quarta-feira, 20 de maio de 2009

Maravilhamento da BD agora na TV

Quando era "pequeno" gostava muito de ler as BDs da Marvel e da DC Comics. Recordo-me com saudosismo de muitas das maravilhosas aventuras e histórias das páginas que lia (e que ainda detenho).
Posso me considerar apenas um conhecedor old-school, daqueles que actualmente se encontram desfazados com as novidades e renovações que as personagens foram sofrendo nos últimos 15 anos.
A vida segue e outras atenções foram surgindo.

Na época lia histórias que eram muito sofisticadas. Fantasias sem igual noutros media (o cinema ou a televisão) pela impossibilidade técnica de as concretizar na altura (anos 80). Daí que o desejo de ver esse nível de histórias em imagem real em movimento foi sempre algo que todos nós nos resignávamos não ser possível e nos íamos contentando com o que existia.
Filmes como o Superman com Christopher Reeves e mais tarde o Batman de Tim Burton, que davam um vislumbre muito próximo da essência da BD marcaria muito a minha forma de aceitar ambos os filmes como autênticos marcos da situação. Outros como o Star Trek, Star Wars ou na TV a The Twilight Zone, Space 1999 e Galactica, faziam as delicias do meu maravilhamento-mor. E depois apareceu o Matrix... para mim é ainda hoje um supra-sumo isolado.


O maravilhamento da BD...

Muitas histórias passaram-me pelas mãos. Desde as origens contadas nas edições históricas dos mais importantes super-heróis como:
-Marvel: Homem-Aranha, Hulk, Quarteto Fantástico, X-Men, Capitão América, Demolidor e muitos outros.
-DC Comics: Superman, Batman, Flash, Mulher Maravilha, etc
Até ás mais sofisticadas histórias de ambas as editoras onde os maiores paradoxos em simultâneo aconteciam: na Marvel "Secret Wars - Guerras Secretas" e da DC a "Crise nas Infinitas Terras".
E era aqui, que pretendia chegar.


Há mais de vinte anos que me habituei a ver essas personagens em situações complexas tais como os paradoxos temporais, viagens no tempo, mundos/universos paralelos, realidades alternativas, portais entre realidades, mitologia, clones/ciborgues ou seres mutantes/super-seres com poderes a desafiar o comum como a teleportagem, manipulação psíquica, manipulação da realidade, mudança de forma e cenas por aí semelhantes, tudo isto ao serviço das mais moralistas e sentidas histórias (as do Capitão América então...).


O maravilhamento conseguiu chegar à TV...

Digo isto porque temos assistido a inúmeras adaptações para cinema desses super-heróis e até mesmo algumas temáticas desta complexidade serem introduzidas nos filmes à bom tempo. até já nas séries de TV.
Passados tantos anos, o maravilhamento da BD está cada vez mais presente na produção TV.

Para muitos não passa de fantasia de treta mas para outros como eu que seguiram estas complexidades, sentimo-nos finalmente recompensados pela actual produção televisiva (a do cinema deixarei de fora).
São séries como Heroes (é evidente demais para citar pois é o mundo à lá X-Men mas tratado de forma algo pateta - apesar de haver lá grandiloquência sem boa concretização), Terminator TSCC (paradoxos temporais), Dollhouse (manipulação mental), Kyle XY (a criação de um super-ser), True Blood, BS Gallactica...
... mas especialmente o ponto a que nos têm remetido Smallville, Lost e Fringe.

São séries que fazem pensar em temas difíceis e sobre as quais muita malta desprevenida fica de boca aberta ou a pensar.

Por exemplo o twist final de Fringe é maravilhoso ao termos a visão geral de um mundo paralelo e especialmente pela abordagem dada a esta matéria.
Também Lost tem desafiado a nossa mente com as viagens no tempo desde a 4ªT e os paradoxos a que ficaram submetidas as personagens e acontecimentos na ilha na 5ªT, ao não seguirem um linha de tempo contínua e normal.

Quanto a Smallville não tem mostrado nada de tão anormal à primeira vista mas está cada vez mais implícita a constante do Multiverso e do facto que acredito que a personagem principal nunca será o Super-Homem porque é na verdade uma versão alternativa dele e a passar-se num universo paralelo...

Sem comentários: