quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Novo Nokia 5235 Comes With Music... mais um...

Soube pela Revolução Digital, que a Nokia lançou mais um novo modelo touch-screen, o 5235 Comes With Music.
Este modelo contém como destaque o acesso a música ilimitada da loja da Nokia.

No geral, cá para a mim, olhando pela versão preta, a Nokia continua a insistir em manter um design frontal (ao estilo de alguns modelos que já tinha) a parecer-se bastante com o... o iPhone!
É uma opinião pessoal mas que raios que até tem o aro prateado e tudo!

Já tinha aqui há uns meses atrás referido isso a respeito do design frontal do Nokia N97, facto que continua a persistir (até este novo 5235 parece apenas um Nokia 5800 "iPhonizado").

E já nem digo nada sobre aquele absurdo icone verde (Maps) ser exactamente igual ao icone do browser Safari da… Apple. Bastou inverter a posição da seta indicadora para o outro lado e colocar um fundo verde, que já se é inovador...


Ao menos os concorrentes, o Pre e os Androids são bem mais diferenciados (respectivamente na imagem: o iPhone, o Palm Pre e um HTC Magic).



Adenda: O intuito do artigo não é dizer mal da Nokia ou do seu design e "inspiração" (nesse aspecto muitas outras marcas inspiram-se descaradamente, como por exemplo a Samsung...) mas sim apontar uma situação que até aqui não se colocava.

É que ao tanto fazerem modelos parecidos com o iPhone, apenas estão a validar o design da Apple como o mais correcto e acertado para um smart-phone. E a afirmação desse facto é dada com o design que continuamente deitam cá para fora... e quem faz isso é toda a concorrência do iPhone!

Reparemos bem que a Apple nunca tinha feito um telemóvel antes. O primeiro que fez e apresentou em 2007, tinha o aspecto que ainda hoje vemos.
Nem vou entrar noutros aspectos fundamentais, como por exemplo a mudança radical que a Apple fez ao criar a AppStore e o novo modelo de distribuição de aplicações para dispositivos.

É notável que uma só marca no mundo, e a estrear-se no ramo, tenha conseguido mudar tanto o negócio daqueles que já cá andavam há anos ou décadas.

3 comentários:

Zé Miguel disse...

Acho que a nokia não está a ir por bons caminhos, a nível de touch no meu entender é uma miséria. Os menus são confusos, e o touch dos dedos não funciona bem. Também é de notar a falta de fiabilidade que a marca nos tem habituado nos últimos tempos, ao contrários dos velhinhos telemoveis que mais pareciam tanques de guerra. O meu úlitmo (6288) avariou 3 vezes dentro da garantia, numa das vezes veio do arranjo com a tampa mal montada...

Também de referir que embora possa parecer uma copia do iphone, se tivermos os telemoveis na mão, são realmente feios!! A borda é muito grande, até as teclas de baixo não dão jeito nenhum. E é por tudo isto que depois de uma década de nokias, comprei um LG. Por enquanto não me arrependo nada :)

Nastase disse...

Obrigado pela referência ao Revolução Digital ;)

Quanto ao design, é verdade que tem semelhanças mas não sou de opinião que seja ao ponto que sublinhas. Mas, opiniões são opiniões.

Continua com o bom trabalho e parabéns pela escolha da música da semana: com certeza uma das melhores músicas de todos os tempos!

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado pelos comentários.

@ Zé Miguel: a situação que descreve é vivida igualmente por um parente que tem um Nokia 5800.
Ainda me lembro vivamente quando ele o comprou e me disse que se tivesse de trocar o seu Nokia touch pelo meu iPhone + dinheiro, ainda ficava prejudicado.
A verdade é que o dele já foi para arranjar 3 vezes também e o télélé que usa no momento tem para aí uns 8 anos... mas é um Nokia de guerra também.
Quanto ao meu iPhone 3G rola na perfeição, todos os dias desde que o comprei (mal saiu)...

@Nastase: Vou seguindo pelo Planet Geek... e também lhe dou os parabéns pelos seus artigos semanais sobre musica (que sigo é claro).
Este meu artigo expressa unilateralmente a minha opinião apenas e compreendo-o perfeitamente.