E foi o que sucedeu... novamente. Nada de novos Macs ou preview de Mac OS X 10.7. Assim a Apple na WWDC'10 resume-se: Steve Jobs a apresentar "apenas" um novo iPhone e... muito pouco mais.
iPhone 4
O design exterior já tinha corrido o mundo inteiro desde Abril passado, pois a Gizmodo havia conseguido este furo com um modelo e tudo (e até foi desmontado para percebermos bem toda a engenharia do novo modelo).
A verdade é que se confirmou ser realmente o novo iPhone, agora apresentado oficialmente. E como ele é muito fino: 9,3 mm de espessura!
Mas mais que o design externo este novo iPhone, baptizado de "iPhone 4", tem imensas melhorias e avanços, que fazem dele para mim finalmente a mais irrecusável versão do iPhone desde que o conhecemos em 1997. É que se até aqui havia sempre alguma coisa a apontar ao iPhone... com esta versão nada ficou de fora. (OK, a tal tecnologia web, o Flash já nem conta...).
É que desta vez o iPhone tem mesmo tudo e ainda melhor do que se lhe conhecia!
Finalmente... este é o iPhone que esperava ver (em 2008).
Assim resumidamente, no essencial:
-novo design (a estrutura é basicamente apenas vidro dos dois lados e metal a contornar, sendo o metal o próprio chassis/estrutura e as antenas do aparelho -genial mesmo!)
-melhor bateria com aumento de mais 40% de energia (talvez mesmo a mais importante melhoria);
-melhor processador (é o A4 do iPad, portanto, muito mais rápido e eficiente);
-melhor ecrân LCD: com definição semelhante à retina humana, que a Apple chama de "Retinal Display" (com 4x mais resolução -960x640-, tecnologia IPS, 316ppi -uau!);
-câmera frontal para video-conferencia (chamadas de video - que a Apple chama de "FaceTime");
-melhor câmera traseira com 5Mpx e flash incorporado (LED);
-filma video em HD (720p com 30fps);
-dois microfones (o habitual na base e agora outro no topo para filtrar o ruido externo)
-giroscópio (a sensibilidade do iPhone passa a ser agora em torno de 3 eixos - ficando até semelhante aos comandos da Wii);
-nova versão do sistema operativo, o iPhone OS 4, agora renomeado para "iOS" 4, que tem o que já havia sido anunciado antes noutro evento anterior (multitasking, pastas, wallpaper, etc) - o iOS4 estará disponivel gratuitamente para todos os iPhones apartir de 21 de Junho.
-duas cores: preto e branco (entenda-se... vidros em preto ou branco -que agora acho-o questionável);
Os preços e o armazenamento mantêm-se (16 e 32 Gb).
O peso incrivelmente só aumentou duas gramas (das 135g do 3Gs para 137g no novo -é obra mesmo, sabendo que tem uma bateria maior e mais equipamento!)
Foi também anunciado algumas novas aplicações, tais como as da Apple, "iMovie for iPhone" (o nome é mesmo sucinto - nada de iPad ou iPod touch), nova app Books para os livros da BookStore. Viu-se também a apresentação do jogo do Facebook, o Farmville, passar a aplicação (tinha de ser se até aqui não funcionava no aparelho por não existir Flash no iPhone) e mais algumas apps de música e tal...
2 comentários:
Ainda não tou rendido :)
Mas é uma bela maquina!! E o melhor é mesmo não experimentar :)
Este é finalmente o iPhone que quase não tem nada que se lhe aponte como features em falta e por aí. A combinação iPhone4 com iOS4 vai ser explosiva. Se pudesse... adorava ter um mas talvez quando chegar o iPhone5 pois o meu 3G ainda desenrrasca.
Enviar um comentário