Longe vai já o ano em que a Apple lançava o iMac em 1998 (com o famoso tom bondi-blue) e nele apenas usava ligações USB, quando o mundo ainda estava amarrado ás ligações SCSI, serial, adb e etc.
Eram ligações especificas para cada género de dispositivo (por exemplo: teclados e ratos tinham a sua própria ligação, os scanners e armazenamento externo era por SCSI...).
Actualmente o USB2 tornou-se um standard global.
Contudo, a massificação da ligação USB fez com que a totalidade dos dispositivos para ligar por cabo aos nossos computadores seja por USB e isso faz com que as portas disponíveis nunca cheguem de facto.
O designer Gonglue Jiang, teve a feliz ideia de desenvolver um novo conceito de fichas USB onde a possibilidade de ligar inúmeras ligações USB numa só porta é uma nova e interessante abordagem.
O projecto chama-se Infinite USB... e já ganhou o prémio IF Concept Award 2010.
Consiste numa ideia para fichas USB onde a própria pode receber outra e assim funcionar em cadeia. Teve ainda a bela ideia de dotar alimentação por USB (com um adaptador com o mesmo conceito) para quando a cadeia se torna grande ou a energia é necessária.
Não foi á toa que escolheu um MacBook Air para ilustrar a sua ideia... pois este só tem uma única porta USB.
Até faz pensar como nunca ninguém se lembrou disto.
Brilhante!
Sem comentários:
Enviar um comentário