quarta-feira, 6 de maio de 2009

Canais TVCine em verdadeiro 16:9

Finalmente uma melhoria técnica que sempre achei que faltava nos canais TVCine:
o verdadeiro 16:9!

Para quem não estiver atento a imagem poderá parecer a mesma numa TV 4:3, mas quando bem configuradas as box da ZON e se apreciem os canais em televisões no formato widescreen 16:9 (sejam ainda CRT ou os mais recentes plasma ou LCD), a imagem passará a encher o ecrãn e a não precisarmos de alargar ou fazer zoom.

Este era um dos aspectos técnicos que sempre me indaguei porque não o desenvolviam. Recentemente, desde que passaram a existir canais HD, que com a ajuda da ZON Box HD+(DVR ou não) se poderia ver o TVCine 4 HD numa TV com resolução standard, o canal com o aspect ratio 16:9 correctamente.
Assim e finalmente, os canais TVCine passam a exibir o sinal em estilo anamórfico ao bom estilo dos DVDs originais.

Ora esta melhoria não se traduz unicamento no formato da imagem mas também na qualidade da mesma que é transmitida pois a resolução da imagem passa a ser um pouco maior na largura (isto se mantiverem a mesma resolução para a altura da imagem). Isto permite a vantagem de deixar de necessitarmos de esticar a imagem para encher as nossas TV wide ou até melhor ainda, de evitar de fazer o zoom da imagem (que fazia perder qualidade á imagem para a estar a ampliar de 4:3 para a largura 16:9) para não vermos as pessoas "alargadas".

Nas TVs 4:3, sucede que pouco se notará em relação ao estilo antigo. O filme é exibido centrado e com barras como foram sempre. Só notarão que os logos deixam de estar ao canto superior esquerdo e agora aparecerem mais abaixo e sobre o filme.

É pena que só os canais TVCine sejam exibidos em 16:9.
Seria excelente se, pelo menos fizessem o mesmo aos canais de séries (MOV, FOXes, AXN, SET, etc)...

2 comentários:

Carlos Martins disse...

Já era sem tempo.

ArmPauloFerreira disse...

Agora é esperar que a ZON faça o mesmo nalguns canais. Os das séries era uma benção!