quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MOTELx 2010... viva o cinema de terror!

Arranca hoje o festival de cinema de terror, o MOTELx, que lida com um género de filmes que é normalmente visto de esguelha e como género menor pela maior parte dos cinéfilos, especialmente aqueles que só valorizam grande obras conceituadas e mais artísticas.
Os filmes de terror são um dos géneros de cinema que igualmente muito aprecio (os sobrenaturais são um must), logo é sempre bem recebida uma sessão mais forte.


"O MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é desde 2007 um espaço de convívio e descoberta pensado para todos os que procuram novos autores, novos filmes, novas abordagens ao género, em suma, novas experiências.


Sem dogmas nem preconceitos, a programação coloca ao alcance do público português uma selecção dos filmes que mais entusiasmo têm suscitado nos quatro cantos do mundo nos últimos tempos, e em todas as variantes possíveis - do sobrenatural ao gore, do terror psicológico ao monster movies, das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências.


No MOTELx a experiência do Terror é plena, e para além de se verem filmes inéditos entre nós, é o sítio onde se conhecem os realizadores em carne e osso, se participa em masterclasses orientadas por mestres vivos e se assiste à competição do único Prémio de Curtas de Terror Portuguesas."

Por vezes, acho que já pouco separa o Fantasporto (Porto) deste Motelx (Lisboa), além das visíveis diferenças de estatuto de cada festival. Há menos cinema fantástico puro hoje em dia e muito mais cinema em busca do horror nos dias de hoje. E então do gore, macabro e brutal – tipo Hostel, SAW, etc- nem se fala...



Saiba mais sobre o MOTELx no site do evento (clique aqui)
O festival decorre de 29 de Setembro a 3 de Outubro em Lisboa.

No blog Ante-Cinema foi também publicado um artigo especial sobre este festival que recomendo um salto até lá clicando aqui.

4 comentários:

Loot disse...

Lá estarei neste fim-de-semana, viva o terror :)

ArmPauloFerreira disse...

Sou apenas um solidário com o conceito do festival...
e o George Romero vai lá estar e deverá ser um dos pontos altos do Motelx.
Bons filmes então!

João Sousa disse...

Transcrevo aqui um email que enviei a outrem a propósito do Motel LX:

"O MotelLx está aí de novo. Embora só lá tenha ido uma vez, parece-me que se está a tornar uma alternativa bastante digna para quem não tem oportunidade de ir ao Fantasporto.

Lamento que morar fora de Lisboa me impeça de ver as sessões nocturnas, em particular alguns filmes asiáticos que desterraram para as calendas da meia-noite. O que mais me dá pena é o Mutant Girls Squad (6ª Feira, 00:30): juntar no mesmo filme os realizadores de The Machine Girl, Tokyo Gore Police e Samurai Zombie é um pouco como criar a tempestade perfeita. Neste caso, a tempestade perfeita de gore e depravação biomecânica."

ArmPauloFerreira disse...

Também é o que esta a parecer uma espécie de alternativa realmente... um tipo de FantasLisboa?