sexta-feira, 22 de maio de 2009

A season-finale de Fringe foi espantosa!

A série Fringe foi uma das boas surpresas da temporada televisiva de 2008-2009.

Juntando Fringe e Lost, se percebe claramente que a determinada altura, J. J. Abram, o criador e produtor destas séries, esteve a fazer brainstorming para fazer o filme Star Trek que anda nas salas de cinema.
Assim de entre muitas ideias de ficção-científica que lá foram surgindo para cima da mesa, devem ter surgido algumas que J.J. Abrams não recusou esquecer. Nota-se que escolheu a componente das viagens no espaço-tempo para Lost e algumas outras mais "wild" deverão ter sido remetidas para Fringe.

Assim Fringe, foi desfilando semanalmente ideias e situações mesmo muito interessantes e acabou num conceito ainda maior que são os universos paralelos.

Realmente, ao longo da temporada algumas pistas iam sendo lançadas nesse sentido mas nunca imaginava que se conseguisse tornar emocionante a revelação final implícita nesse tema.



É que com os mundos paralelos, a série conseguiu dar luz para a função do Observador, que misteriosamente estava sempre nos locais certos. Locais esses onde ocorriam as mais estranhas situações ou invenções científicas que a agente Dunham perseguia. O Observador é no meu entender alguém que vigia as alterações na separação entre mundos, que coexistem no mesmo espaço e tempo.
Outro facto estranho é a relação antiga dele com o cientista Walter. Penso que a determinada altura o Observador terá tido pena de Walter ter perdido o filho e lhe terá menorizado o facto de este ter ido ao mundo paralelo "roubar" o filho do Walter-alternativo, o tal que misteriosamente já havíamos visto num outro episódio mas que pensava ser o Walter a alucinar, pois ele até fala sozinho.

Talvez a razão de muitos dos actos estranhos estarem a acontecer cá se deva ao facto do Walter-alternativo estar fulo da vida por ter ficado sem o filho e o querer de volta.

Outra ideia que salta das últimas imagens do último episódio, prende-se com a visão imponente das Torres Gémeas intactas. Será que no mundo alternativo não aconteceram os erros e desastres vistos no "nosso" mundo? Será lá mais pacifico que cá?



A season-finale de Fringe foi mesmo espantosa mas teria siso melhor se os dois últimos episódios tivessem sido exibidos seguidos e não separados. É que o tema do mundo paralelo surge claramente no penúltimo episódio e isso enfraqueceu um pouco a surpresa final. Mas ainda bem que tivemos mais dois twists: o Peter original morreu em criança e finalmente se viu William Bell, que me pareceu não ser o vilão que se imaginava.



Talvez o vilão seja mesmo o próprio Walter ou o seu eu-alternativo!

Fringe volta lá para Setembro e já há teasers da 2ª temporada para aguçar o apetite... afinal ainda não sabemos nadinha de nada!

2 comentários:

Geração HD disse...

É das tais series que primeiro estranha-se depois entranha-se.

Os primeiros episodios andaram um pouco a pé coxinho ... agora, não quero outra coisa... e já estou ansioso por Setembro.

ArmPauloFerreira disse...

Já somos dois!

Realmente tem um inicio que parece apenas ser mais uma entre muitas mas depois vamos compreendendo a teia e a série revela-se estraordinária.