sábado, 12 de dezembro de 2009

Música da Semana: Engelbert Humperdinck, "A Man Without Love"

O Natal está a chegar e nesta época as canções de outrso tempos ganham nova vida. Tinham muita classe e até uma certa ingenuidade encantadora, que nos dias de hoje se perdeu há muito tempo. Vai daí que os crooners populares eram os que mais se destacavam e se há crooner que admiro é o grande Engelbert Humperdinck.

Ainda muito novinho, houvia muitas vezes uma determinada colectânea dele que um familiar tinha sempre a tocar no gira-discos e desde então que tomei aquelas canções do tal "cantor de forte vozeirão" como sendo minhas.

O disco que hoje recomendo descobrirem, é o seu álbum de estreia nos anos 60, o "A Man Without Love" (1968)

Todo o álbum é irrepreensível e não tem sequer qualquer momento fraco. É um alinhamento repleto de standards da época, em que os artistas faziam versões cover de clássicos do género, a canção ligeira (easy listening), adornados por pomposas composições e arranjos muito típicos da altura.

É neste disco que se encontram alguns dos seus mais famosos hits. "A Man Without Love", "Can't Take My Eyes Off You", "Spanish Eyes", "A Man And A Woman", "Quando, Quando, Quando", "Up, Up And Away" ou "Dommage, Dommage (Too Bad, Too Bad)" só para referir alguns.

Mas o que faz brilhar ainda mais todas estas interpretações é a voz e o carisma de quem as canta. E Engelbert fazia a diferença por realmente as interpretar com sentimento, emprestando a sua voz com gentileza e força, sempre bem doseado e quando as palavras necessitavam realmente.

A Man Without Love


Spanish Eyes


Mesmo assim, com um álbum tão bom os seus hits não se esgotam por aqui. Na verdade começam é aqui!
Ele tem ainda muitos mais, tais como a "Release Me", "The Last Waltz", "Two Different Worlds", "There's A Kind Of Hush", "Raindrops" (que até se houve no filme Spiderman 2), "Les bicyclettes de Belsize" entre muitas mais.

Release Me



Mesmo assim aquela que me marcou mais foi a "Gentle On My Mind", que é um pouco rara de apanhar (em colectãneas) a versão de estúdio, mas há... é preciso é procurar bem por ela.


Adenda (Out'2011): Podem descobrir a memorável "Gentle On My Mind" neste novo artigo.
MyJukebox: Engelbert Humperdinck - Gentle On My Mind [1977]

Sem comentários: