segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011... os premiados que "reinaram"!

A cerimónia de atribuição dos prémios da Academia, o evento Oscar 2011, espalhou estatuetas (pelos lobbies que mais se empenharam desde 2010) mas alguns mesmo assim ficaram a chuchar no dedo. Os vencedores da noite foram "O Discurso do Rei" e o "Inception", ambos com 4 Oscar cada (mas com estatuto de valor muito diferentes).

Por ordem quantitativa de Oscar recebidos:

"King's Speech / O Discurso do Rei" (4 estatuetas)
Melhor Filme
Melhor Realizador (Tom Hooper)
Melhor Actor (Colin Firth)
Melhor Argumento (David Seidler - também ele gago...)



"Inception - A Origem" (4 estatuetas)
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Fotografia
Melhor Mistura de Som
Melhor Edição de Som



"The Social Network - A Rede Social" (3 estatuetas)
Melhor Argumento Adaptado (Aaron Sorkin)
Melhor Montagem
Melhor Banda Sonora Original (Trent Reznor e Atticus Ross)



"Toy Story 3" (2 estatuetas)
Melhor Filme de Animação
Melhor Canção Original ("We Belong Together" de Randy Newman)



"The Fighter - Último Round" (2 estatuetas)
Melhor Actriz Secundária (Melissa Leo)
Melhor Actor Secundário (Christian Bale)



"Black Swan - Cisne Negro" (1 estatueta)
Melhor Actriz (Natalie Portman)



"The Wolfman" (1 estatueta)
Melhor Maquilhagem



"Alice in Wonderland" (1 estatueta)
Melhor Guarda-Roupa



E ainda:
Melhor Filme Estrangeiro: "In a Better World" (Dinamarca)
Melhor Curta-Metragem Documental: "Strangers No More"
Melhor Curta-Metragem: "God of Love"
Melhor Documentário: "Inside Job"

Extra: O grande derrotado da noite é:
"True Grit" dos Cohen, que tinha 10 nomeações... e acabou a receber nenhum prémio. Politiquices e fastio pelos Cohen.
Parece que o slogan (nacional) foi levada á letra literalmente:
"O castigo chega de uma forma ou de outra"


É curioso que este é já o terceiro ano consecutivo onde não me sinto cativado em ver o "Melhor Filme"... O tal do Bilionário de Danny Boyle e o da Katherine Bigelow... digo sempre passo a estes quando não sei o que irei ver (e mesmo ao rodarem nos canais TVCine... fazia zapping.) Curiosamente, dos que não me puxam muito a ver (127 Horas e o Discurso do Rei)... um deles ganhou! Terei maus gostos?
(Obs: Digo isto sem querer indicar que os filmes não prestam. Longe disso...)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Oscar 2011... esta madrugada vai haver premiados

O evento Oscar 2011, os prémios da Academia de Cinema americana, decorrem durante esta madrugada. Vai acontecer a premiação do que a Academia achou de melhor que passou pelos cinemas em 2010.


Nem sempre se faz justiça e basta ver que por exemplo "Shutter Island" de martin Scorcese, não foi nomeado sequer para esta regra se confirmar (anualmente). A culpa também nem sempre é somente da Academia pois os lobbies das produtoras também elegem o que querem mais promover. O Oscar vale o que vale mas... ninguém fica indiferente. Muito menos os cinéfilos...

O evento é este ano apresentado por Anne Hathaway e por James Franco, uma dupla pela qual se tem grande expectativa pela condução da noite e muito especialmente pela abertura do espectáculo.
Na Segunda-feira vai haver muita gente com ressaca...

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Inception... E se tivesse sido simplificado #3 (agora com o Windows)

Desta vez a paródia ao "Inception" de Christopher Nolan (ver mais aqui e aqui) mete os sistemas operativos da Microsoft ao barulho, desde op Windows 7 ao MS-DOS.

As caretas do DiCaprio servem mesmo para tudo...


Está demais e muito bem "arquitectado".
Eh, eh, eh!

Imagem descoberta no Revolução Digital

Cine-critica: After.Life (2010)

After.Life (2010)
DEPOIS DA VIDA
de Agnieszka Wojtowicz-Vosloo
com Christina Ricci, Liam Neeson

Sinopse: Depois de sofrer um terrível acidente de carro, Anna Taylor (Christina Ricci) "desperta" na morgue onde decorrem os preparativos para o seu funeral. Sem verdadeiramente compreender o que se passa, a única pessoa com quem consegue comunicar é Eliot Deacon (Liam Neeson), o dono da funerária, que a convence que está apenas num estádio transitório, entre a vida e a morte. Aterrorizada com o que lhe está a acontecer, ela vai sentir momentos de puro horror, tentado provar que, afinal, continua consciente...



Ora bem...

É indefinido como filme. Nem se assume ser serial-killer e nem de soft-terror. É muito intrigante pela morbidez de se conviver com gente morta (ou não?), num estado de aparentemente terem vida. Tudo isto num ambiente de funerária, onde o agente funerário convive com os seus mortos, os prepara para o enterro, deixa-os circular pela casa, conversam. Incrivelmente intrigante por o filmes se desenrolar sem nos dar pistas do que realmente se passa (para tal poder estar a acontecer com este mortos).
Apesar de o último terço chegar a descambar por não se decidir que intenções dar ao filme, as duas partes inicias são de luxo mesmo, onde o elenco está todo muito bem. A Christina Ricci está em grande a fazer este papel (é enorme a sua contenção... e os olhares de morta são incisivos). O Liam Neeson tem uma actuação impressionante (a sua serenidade acentua ainda mais o tom do mistério). O melhor deste filme é toda a sua atmosfera de suspense, que está magnificamente bem recriada. Brilhante mesmo. Tudo bem encenado, sempre misterioso todo o tempo... gostei!

Apesar de o final não resolver nada do "caso e direcção" do filme... eu adorei-o imenso.
Só recomendado a todos aqueles que têm a capacidade de tolerar filmes assim.
Ainda hoje não sei claramente dizer o que se passou nesta história, aberta a muitas interpretações.
Adorei-o por precisamente me deixar à toa sobre o que pensar acerca deste bizarro filme.
Uma coisa é certa, ninguém sabe o que acontece depois de se morrer...
Surpreendeu-me.

Classificação:
6/10
Interessante

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Canais TVCine: Shutter Island... chega à TV!

Os canais TVCine estreiam hoje, um dos melhores filmes de 2010:
o "Shutter Island" de Martin Scorcese.
Um grandioso filme!

Fica a recomendação...

Apple: a nova porta Thunderbolt...

O ano 2011 para a Apple parece muito promissor e para mim representa um ano de mutação e confluência de ideias e conceitos que a Apple tem vindo a erguer. Ainda ontem foi anunciado a renovada gama de MacBook Pro (Fev'2011) e conta-se para muito breve o iPad 2, o iPhone 5... e obviamente que todos os Macs se seguirão com alterações até ficarem em linha com as novas características.
Uma delas será obrigatoriamente a porta Thunderbolt.


A introdução da nova porta Thunderbolt, que apresenta ligações a velocidades que poderão atingir até um máximo de 10Gbps... é um espanto!

Esta porta vai ainda mais longe ao ser um dois-em-um pois permite ser também uma porta de saída de video em HD (e superior resolução).

No fundo a porta Thunderbolt é uma evolução da ficha de saída de video que a Apple tem vindo a colocar nos seus Macs (e monitor), a (mini) Display Port. Na realidade apresenta a soma do Display Port com a directa ligação PCI Express.
E com os adaptadores certos, permite interligar a ligações Thunderbolt > DVI ou Thunderbolt > HDMI, etc. Tem muito futuro isto.


No momento é tudo muito bonito mas... nada há no mercado a adoptar esta ligação. Até imagino que durante largos meses ainda será algo obscura no mercado e os poucos periféricos que chagarão serão extremamente caros. Mas é uma ligação muito mais conveniente que as actuais e que até penso mesmo que fará questionar o valor do pouco adoptado USB3 (que em comparação é 2 a 3 vezes mais lentos - é obra!).

Várias vezes me questionei porque é que a Apple nunca adoptou a ligação eSATA (que até é muito comum nos PCs e em muitos periféricos). Já o USB3 me parecia interessante mas não tem tido grandes argumentos de sucesso até agora. Contudo, é que a verdade maior é que o Thunderbolt sugere ser mais polivalente e é com distancia muito mais rápido.

E ter uma ficha especifica também ajudará imenso a facilitar a identificação e a não alimentar confusões (como sucedeu com o USB2 por ex).


Um outro facto interessante é que de uma só vez a Apple resolve em grande a resposta da sucessão ao FireWire, que me parece que raros Mac users utilizam.

Obs: Eu uso! Passo directamente filmagens de miniDV, da camera pelo iMac a guardar directamente no disco externo. Com o USB2 nunca deu... mas com FireWire 400 é sem problemas!
Eu disse 400... só. Imaginemos a 6 ou 8 MBps.... xiii. Óptimo para a actual realidade de passar filmagens HD a 1080. 



As ligações Thunderbolt tem uma característica muito curiosa: os periféricos podem ser interligados em cadeia entre eles. Por ex: a unica porta do Mac ligar a um disco externo que liga a um monitor que liga a um Raid e por aí fora, estando cada peça interligada num máximo até 6 ligações. Até pode no fim se interligar a outro Mac... mesmo fixe!
É preciso é ter atenção ao que se liga pois não vá um deles ter um controlador lento ou ter um adaptador... e a seguir a esse todos os outros ficam dependentes da sua velocidade. Mas isto é outra conversa muito técnica...

Isto da ligação em cadeia, fez-me a mente regressar no tempo, pois tem princípios parecidos com o havia nos Macs nos anos 90 com as antigas (e extintas) ligações SCSI.


Na altura, isto desde os tempos do "Mac OS" 7 (e muita gente nem saberá o que era o System 7 sequer), ligava à mesma saida SCSI do Mac: um Scanner que ligava a um SyQuest e que ligava ainda a um gravador de CD (rapidíssimo pois já gravava a 2x...). Belos tempos!
E ver esta nova porta, a Thunderbolt a adoptar este bela ideia é espantoso para mim.
Já agora, esta questão de ligar em cadeia não vai obrigar a que os periféricos venham com duas portas Thunderbolt? Humm... se encontrarmos uma só ligação já vai ser um achado.

A ligação Thunderbolt é muito promissora!


A MacWorld (US) fez um artigo onde dão imensos esclarecimentos sobre esta nova ligação nos Macs.
Para ver é clicar aqui.

Apple: novos MacBook Pro... com novidades!

A Apple lançou novos MacBook Pro muito aliciantes.


Externamente é semelhante aos que vigoravam mas desta vez surgem com melhorias muito significativas.
Acho muito entusiasmante a nova ligação "Thunderbolt", que exibe impensáveis 10Gbps de velocidade de transmissão de dados. 20 vezes mais rápido que o USB2!!!
Os processadores começam desde a entrada de gama com um Core i5 mas todos os restantes exibem Core i7, com processadores dual ou quad. Uau!
As placas gráficas são melhores e há ainda o FaceTime HD (webcam em alta-definição).

É uma actualização muita boa desta vez e vai garantir imenso sucesso durante uns tempos.
Acho é que deveriam ter mexido no iMac... pois o topo de gama até já fica mal junto dum portátil destes de entrada...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Blue Valentine; 127 Hours; Somewhere; The Dilemma; ...desde 24Fev'11 nas nossas salas


Blue Valentine – Só Tu e Eu
Blue Valentine (2010)
Realizador: Derek Cianfrance
Com: Ryan Gosling, Michelle Williams, John Doman...

Obs: Deve ser muito belo este filme. A forma com é contada esta história... tem engenho!




E ainda:


Somewhere – Algures
Somewhere (2010)
Realizador: Sofia Coppola
Com: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius...

Obs: Até que me desperta um certo interesse em o descobrir...


127 Horas
127 Hours (2010)
Realizador: Danny Boyle
Com: James Franco, Amber Tamblyn, Kate Mara...

Obs: Este não me entusiama nada...




O Dilema
The Dilemma (2011)
Realizador: Ron Howard
Com: Vince Vaughn, Kevin James, Winona Ryder, Jennifer Connelly...

Obs: Que caraças, mais um destes... não é que não sejam porreiros como entretenimento momentâneo.
Ainda assim o melhor é ver a Winona Ryder a regressar aos filmes. Será que ninguém dá de comer à Jennifer Connely? Uma pratinho bem cheio de comida? É que ela parece que até passa fome, coitadinha.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Evento especial Apple a 2Mar'11: Come see what 2011 will be the year of

“Come see what 2011 will be the year of.”


É este o mote que a Apple deixa no convite para o seu evento especial no dia 2 de Março '2011.

Parece confirmar, pela imagem do convite, um novo iPad, o iPad 2, mas os rumores têm especulado também a possibilidade de a Apple apresentar uma renovada gama de MacBook Pro, com uma nova tecnologia de transferencia de dados superior ao USB3 e ao FireWire (e obviamente uma nova porta para ligar). Esta tecnologia chamar-se-ia LightPeak e foi desenvolvida pela Intel mas que a Apple terá o nome de ThunderBolt.







Esperemos pelas novidades, então.

Gucci Guilty + Bat For Lashes = oferta gratis da faixa Strangelove

Em Setembro de 2010, havia aqui publicado o espectacular spot publicitário realizado por Frank Miller (ao estilo Sin City/The Spirit) para a campanha Gucci Guilty. No video escutava-se a canção "Strangelove" dos Depeche Mode mas numa versão diferente.


Ora desta vez a Gucci com a colaboração dos Bat For Lashes, estão a oferecer uma exclusiva cover (muito interessante) que fizeram da "Strangelove" para a nova campanha Gucci Guilty for Him.

É só visitar o canal Gucci Guilty (clicar), que o download gratuito da faixa parece que é por tempo limitado.
Sempre é uma canção boa e grátis...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fantasporto 2011... a porreira promo do JN

O JN (Jornal de Noticias) continua a ser um dos parceiros do Fantasporto e anualmente cria a sua própria promoção ao evento, colocando nas suas páginas interessante marketing promocional ao evento.
E em 2011 não fugiram á regra...

(foto tirada duma página do jornal)

Clicar aqui para rever posters do Fantas'2009 (do JN e da Super Bock) e também as criações para o Fantas'2010 da Unicer.

Fantasporto 2011... o cinema fantástico de volta ao Porto!

Mais um ano e mais um regresso do cinema fantástico ao Porto!
A razão? O Fantasporto'2011, é claro!


Mais um ano onde a mostra de filmes oriundos de muitos cantos do mundo, encontram lugar sobre o mote do género fantástico (e o terror também!).
E hoje, dia 21 é o arranque do evento, que inicia como uma espécie de pré-aquecimento.

Recomendo a visita ao Split Screen, ao Um Dia Fui Ao Cinema e também ao Antestreia, pois estão a dedicar muito "airplay" ao Fantasporto '2011.

E no site oficial, é claro: Fantasporto

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

True Grit; Sanctum; Budapeste; Tokyo!;... desde 17Fev11 nas nossas salas

As estreias da semana (desde 17Fev'11):


Indomável
True Grit (2010)
Realizador: Ethan Coen, Joel Coen
Com: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld, Josh Brolin...

Obs: Á caraças, uma "coboiada" como manda a lei!


E ainda:


Sanctum
Sanctum (2011)
Realizador: Alister Grierson
Com: Rhys Wakefield, Allison Cratchley, Christopher Baker


Despojos de Inverno
Winter’s Bone (2010)
Realizador: Debra Granik
Com: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Garret Dillahunt


Budapeste
Budapest (2009)
Realizador: Walter Carvalho
Com: Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori, Giovanna Antonelli...


Tóquio!
Tokyo! (2008)
Realizador: Joon-ho Bong, Leos Carax, Michel Gondry
Com: Ayako Fujitani, Ryo Kase, Ayumi Ito...


Infos e posters via tvPRIME

Take Cinema Magazine #26.... revistas on-line Fevereiro '11

Já se encontra disponível (há uns largos dias até) uma nova edição da revista on-line sobre cinema:


domingo, 20 de fevereiro de 2011

The Amazing Spider-man (2012)... foto

Há uns dias atrás saiu finalmente uma foto oficial do Homem-Aranha inteiro e em acção.
O filme, que é um novo recomeço (nova origem, novo elenco, nova saga, etc) também passou a ter um título oficial:
"The Amazing Spider-Man"


...mas só chega em 2012!
O aspecto do fato é que... muito esquisito mas sei lá... pode ser que corra bem.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

(Marvel) Thor... o trailer #2 (mesmo uau!!!)

Segundo trailer para Thor... e muito explosivo!
Uau!!!


Desta vez consegue-se ter uma melhor ideia de como é Thor, antes de se tornar no grande defensor da Terra. Uma pessoa petulante, convencido e egocêntrico... que ao ser remetido pelo pai, Odin, para a Terra como castigo, se tornará numa melhor pessoa ao passar a gostar dos humanos. Neste trailer, surge mais tempo de antena para Natalie Portman e em especial para a Kat Dennings, que parece dar um suporte mais humorístico. No geral, há muitas novidades e novas cenas de grande interesse.



Deste trailer, só me preocupou o final... pois ao ver aquele monstro gigante.
Hummm....

Mesmo assim, Thor é o maior!

X-Men: First Class... o trailer

Apesar de feito em pouco tempo, este novo filme-prequela dos X-Men é muito promissor.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Playlist: Alternative Love

Ao longo dos anos a usar o iTunes, fui criando e apagando inúmeras playlist onde reunia as canções do momento e aquelas que mais destaque me suscitavam. Fazia-o em tempos onde nem sequer tinha um iPod ou iPhone. No inicio servia-me das playlists do iTunes para gravar boas cassetes para ter no carro. Mais tarde para as gravar em CD's de audio e assim ouvir na aparelhagem de casa até chegar ao ponto de serem playlists para sincronizar no iPod/iPhone e assim ter sequências musicais a preceito.

Ora bem... como dizia, de tantas listinhas, há algumas que persistem ao longo dos anos aqui no iTunes e talvez seja por serem perfeitas. Para mim, claro!
Sendo hoje Dia de São Valentim, deixo aqui algumas escolhas musicais, admito que pouco naturais para a data, sendo algumas mais para o triste que para o romantismo. Contudo, é de tristeza amorosa que se tratam...

Na altura, penso que desde 2006, dei-lhe o nome de "Alternative Love"... e assim ficou até hoje.


1
This Life - Perry Blake [California -2002]
2
Real Love - The Beatles [Anthology 2 -1996]
3
Paris 2004 - Peter, Bjorn and John [Writer's Block -2006]
4
Miss Sarajevo - The Passengers [Original Soundtracks 1 -1995]
5
One Of These Mornings (Feat. Patti LaBelle) - Moby [Miami Vice (Original Motion Picture Soundtrack) -2006]
6
Smile - David Gilmour [On An Island -2006]

7
Girl, You'll Be A Woman Soon - Urge Overkill [Pulp Fiction -1992]
8
This Road Is Long (feat. Maria McKee) - Stuart A. Staples [Leaving Songs -2006]
9
Souvenir de Chine - Jean Michel Jarre [The Essential -2004]
10
Patience - Guns N' Roses [Greatest Hits -2004]
11
Just Say The Word (Acoustic) - Josh Kelley [Just Say the Word 2006]
12
across the universe - Rufus Wainwright [I am Sam (Motion Picture Soundtrack) -2002]
13
Medellia Of The Gray Skies - The Smashing Pumpkins [Tonight, Tonight -1996]
14
Love Is A Losing Game - Amy Winehouse [Back to Black -2006]
15
She Doesn't Live Here Anymore - Jay-Jay Johanson [The Long Term Physical Effects Are Not Yet Known -2006]
(saber mais aqui)

16
Falling (with Aqualung) - Nitin Sawhney [Human -2003]
17
Can I Get A Witness (feat. Dawna Lee) - Sofa Surfers [Encounters -2001]
18
Here's That Rainy Day (Koop remix) - Astrud Gilberto [Verve Remixed 2 -2003]
19
So Long Without You - Bent [The Everlasting Blink -2003]

Feliz dia de namorados... ou de S. Valentim! (vai dar ao mesmo)



De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça: amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera,
Ou se vacila ao mínimo temor.

Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante,
Cujo valor se ignora, lá na altura.

Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfange não poupe a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.

Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou.

E, Por Sermos... Amores...Amados...Amantes...Amigos...
Tudo Dito, É Verdadeiro E Por Sê-Lo, Devemos Seguir,
Como Mandamentos, Imperioso À felicidade...!!!!!
Beijos...!!!
Abraços...!!!
Um Cheiro...
HHHUUUMMM...!!!!




(A minha esposa envia-me coisas fixes! hã...)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

2011... um ano de uns e onzes!

Este ano vamos experimentar quatro datas incomum .... 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11.
Interessante!



Mas há mais!!!
Se, se somar os últimos 2 dígitos do ano em que nasceu com a idade que se vai ter este ano...
o resultado será igual a 111 para todos.

Isto é muito curioso!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Afinal o iPad não presta para nada (oh sim!): comparativo de tablets da Skatter Tech

No Revolução Digital é apresentado um artigo onde a Skatter Tech fez um comparativo infográfico com os melhores tablets do momento: os modelos BlackBerry PlayBook, Dell Streak 7 e o Motorola Xoom... perante o iPad (da Apple). Até me espanta a ausência da Samsung...


No gráfico o que mais sai inferiorizado no comparativo é o iPad da Apple.
É obvio que a Apple tem no marketing a sua grande virtude e de mais facilmente fazer captar atenções (que resulta em vendas). Mas as atenções sobre os produtos Apple não são apenas pelo hype, pois muito mais terão para se justificarem, especialmente os casos de sucesso que são os equipamentos portáteis da Apple.

A esta altura todos nós já deveriamos ter apreendido que já não são unicamente as características técnicas que mais contam no momento da decisão de qual optar.

Não se devem julgar estes aparelhos apenas só pelo que um tem mais que outro. É a capacidade de fazer neles as coisas com gosto e facilidade, a acessibilidade, a estética/design e outros factores não quantificáveis num gráfico destes, como por exemplo a integração num ecossistema bem desenvolvido e útil (apesar das criticas de muitos sobre o overbloat do iTunes... tem continuado muito lógico na integração com os gadgets).
Nestes aspectos todos e mais alguns que não enumerei, penso que o iPad prova o porquê de ser o #1… e é ainda razão de ser objecto de principal referência nestes comparativos.

(clicar no gráfico para ampliar)

É obvio que neste comparativo, o Motorola Xoom tem modernos argumentos e afigura-se o grande vencedor dos quatro (o Android 3.0 foi apresentado recentemente). O iPad practicamente já cá anda há um ano sem ser alterado e está para muito breve a segunda geração deste modelo. Que segundo os rumores dão a entender colmata imensas das "cruzes vermelhas" exibidas.
Este teste neste momento para o iPad é... como se o quisessem humilhar... (oh sim pois!)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ProMais abre nova loja... em Braga!

A ProMais inaugura, dia 11 Fev'11, uma nova loja e desta vez em Braga e mesmo juntinho à Sé de Braga!




Pode ser que um dia também cheguem a Porto ou Gaia...