terça-feira, 30 de março de 2010

iPad... videos "Guided Tours" on-line

A Apple já tem no site os iPad Guided Tours, que são diversos videos (11) onde nos é apresentado o modo de funcionamento das diversas características do iPad, com um nível consideravel de detalhes e informações sobre o software (Apple) do iPad.



Obs. (1):


Ao ver os Guided Tours, saltam de imediato algumas observações, tais como:
- o interessante uso do dock-conector para fazer adicionar fotos externas directamente para dentro o iPad (um adaptador por USB e outro para cartões) que fará imenso jeito;
- o modo de moldura fotográfica do iPad, para deixar a exibir fotos sobre um móvel;
- o belissimo novo slideshow de fotos, que nem sequer o temos no iPhoto mais recente;


- o facto de aplicação Mail mostrar uma mailbox única que torna bastante mais práctico ver todos os e-mails das várias contas (no iPhone torna-se aborrecido quando se tem várias contas diferentes e cada uma tem um ou mais novos e-mails);
- a aplicação iPod ser finalmente muito semelhante ao iTunes do Mac/PC - contudo, não notei a possibilidade de criar playlists no iPad (continua a chatice!);
- o YouTube tem talvez a mais interessante interface e funcionamento que já vi;
- por fim, o facto da presença de mãos africanas (pele negra) nalguns dos videos... um belo gesto sim, senhor!;



Obs. (2):

Não deixo contudo de ficar intrigado como um outro facto (que já não vem de agora até).

O iPad, tal como esperado, apresenta-se mais iPod touch do que iPhone, e a partir daqui acho que entendo a opção de ver aplicações separadas para "Videos" e "iPod".
Agora o que não me parece correcto e é até confuso é, manterem a designação da aplicação que nos liga à iTunes Store com um simples "iTunes". Esta é uma situação com barbas já desde que surgiu o iPhone e que no meu entender ficaria bem melhor se fosse mais coerente com termos como "iTunes Store" por exemplo.
Afinal, no computador seja Mac ou PC, usamos a aplicação iTunes e lá dentro encontramos a Store (loja) e a Library (com a música, vídeos, podcasts e não só). Entendo que toda a segmentação que sempre se verificou no iPod touch e agora no iPad, poderia muito bem ser unificada (e ser coerente com o iTunes do computador) ou então que façam o mesmo para o iPhone (que nunca teve a separada app Videos por ex).

Para mim o mais coerente seria removerem o nome "iPod" á aplicação e darem o nome correcto, que é "iTunes" e a aplicação para ir á loja ser "iTunes Store". E deveriam espalhar a regra pelo iPod touch e pelo iPhone também.
Sinceramente, toda esta discrepância de títulos nem parece típico da Apple...

Sem comentários: