sexta-feira, 5 de março de 2010

Operadoras de TV, Meo e ZON, abrem canais 3D...

As nossas operadoras, a ZON e o Meo da PT, lembraram-se de abrir cada uma um canal em 3D.

"Agora já pode experimentar a nova televisão em 3D em sua casa.

Para ver a demonstração de conteúdos em 3D, aceda ao Videoclube ou veja o canal de demonstração na posição 270 da grelha digital através da ZON BOX.

Lembramos apenas que para poder visualizar estes conteúdos precisa de uma televisão compatível com True 3D e de óculos especiais 3D." Via newsletter da ZON

Não vai lá passar nada de jeito para já a curto prazo (uns trailers e demos e tal) mas no futuro será mais um trunfo para aumentar os alugueres do serviço de Videoclube.
No fundo querem-nos é enfiar mais um barrete de todo o tamanho e seria mais importante melhorarem a qualidade do serviço (especialmente a ZON) do que propriamente invenções destas. Mas enfim...

O 3D é apenas um chamariz comercial, que não terá efeitos nenhuns na verdade.
Mais canais HD é também um actual chamariz mas este sim é importante por uma grande maioria estar já munido do equipamento e não ter os conteúdos.

Sinceramente, acho que a primeira medida também ela importantíssima deveria já ter acontecido Há mais tempo que era a passagem da maioria dos canais ao formato 16:9. Pode-se dizer que há mais de 10 anos que todas as novas TVs que os portugueses compraram são nesse formato e é incomodativo ver que nada se fez para a passagem das emissões a 16:9. è só TVs com a imagem esticada e nada se faz por isso.

Os canais HD têm pelo menos esse condão de terem regras e uma delas é o formato 16:9, seja qual for a resolução 720 ou 1080. Mesmo quem não tem TVs em HD, pode ao menos visualizar os canais no formato correcto (inclusive as 4:3 com as barras). Este facto é ainda muito notório da inaptidão das produtoras dos canais, pois ainda são exibidos imensos programas no canais HD em formato 4:3 (com barras dos lados da imagem quadrada).

No fundo, era para mim muito mais importante se os canais já tivessem adoptado pelo menos o 16:9... já nem peço muito mais HD mas sim canais que respeitem como deve ser a emissão em 576 linhas em boa qualidade, em 16:9, com bom bitrate e pouco ruido na imagem. Só isso já iria mudar muita coisa e até pareceriam quase HD...

4 comentários:

Nuno Pereira disse...

Onda tudo maluco com o 3D.....

Cá para mim esta febre vai passar brevemente, e sairem uns filmezecos que não rendam o esperado e o 3D volta ao mesmo, uma tecnologia sempre secundaria e não aproveitada.

@ArmPaulo

Respondendo-te a teu comentário das novas cores do Ubuntu já tenho também reparado que também em comentarios e Post anteriores que falas "muito a vontade" quando se fala em imagem, em design, em cores, etc... isso é só porque ês utilizador da Apple?

Não discordo da tua opinião neste campo até porque não é de todo o meu campo mais forte nem algo que me interesse muito... dai a minha curiosidade.. :)

ArmPauloFerreira disse...

Exactamente Nasp. O 3D vai ser só para nos sacar umas massas. Os canais precisam de um certos requisitos, o que significará TVs á altura que grande parte não as terá... tudo isso para ver uns trailers e publicidade...

@ Não é porque sou mac user... é porque sou da área das artes gráficas (pré-impressão e design).

Nuno Pereira disse...

Explicado!

Dai também teres aderido aos MACs no curso pois :)

ArmPauloFerreira disse...

Essa foi a melhor coisa da minha área...