terça-feira, 19 de maio de 2009

Lost: Perdidos... só os deuses sabem como acaba (parte 1)

Jacob diz: "You found your loophole."
"Locke" responde: "Indeed I did."

Quando vi este episódio, que deixou um sabor a pouco e talvez mal terminado para algo com 180m, fiquei a perceber que afinal na ilha existem mais variáveis que aquelas que pensava até aqui. Neste final de Lost vimos a presença de algo maior que o homem, a omnipresença de Jacob que influencia e direcciona pessoas para os seus designios quando os toca. Este novo conhecimento eleva a série a um novo nível… o da metafísica.


O que é a metafísica?
O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.
in Wikipedia


A ilha afinal talvez seja um local onde se passa um passatempo entre dois deuses que se desafiam mas que não se atingem directamente. Talvez não o possam fazer até... mas que o desejam. E como entediados que estão, “jogam” o seu xadrez-humano sofisticado como um desafio para se atingirem -facto que parece já o fazerem há muito tempo. Para o fazerem têm de ter “soldados” manipulados para tal suceder.

Quando penso em dois deuses, leva-me até a pensar em talvez 3… afinal não será Richard mais um deles?
É que ele não envelhece e reagiu a um nome mais à antiga: Ricardus!

Talvez seja um “observador” ou um árbitro dos deuses… alguém imortal que tem de acompanhar os eventos.
E que deuses serão estes? Egípcios... os que defendiam e procuravam a imortalidade.

Há tantos caracteres estranhos a desfilar na série em tantos momentos, que me parecem semelhantes aos egipcios. Surgiram quando desistiram de meter o código no computador, também nas paredes do templo do fumo negro, na tecelagem de Jacob, etc. Mas o mais indicador é a estátua ao deus Anúbis (Anúbis "Patron of Lost Souls" - o dono das almas perdidas) junto da praia, quase intacta séculos antes (a julgar pela caravela, no séc. 18). - correcção a estátua não é Anúbis (saiba mais aqui)


Ao ver Jacob durante toda a sua actuação, a ideia que me dá dele é que Jacob será afinal o lado do Mal (reparem qual é a sua casa: a estátua). Aquele que quer ver o “progresso” das jogadas.

O outro “deus” queria evitar as lutas, as guerras, os motins, as mortes, a destruição… mas Jacob não!
Penso também que o outro deus não tem forma fisica… precisa da oportunidade do corpo de gente morta (todos aqueles que já usou pois no templo do fumo negro tem ossadas).

É o que penso: o outro deus será o fumo negro!


O mesmo que tem ajudado Ben a proteger a ilha (quando mataram a filha o fumo atacou violentamente os soldados) e que pode ocupar corpos dos que morrem (Locke, o pai de Jack ou Claire).

Agora a dúvida maior é saber se Jacob assassinado, realmente morre ou não. Como parece uma divindade, deverá regressar à vida (a tal que nunca terá perdido na verdade) e talvez por ter existido um falha no seu plano (o tal loophole), esteja a accionar um novo plano com os mesmos peões: daí todos aqueles flash-forwards (suspeito que não eram flash-backs) que fomos vendo durante o "quase-filme” para que tudo tenha de voltar a acontecer de novo. O tal novo loophole...

O coitado do Faraday, a melhor personagem (a par do falso-padre Mr.Eko - as duas mais intrigantes que surgiram em Lost), apenas analisou a física quântica (o espaço-tempo) mas não tinha forma de calcular dados metafísicos ou… o destino!

Talvez essa missão fique relegada para o sempre estranho Miles, a personagem que menos deu á série até aqui -ainda não percebi porque ele resistiu tanto tempo na série. Sabemos que ele pode contactar o lado espiritual e que na ilha de pouco se serviu disso. Talvez venha a chegar a hora dele actuar com esse dom pois a "falha" já aconteceu e ele não é um peão de Jacob…

Depois há Hurley que carrega consigo uma intrigante mala de guitarra (que nunca o vimos a abrir e que também estranhamente o acompanhou na viagem no tempo para o passado -quando tem de fugir ele vai buscar a estranha mala de guitarra). Hurley nunca tocou guitarra e o único músico era Charlie, que já morreu.
A verdade é que ele nunca abriu a mala e que a mesma é que o salva na água.
Jacob deixou-lhe a guitarra e refere que o facto de falar com os mortos era um dom... mas tocou-o e fez dele um peão seu com esse dom também.


A verdade é que o incidente aconteceria, tal como aconteceu.
Richard, o imortal, disse que os viu a todos morrer, facto que indica que tudo já teria acontecido em tempos mas que parece sempre surpreso com o decorrer dos eventos.
Só espero que no fim da 6ª temporada não acabemos por ver o paradoxo temporal ser resolvido e evitado.
Se o avião não vier a cair... o que andamos a ver e a seguir tão fielmente... nunca aconteceu!
Lost nunca terá acontecido!!!


Não há dúvida: Lost é Lost!
Lost é estar com dúvidas e questões ainda maiores que aquelas que vão sendo respondidas.
Enigma sobre enigma e só em 2010 saberemos como acabam.
Até lá só os deuses sabem...

(mais dados de outras observações num outro artigo)

12 comentários:

André Ferreira disse...

Grande Post!!! Chamou-me à atenção por ser sobre uma série de extrema qualidade e não ter comparação no mundo televisivo. Concordo que seja uma luta acima do que é o homem, mas uma coisa que não acho é que Jacob seja considerado "mau". Uma simples justificação para este meu pensamento é que na cena de abertura do último episódio da 5ª season Jacob aparece vestido de branco em contraste com a outra personagem que tem preto e como já vimos na ilha preto não é considerado bom.

Grande post! Gostava de ver mais lost por aqui :P Gostava de discutir mais!

ArmPauloFerreira disse...

Sim concordo com a cena das cores opostas. Mas e se for ao contrário.
É Jacob quem quer que aconteçam coisas e encaminha gente para a ilha. O outro não o quer, como se estivesse a proteger a ilha...

A minha teoria é algo rebuscada mas em Lost tudo é possível.
Mudei o meu pensamento sobre as cores, no momento em que os dois conversaram:
Em Jacob: os detalhes de comportamento premeditado, a forma de olhar, a pose de desafio no final quando falam e principalmente a vontade de agir para provocar acontecimentos- típico de um vilão. E mora na estátua "dona das almas perdidas".
O "outro especial", sempre sereno, a desejar o fim de Jacob mas que não o faz, a querer evitar aos humanos tudo aquilo que passariam (compaixão). Também achei curioso o facto de ele surgir de dentro da ilha - o templo do fumo é no centro da ilha (Jacob está na praia junto da estátua).

Lost é uma série de J.J.Abrams e tal como em Alias ou de certa forma evidenciada no final de Fringe, o lado do que parece o bem é o mal e o que era o mal acaba por ser o que tinha boas intenções.

Também penso que estamos a ver em Lost as duas linhas de tempo em simultâneo e que nenhuma delas ainda teve modificação no futuro. Tudo estará a acontecer como era previsto e que de facto tudo aconteceu assim mesmo (os eventos do passado). Tal qual...

E o incidente será também o momento em que deixam de nascer bebés na ilha. E com uma razão...

JPCarvalhinho disse...

O Richard é um "mordomo"... é o guardião de quem está no comando, é aquele que sabe onde "Jacob" está em cada momento.

Como todos os bons mordomos, é ele que tem que zelar pela segurança do Mestre da Ilha, lugar ocupado neste neste momento pelo Jacob, e se o outro deus não pode assassinar o Jacob, o assassino tem que passar pelo escrutíneo do mordomo, enganando-o, levando-o a "cooperar" com ele.

Mais... apenas os lideres/ex-líderes têm a possibilidade de almejar a ver/tocar o Jacob. Como o Ben foi um Lider não escolhido pelo Jacob, este nunca teve segurança para autorizar o Richard a abrir-lhe a porta... Se repararem o 2 (chamemos assim o segundo deus) é que teve que "obrigar" o Richard a deixar o Ben entrar depois de ganhar a sua confiança como John Locke... no fim jogou a seu favor a fama do Ben em Mentir (it's what I do) para enganar o Richard... enganado desta vez com a verdade... "he is going to kill him".

Agora um facto alternativo... Sabendo que o Ben expulsou o whitmore, que era "chefia", e que o Ben foi lá "colocado" pelo 2, significa que o Whitmore era da confiança de Jacob (facto confirmado pela cena em que o Ben assume a "paternidade" da filha e em que pergunta ao Charles se tinha sido o Jacob a obrigar a matar a bébé).

Ou seja... O whitmore acaba por ser um "bom" da fita, ao contrário de tudo o que nos foi sendo "alimentado".

Mais uma vez, com um final surpreendente e cheio de dúvidas ficamos sem saber se a dita explosão mudou o encadeamento da história, como dá a entender, e a série acaba com o avião a aterrar em LAX, ou se este incidente se encaixa perfeitamente na série.

Eu aposto na primeira... e acabaremos por ver que isto "nunca aconteceu".

Faltam alguns gaps de informação interessantes... como é que a estátua foi destruída, quem é que cria a mensagem de radio com os números, e qual o papel do Ben, depois de ter sido alvejado e tratado pelo Richard nesta realidade paralela onde os nossos amigos existiram duplamente (na versão criança, e na versão adulto)

Grande malha de série... quem me dera que fosse tipo novela TVI... e durasse dias e dias e dias, mas todos os dias!!! :P

JPCarvalhinho disse...

No fim são dois irmãos mimados, que lutam pela cadeira do poder em que brincam com pessoas tal como os deuses do Olimpo faziam na mitologia de antigamente.

ArmPauloFerreira disse...

@ JPCarvalhinho: São boas teorias sim senhor.
Ainda ando a digerir o porquê de Ricardus ter aparecido ao Locke em criança (fora da ilha).
Whitmore e Ben, como bem recordaste, tiveram sempre "issues" entre eles por resolver. Algo se passou pois também Eloise (que tem um filho com Whitmore) também acabou contra Whitmore. E Ben está do lado de Eloise... e eu desconfio muito da sabedoria avançada de Eloise...

Na mitologia egípcia, aqueles que eram banidos eram deixados no deserto como um designio dos deuses. É curioso que na ilha quem foi banido (Whitmore, Ben, Locke) viram-se de repente sairem num deserto.
E a Charlotte, arqueóloga pensava encontrar pistas sobre a ilha... num deserto também.

André Ferreira disse...

ArmPauloFerreira, ricardus tem visitado Locke em criança porque ele apareceu na ilha em 1930 ou perto disso a dizer que era o lider lá da aldeia :)

Em relação à cena que falo sobre as cores que Jacob e o outro personagem têm, o que dizes tem alguma lógica, mas é difícil esquecer as cores ao lembrar do jogo que Locke explicava a Walt na 1ª season (há 2 lados, um branco e outro preto) e sabendo também que o próprio fumo preto (monstro = mau) é preto :)

Também acredito que Whitmore não seja tão mau como se pensa, já que quem nos faz levar a pensar isso é Ben, mestre em enganar as pessoas e fazê-las crer que A = B.

André Ferreira disse...

ArmPauloFerreira olha que agora lembrei-me de uma coisa... não sei vou dizer coisa mais asneirenta do mundo, mas.. vocês já ouviram de certeza na expressão "não vá o diabo tecê-las"...

O que estava Jacob a fazer no início do último episódio?

Se calhar já estou a imaginar coisas...

ArmPauloFerreira disse...

@ André Ferreira: Ora aí está o meu raciocínio e suspeitas sobre Jacob.
E para mim a comparação que faz é excelente mesmo. Foi assim que, no meu subconsciente, apreciei as acções e comportamentos de Jacob durante o episódio. Realmente como um diabo, meticulosamente a sugerir e a direcionar as pessoas para os seus objectivos.

A cena do Sayid é das mais perversas. De certeza que a mulher não seria atropelada se seguissem os dois juntoa a atravessar a estrada. Jacob chama o Sayid provocando a distracção da mulher dele e a consequente morte. Isso é que é perverso... e um bom não faria isso.

Agarrando a deixa do JPCarvalhinho, serão talvez até a luta entre dois deuses irmãos (tal como os da biblia) e ambos maus.

ArmPauloFerreira disse...

Mais uma adenda ao "Não vá o Diabo tecê-las..."

O que é que Jacob fazia no inicio do episódio? Uma tecelagem... e mais tarde diz comenta o seu prazer na concepção de um "bom fio" (=um bom plano).

André Ferreira disse...

se havia duvidas Carlton e Damon esclareceram no podcast do último episódio: Jacob é bom!!!

ArmPauloFerreira disse...

OK!
Nunca acompanhei o podcast... pode me indicar o nome dele?

André Ferreira disse...

LOST_Audio_Podcast_516