sexta-feira, 12 de março de 2010

Pink Floyd em guerra com a EMI devido a vendas digitais


Conforme nos informa o Blitz: "Os Pink Floyd deram início a um processo legal contra a EMI, editora da banda, devido a problemas relacionados com pagamentos de royalties. A banda quer clarificar a forma como o cálculo do dinheiro é feito e assegura que o seu contrato não permite a venda de canções isoladas, coisa que acontece online, mas apenas de álbuns completos.


O advogado do grupo britânico disse em tribunal que os Pink Floyd querem "saber em que pé estão em termos contratuais" e questionou a editora quanto à legalidade de "vender canções individualmente ou de outra forma qualquer que não a configuração original dos álbuns", coisa que disse ser "expressamente proibida".


"Ambas as partes foram confrontadas com todo um novo mundo de potencial exploração" desde que os Pink Floyd assinaram o último contrato, em 1999, disse o advogado. A editora terá dito que o contrato apenas se aplica aos produtos físicos e não aos produtos digitais, coisa que o advogado diz não fazer "qualquer sentido em termos comerciais".


O catálogo dos Pink Floyd é o segundo mais rentável da editora, ficando apenas atrás dos Beatles - Dark Side of the Moon , um dos álbuns míticos da banda, é um dos discos mais vendidos de sempre."

Com esta reviravolta da banda, actualmente com apenas dois membros oficiais David Gilmour e Nick Mason, que ao estarem contra as vendas de faixas separadas dos seus álbuns, não tardará muito a deixarmos de as ter disponíveis de forma solta dos discos nas lojas online, muito precisamente em lojas como a iTunes Store.

A verdade é que também, os álbuns da banda nunca foram muito indicados a funcionarem por faixas soltas, pois a grande maioria foi idealizado como álbuns conceptuais onde todas as faixas funcionam em função das outras.
Têm a razão deles, ao pretenderem ver á venda nas lojas digitais a única opção de vender o álbum inteiro... mas também será uma decisão que poderá ter o seu revés comercial. Esperam-se novas movimentações de ambas as partes para ver no que vai dar.

Sem comentários: