quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Como testar a velocidade da internet que temos?

Ora aqui está uma questão bastante recorrente:
Como testar a velocidade da internet que temos?

Por vezes achamos que a nossa ligação, quer seja em casa ou na empresa, está de rastos e não sabemos qual o actual estado actual da "internet" que nos chega.
É muito útil ir fazendo uns testes de tempos em tempos, pois que serve para termos noção do serviço que nos andam a prestar.
Nesses casos ir fazendo uma "vigilia" à net vale sempre a pena, caso as condições do serviço recebido andem repetidamente bastante afastados dos valores anunciados. 
É que os prestadores de serviço gostam de anunciar grandes números mas depois a realidade não se confirma.

Estando nestas condições não nos compete simplesmente telefonar para o serviço de apoio técnico  e reclamar alegando "que antes era mais rápida" ou "acho a internet muito lenta". É sempre bom ter bases e fundamentos mais específicos e nada melhor que usar como prova os medidores de velocidade baseados em browsers.

É isso mesmo e deixo-vos aqui 3 escolhas, no meu ver interessantes, de um lote de imensas soluções que andam por aí pela internet. Também recomendo em casos de situação mais aborrecida, testar com vários medidores diferentes e fazer screenshots do monitor (as melhores provas para enviar por e-mail para o serviço de apoio).

Cliquem nos nomes e se tiverem mais opções á maneira a recomendar deixem um comentário com a referência do serviço. Contribuam!



Fornece-nos as velocidades de downstream e upstream.

Em tempos, tinha um ódio de estimação por este serviço, pois sendo um Mac user desde sempre, quando tentava fazer um teste com este medidor ele dizia que deveria ter (esse demónio do) Internet Explorer.

Actualmente funciona sem problemas em Mac e já dá para ir usando.
Não é o meu medidor de eleição mas é bem conhecido.




Ora aqui está um bom medidor e de aspecto bastante elaborado e altamente.

Fornece-nos diagnósticos bastante completos e fiáveis (é o que me parece) com vários registos desde as velocidades de downstream e upstream aos IPs, servers de ligação, localização e tudo isso representado num mapa geográfico.
Sim senhor, ah!!!



Por fim, não poderia deixar de fora o meu medidor mais utilizado pela sua simplicidade e fiabilidade. É que este funcionou desde sempre sem falhas em qualquer browser e plataforma.

Apenas nos indica a velocidade do momento de teste e mais nada. Faz isso usando uma abordagem em que no inicio do teste indicamos qual o tipo de tecnologia do serviço de net (Cabo, ADSL, etc) e também a velocidade que contratamos. No fim teremos o resultado apresentado como um comparativo.
No entanto, actualmente tenho de fazer uma critica a este medidor: é que não se tem actualizado em relação ao nosso panorama actual e é uma pena. Por exemplo, já ficando mal só ter a opção de 16Mb como máximo (se tiverem mais ou escolham este ou não seleccionem nada...vai funcionar correctamente na mesma).


E pronto! Já que falei nisto de velocidades aqui vai o teste realizado à Netcabo que me chega a casa.

Ta-dah!!! Ah pois é!
Já tenho o serviço Netcabo Mega Plus actualizado já na versão 2008 de há dias... e a bombar com toda a vitesse!

5 comentários:

Jorge disse...

O speedtest é o meu preferido desde há algum tempo.

ArmPauloFerreira disse...

Não usava esse mas revelou-se estar muito bom. Usei durante muito tempo o Speedmeter FCCN e fui gostando...

Carlos Martins disse...

Também costumo usar o speedtest de vez em quando, mas para mim o verdadeiro teste são os downloads efectivos: quer seja poder ver Videos do youtube, ou quicktimes sem pausas; ou descarregar ficheiros grandes.

ArmPauloFerreira disse...

Sim claro! Mas ter um indicador com dados do estado actual é sempre bom...

JoelTeixeira disse...

Já tentei pesquisar um site para este tipo de problema que tive com a TMN e não consegui. Mencionava que estava lenta mas garantiram-me que tinha cobertura total. Desloquei-me a uma loja TMN para ver e lá estava correcto mas não me deixaram saber o link por onde fazer o teste em minha casa. São muito espertos. Vou tentar fazer numa nova instalação que tenho da Zon Tvcabo. Obrigado pela dica.