas é mais ou menos isso... estando no FC Porto arrisca-se a ser um treinador campeão.

João Sousa disse...

Penso que há uma incorrecção no texto: algures durante a primeira volta, o Porto liderou durante uma ou duas jornadas e perdeu a liderança.

Mas posso estar enganado.

Aquilo de que não me esqueço é dos benfiquistas festejarem o serem "Campeões de Inverno". Ena... com o que eles já se conformam.

ArmPauloFerreira disse...

Hummm... penso que tem razão. Sim, talvez tenha se passado assim mas já não tenho certeza. Mas agora que o diz... talvez tenha a razão. Mas não altera o teor do que pretendia dizer quando acontece de o FCP ser campeão.